Publicidade
Home  >  News Voltar

UrwerkUR-105 CT Streamliner

06 de setembro de 2017
No ano em que completa 20 anos, a Urwerk relembra os seus primórdios com o lançamento do UR-105 CT.


Aos 20 anos de idade, a Urwerk olha para trás não com nostalgia ou arrependimento, mas para recuperar uma grande sensação. Foi há 20 anos que Felix Baumgartner, então com 22 anos, chegou a Nova Iorque, onde morava Martin Frei. Era vibrante, barulhenta e emocionante, um enorme playground de fantasia e tensão. Hoje eles evocam essa mistura de emoções com o novo UR-105 CT Streamliner.


Em março de 1997, Martin Frei formou-se na Faculdade de Artes e Design de Lucerna (Suíça) e mudou-se para Nova York, onde se juntou a outros artistas suíços na fundação da Artistas Suíços Unidos (USA). Ele morava em um sótão no Brooklyn, que logo se tornaria um centro criativo.


Por sua vez, Felix estava em Genebra. A Urwerk já havia nascido, mas lutava para dar seus primeiros passos. O UR-101 e o UR-102 foram aclamados pela crítica, mas a empresa não era viável. Seus fundadores a mantinham respirando em meio a muitas dúvidas. A Urwerk teria futuro? Eles deveriam persistir em um sonho que consumia todas as suas economias? Com essas perguntas em mente, Felix tomou um avião para Nova Iorque para se juntar ao amigo. Juntos na cidade de seus sonhos, vagaram pelas ruas, com suas casas de tijolos vermelhos, seus arranha-céus Art Deco e seu pulsante metrô. Imagens que preenchiam suas mentes e nunca as deixariam.


Vinte anos depois, a Urwerk é uma marca de nicho estabelecida. Seu sonho tomou forma e ganhou vida. E quando Martin Frei e Felix Baumgartner relembram aqueles dias, as imagens do sonho americano estão em seus pulsos como o UR-105 CT Streamliner.


O UR-105 CT é, antes de tudo, um belo objeto que se encaixa perfeitamente na palma da sua mão. Sua forma única é um belo octógono com sulcos profundos ao longo do comprimento. As influências do Art Deco são evidentes em sua geometria angular e simetria. Como Martin Frei explica, "o Streamliner tem um design minimalista de linhas limpas. Nos desenhos iniciais, pensei no Empire State e nos edifícios Chrysler e Comcast, criando uma estrutura vertical que parece não ter fim".


Deslizando um botão no topo da caixa revela-se o mecanismo do UR-105 TC. É uma nova indicação de hora errantes com base em um carrossel recortado, que transporta os quatro satélites, cada um com três numerais para as horas. As horas passam sucessivamente pela escala de minutos em uma exibição analógica e digital do tempo.


Segundo Felix Baumgartner, "Streamliner" ("aerodinâmico") é um nome apropriado para o modelo. "O UR-105 CT é um relógio com design flexível. Quando fechado, parece austero, com apenas a indicação de tempo visível. Abra a tampa de proteção e mergulhe em um ambiente metálico bastante frio, mas onde percebe-se uma noção de velocidade e eficiência. O carrossel do Streamliner foi completamente redesenhado, tornando-se mais leve, mais forte e muito mais efetivo".


Um indicador de reserva de marcha e segundos digitais compõem as demais informações exibidas no mostrador. Os segundos digitais são notáveis porque indicam dezenas de segundos. O mecanismo foi feito com um processo fotolitográfico, com cada marcador aberto para torná-lo o mais leve possível. Assim, pesa menos do que um décimo de grama.


Duas turbinas pneumáticas na parte de trás regulam a taxa de carregamento do automático, que pode ser ajustada com uma alavanca. Na posição "Full", o menor movimento do pulso é aproveitado para carregara a mola principal. Girando-se a alavanca para "Stop", desengata-se o sistema automático e o UR-105 recebe corda pela coroa. A posição intermediária, "Red" (de "reduzida") engata as turbinas para amortecer o rotor do automático e evitar o carregamento excessivo da mola, se você estiver particularmente ativo.



O novo UR-105 CT Streamliner é um modelo que leva o sistema de horas satélite da Urwerk ao estado-de-arte, e é lançado em duas versões: "Iron", em titânio e aço com polimento-espelho e "Black", em titânio e aço revestido em PVD preto.


UR-105 CT Streamliner - Ficha técnica

Movimento
Calibre UR 5.03, automático regulado por turbinas gêmeas, 52 rubis
Frequência 28.800 aph (4 Hz), reserva de marcha 48 horas
Horas-satélite girando em cruzes de Genebra de bronze-berílio; carrossel de alumínio recortado; segundos digitais recortados; carrossel e tripla platina principal em ARCAP
Acabamento com perlage, jateado e escovado, cabeças de parafusos chanfradas
Horas e minutos pintados em SuperLuminova
Indicação de horas errantes, minutos, segundos digitais, reserva de marcha

Caixa
Em titânio e aço com polimento espelho-polido ou titânio e aço PVD negro
39,5 x 53 x 17,3 mm
Vidro de safira
Estanque a 3 atm (30 metros)

Preço
65.000 Francos Suíços, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

17 de abril de 2017
22 de janeiro de 2017
27 de outubro de 2016
Publicidade

BRANDPARTNERS