Publicidade
Home  >  News Voltar

PiagetPiaget restaura o relógio do Palácio dos Doges

09 de março de 2007
Após 1.070 anos de independência, a República de Veneza foi conquistada pelos exércitos de Napoleão em 1797. Isto pôs um fim à brilhante influência daquela que havia se tornado a mais refinada e elegante cidade da Europa no século XVIII, exercendo um poderoso impacto na arte, arquitetura e literatura.

O Palácio dos Doges, representando o centro político, administrativo e judicial da República, foi construído entre 1340 e 1441. O doge ou duque que fosse eleito, proveniente das mais nobres famílias, tinha seu apartamento residencial no primeiro andar. Ele era acompanhado e monitorado na sua gestão da República pelo Grande Conselho, que compreendia cerca de 2.000 membros. Apenas as mais ricas famílias de Veneza participavam da vida política da Cidade-Estado.

O sistema de medida do tempo em Veneza compreendia o antigo relógio Sant'Alipio, na face nordeste da enorme Torre dell'Orologio, as batidas da Campanile, além de vários outros relógios no Palácio dos Doges. Durante a reconstrução do palácio, após os grandes incêndios dos anos 1570, um grande relógio com várias funções e mostradores foi instalado para servir ao corpo político que se reunia em várias salas do palácio.

No século XVII, com a demolição da escadaria externa, o arquiteto Bartolomeo Manopola encontrou uma solução muito interessante. Ele substituiu a escadaria por uma nova fachada de frente para o pátio, que ele transformou em uma peça eclética e singular com um relógio ao centro. O relógio e seu sino de toque lento media o tempo naquele que era o pátio interno do palácio. Esta máquina horológica era exemplar em seu tipo, em termos de simplicidade e qualidade.

As operações de restauração atualmente executadas pela Piaget revelaram a seguinte inscrição gravada em uma das bases do mecanismo: "Johan Slim - Julho 1614 - Ago.". Este é o nome do relojoeiro (provavelmente um alemão) que o construiu. O mecanismo agora sendo renovado é portanto o original correspondente ao período de construção da fachada.

Mas as características técnicas deste mecanismo apresentavam formas e soluções típicos do trabalho de Bartolomeo Ferraccina (o relojoeiro por trás do mecanismo do relógio na Torre dell'Orologio): isto indica que ele foi parcialmente modificado ao longo do século XVIII, embora mantendo os espaços e passagens da versão original, e especialmente respeitando a estranha cela suspensa atrás do mostrador - uma das principais razões por trás da fascinação ainda exercida pelo relógio do pátio.

A restauração do relógio do pátio do Palácio dos Doges representa uma oportunidade para renovar a proveitosa cooperação entre a Cidade de Veneza e a Maison Piaget, que dessa forma está simbolicamente submetendo sua candidatura a "Relojoeiro de Veneza".
 
O relógio do Palácio dos Doges
Sr. Ferracani, Sra. Vuille, Sr. Romanelli, Sr. Leopold-Metzger (Piaget), Sr. Carraro, Sr. Gorla

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS