Publicidade
Home  >  News Voltar

NORD Zeitmaschine - Basel 2017O excêntrico Variocurve!

14 de junho de 2017
O NORD Zeitmaschine Variocurve é mais um capítulo da busca de Daniel Nebel por uma indicação de tempo realmente inovadora.



Nebel partiu da premissa de que, na maioria dos relógios mecânicos com ponteiros descentralizados, indicações retrógrados ou discos, o elemento de exibição (ponteiro, disco, gaiola, etc.) sempre gira em um eixo fixo.


Isso significa que o elemento de indicação sempre mostra o tempo em um raio constante, geralmente fazendo uma revolução completa ou, no caso de mostradores retrógrados, por exemplo, um percurso de 120 graus. A ausência de um ponto fixo para a conexão do ponteiro, portanto, ocorreu para ele ser a solução para inventar um novo tipo de indicação.


Depois de muitos experimentos com excêntricos e alavancas, ele conseguiu criar muitos tipos diferentes de indicação, mas, em última análise, isso não lhe proporcionou um resultado satisfatório, porque as indicações que emergiam eram pequenas demais, cruzadas no meio ou não eram visualmente atraentes.


Apenas a solução com dois excêntricos opostos, dispostos de forma descentralizada no mostrador, proporcionou uma indicação de tempo inovadora que pode ser facilmente lida.


Assim que as proporções e os comprimentos corretos das rodas e alavancas excêntricas foram calculados e definidos de tal maneira que a distância máxima para os minutos ocorresse com a hora completa, o ponteiro de minutos em forma de rim nasceu.


Contudo, após observar e simular o mecanismo de indicação por algum tempo, ficou claro que, durante o "ponto morto" do excêntrico, o ponteiro só moveu uma curta distância por minuto na área de ¼ para ¼ após, com a desvantagem de que a resolução de indicação nessas áreas não era muito grande.


Assim, em uma busca contínua por uma melhoria desta situação, foram construídos dois segmentos de indicação adicionais, que "correm contra" o ponteiro e resolvem o problema em ¼ para e ¼ após. O resultado: como o ponteiro dos minutos do relógio move-se com velocidades diferentes durante 60 minutos e, como o relógio possui uma trajetória de indicação com curvas variadas, o relógio recebeu o nome Variocurve.



São quatro diferentes versões, limitadas a 97 peças para cada uma delas:

V1 - componentes revestidos em ródio/ouro negro
V2 - componentes revestidos em ródio/ouro rosa
V3 - componentes revestidos em ródio/ouro amarelo
V4 - componentes revestidos em ródio/azulados



NORD N2 Minutes Variocurve - Ficha técnica

Movimento
Indicação de minutos em dois segmentos, horas descentralizadas, data
25 rubis e 5 micro-rolamentos de precisão, base ETA 2824
Peças deslizantes, como o ponteiro dos minutos, feitas em ARCAP
Massa oscilante simétrica de 360o com pesos para corda integrados, (não visíveis através do fundo)
Frequência 28800 aph, reserva de marcha de 42 horas

Caixa
Em aço inoxidável, fundo de safira, coroa rosqueada com juntas de vedação "o-ring"
Diâmetro 43,6 mm, altura 15,8 mm, peso 110 gramas (sem pulseira)
Estanque a 10 atm (100 metros)

Pulseira
Couro de bezerro, 22 mm de largura

Preço
14.000 Francos Suíços (sem IVA)


www.nord-zeitmaschine.ch
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS