Publicidade
Home  >  News Voltar

Panerai - SIHH 2015Mare Nostrum Titânio

05 de fevereiro de 2015
O Mare Nostrum, cronógrafo feito pela Officine Panerai em 1943 para oficiais de convés da Marinha Real Italiana, volta a ser lançado no SIHH 2015 em uma edição especial de apenas 150 exemplares.



Após conquistar o Egito e a Espanha, a Roma Antiga deu ao Mar Mediterrâneo o nome de "Mare Nostrum" ("Nosso Mar"), pois controlava a maioria da sua costa. Sob o domínio de Trajano, o Império Romano alcançou o seu tamanho máximo e, a essa altura, o controle da costa Mediterrânea era total, justificando o título.


Séculos mais tarde - entre 1941 e 1942, mais especificamente - a Itália voltou a referir-se ao Mediterrâneo como "Mare Nostrum": durante a Segunda Guerra Mundial, as missões da Marinha Real Italiana foram vitoriosas e vasta área do Mar Mediterrâneo era controlada pela frota italiana.

Este segundo período influenciou a escolha do nome "Mare Nostrum" pela Panerai para o cronógrafo criado em 1943 para oficiais de convés da Marinha Real Italiana. Este nome havia sido usado por Guido Panerai em 1924, para o que teria sido o primeiro cronógrafo Panerai, mas os vestígios deste primeiro modelo desapareceram.


No entanto, alguns protótipos do cronógrafo de 1943 ainda existem e estes permitiram que o novo relógio fosse construído com grande precisão técnica e características estéticas semelhantes. O novo Mare Nostrum Titânio consiste em uma edição especial de apenas 150 exemplares.

A principal diferença em relação ao relógio original é o material da caixa de 52 mm. O metal não é o aço, mas sim o titânio escovado, de características antialérgicas e maior luminosidade do que o aço, com resistência estrutural necessária para resistir à alta pressão, tensões externas e corrosão. O amplo aro plano, o fundo parafusado e a coroa gravados com as palavras "Mare Nostrum" também são feitos em titânio.


As funções do cronógrafo são controladas por dois botões clássicos, também em titânio, e a leitura é feita por um ponteiro central de segundos e pelo contador de minutos às três horas. Os pequenos segundos giram às nove horas.

Protegido pelo vidro de safira com antirreflexo, o mostrador é feito em dois níveis. Substituiu-se o verde-escuro do modelo original pelo castanho-tabaco, que combina com a pulseira de couro marrom e a costura crua.


O novo Mare Nostrum tem um movimento de manufatura a corda manual: o calibre OP XXV, desenvolvido com base no Minerva 13-22; com 12 3⁄4 linhas de diâmetro e frequência de 18.000 aph, como o movimento Angelus do protótipo vintage.


Trata-se de um calibre de elevada qualidade, com acabamento manual, detalhes técnicos topo de gama, tal como a roda de colunas e o regulador pescoço de cisne. As pontes são feitas de Maillechort, liga de prata e níquel particularmente difícil de se trabalhar e tem acabamento Côtes de Genève.

Foto por Carlos E. Tiburcio Ramos


Panerai Mare Nostrum Titânio - 52 mm - PAM00603 - Ficha técnica

Movimento
Calibre exclusivo Panerai OP XXV, mecânico a corda manual
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, cronógrafo com dois contadores
Reserva de marcha de 55 horas

Caixa
52 mm de diâmetro, em titânio escovado
Mostrador castanho em dois níveis com numerais arábicos e índices luminescentes
Contador de minutos às 3 horas, segundos às 9 horas, ponteiro do cronógrafo central
Estanque a 3 atm (30 metros)

Pulseira
Pulseira de couro marrom e costura crua

Preço
O novo Mare Nostrum chegará ao mercado em Junho de 2015 a um preço de 35.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

25 de outubro de 2023
24 de janeiro de 2023
19 de dezembro de 2022
30 de novembro de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS