Publicidade
Home  >  News Voltar

Breitling - Baselworld 2013Breitling Emergency II

29 de abril de 2013
A Breitling apresentou em Baselworld 2013 o Emergency II, primeiro relógio de pulso do mundo com sinal de emergência de dupla frequência.




A Breitling reafirmou o seu papel de pioneira na área de relógios técnicos e instrumentos para profissionais, com o primeiro relógio de pulso com sinal de emergência pessoal (Personal Locator Beacon/PLB) incorporado. Joia de alta tecnologia, o Emergency II é dotado de um emissor de dupla frequência, de acordo com as especificações do sistema internacional de alerta por satélite Cospas-Sarsat, e permite lançar o alerta e guiar as operações de localização e salvamento.

Desenvolvido em colaboração com grandes institutos científicos, o Emergency II distingue-se pelas inúmeras inovações em microeletrônica e microtécnica, incluindo uma revolucionária bateria recarregável, um emissor de dupla frequência miniaturizado e um sistema inédito de antenas incorporadas - os três concebidos especificamente para este modelo.

Primeiro emissor PLB de dupla frequência no pulso, trata-se de um instrumento de segurança e sobrevivência em todas as situações de emergência - em terra, no mar e nos céus.


Um reduto Breitling

Em 1995, a Breitling lançou o primeiro relógio de pulso com microemissor de emergência incorporado. Sintonizado na frequência internacional de emergência aeronáutica 121,5 MHz, o Emergency tinha como objetivo permitir a localização aproximada de pilotos ou passageiros, após a queda de um avião. Usado sempre no pulso, foi concebido como um complemento dos equipamentos, a bordo de todas as aeronaves.

O Emergency foi testado e usado pelos melhores profissionais da aviação e patrulhas aeronáuticas do planeta. Ele mostrou o seu valor em inúmeros exercícios de busca e salvamento e tornou-se sinônimo de segurança e fiabilidade para os pilotos de todo o mundo. Com cerca de 40.000 exemplares vendidos, ele já permitiu salvar inúmeras vidas e continua a ser um instrumento para a localização e o salvamento de pessoas em perigo.


O sistema Cospas-Sarsat

O sistema internacional Cospas-Sarsat baseia-se numa rede de satélites em órbita baixa (LEOSAR) e em órbita geoestacionária (GEOSAR); ele inclui igualmente estações terrestres, assim como centros de controle e coordenação. Sua missão consiste em transmitir alertas de emergência e dados de localização precisos e fiáveis, para que autoridades de busca e salvamento (Search And Rescue/SAR) possam intervir de modo rápido e eficaz. Desde o seu lançamento em 1985, o sistema Cospas-Sarsat permitiu salvar mais de 26.000 vidas.

As operações marítimas, aeronáuticas ou terrestres ocorrem em três etapas: alerta, localização (homing) e salvamento. Até 2009, as fases de alerta e localização utilizavam a mesma frequência de 121,5 MHz. A partir desta data, a Cospas-Sarsat decidiu que os seus satélites não receberiam mais a frequência 121,5 MHz e que o alerta seria acionado apenas em 406 MHz - uma frequência digital capaz de proporcionar maior segurança, fornecer informações mais completas e reduzir o número de falsos alertas.

No entanto, o sinal 121,5 MHz continua a ser recebido no solo, no mar pelos navios e no ar pelas aeronaves, e continua sendo o sistema mais eficaz e fiável para a homing de vítimas. Os radio-sinais de emergência devem, portanto, ser do tipo dupla frequência para garantir uma localização precisa.


Um instrumento de sobrevivência para todas as situações de emergência

Primeiro emissor PLB de dupla frequência a ser usado no pulso, o Emergency II está destinado a um vasto grupo de utilizadores, nas áreas mais diversas - aviação, navegação, alpinismo, trekking, caminhada, exploração, esportes radicais, etc. - e nos quatro cantos do mundo.


Um emissor de dupla frequência inovador

O Emergency II é dotado de um microemissor que utiliza alternadamente duas frequências distintas durante 24 horas. Ele emite um primeiro sinal digital na frequência 406 MHz, destinada aos satélites, durante 0,44 segundos, a cada 50 segundos, assim como um segundo sinal analógico na frequência 121,5 MHz (que permite a localização e o salvamento) durante 0,75 segundos, a cada 2,25 segundos.


Um recorde de miniaturização

O desenvolvimento do emissor de dupla frequência - específico para o Emergency II - representou um enorme desafio técnico, devido às dimensões que deviam ser adaptadas ao pulso. Concebido em colaboração com um instituto especializado no setor espacial, da defesa e da indústria, foi necessário criar especialmente um novo circuito dedicado exclusivamente a este instrumento, a fim de poder emitir nas duas frequências, e isto num volume ultracompacto. Resultado: um recorde de miniaturização e fiabilidade, que cria novos marcos, muito além da esfera relojoeira.


Um sistema de antenas inédito

O Emergency II destaca-se principalmente pelo sistema de antenas incorporadas, engenhoso e de manuseio extremamente simples. As duas "hastes" das antenas extensíveis, alojadas na parte inferior do relógio, são abertas manualmente, em ambos os lados da caixa. Um dos principais desafios consistiu em encontrar um dispositivo miniaturizado que permitisse emitir alternadamente nas duas frequências, variando o comprimento da antena, segundo o comprimento das ondas. Deste modo, a Breitling desenvolveu um sistema inédito em que o emissor utiliza, tanto uma parte como a totalidade das duas antenas. Uma grande estreia num emissor de emergência.


Um manuseio extremamente simples

O Emergency II foi concebido para simplificar, ao máximo, o manuseio. A abertura da antena coloca automaticamente em marcha o emissor. Por isso, o utilizador deve inicialmente desaparafusar e puxar a tampa da antena principal, situada no lado direito da caixa. A tampa solta-se automaticamente da antena, quando esta está aberta no comprimento adequado. Esta operação tem como resultado retirar a tampa da segunda haste, bastando que o utilizador a abra, segundo o mesmo princípio. Todas as etapas são relembradas claramente por um sistema de inscrições presentes no relógio. Após a abertura das duas antenas, só resta posicionar o relógio, de um modo adequado, para garantir a melhor performance de emissão.


A gestão da energia

A questão da energia constituiu um elemento crucial na criação do Emergency II. As indicações da Cospas-Sarsat exigem especialmente que os emissores assegurem uma duração de emissão de 24 horas. A esta condição de duração são adicionadas as especificidades do emissor da dupla frequência que funcionam alternadamente com potências muito diferentes (30 mW para 121,5 MHz, 3,2 W para 406 MHz, ou seja, uma potência mais de 100 vezes superior), produzindo consumos de corrente incomuns. Sem mencionar a necessidade de incorporar tudo isso num relógio de pulso.


Uma revolucionária bateria recarregável

Após múltiplas pesquisas, foi demonstrado que a solução ideal seria optar por uma bateria recarregável para fornecer mais potência que uma pilha. Mas não existia nenhum produto deste tipo adaptado ao perfil do Emergency II. Em colaboração com um dos organismos de ponta neste setor, a Breitling desenvolveu, portanto, uma bateria recarregável totalmente nova, criada especialmente para este relógio-sinal. Um produto de vanguarda para o armazenamento de energia - e que contribuiu para o progresso da pesquisa nesta área do futuro.


Um carregador-verificador que proporciona uma excelente segurança

Para garantir a fiabilidade do Emergency II em caso de necessidade, a Breitling criou um carregador-verificador que permite recarregar periodicamente a bateria e, posteriormente, controlar automaticamente o bom funcionamento do emissor.


Um cronógrafo multifunções, cronómetro certificado

O Emergency II não é apenas um instrumento de sobrevivência pessoal. Ele é igualmente um cronógrafo eletrônico que proporciona todas as funções úteis aos profissionais e aos aventureiros: indicação analógica e digital 12/24h, cronógrafo de 1/100 de segundo, alarme-despertador, contagem regressiva (timer), segundo fuso horário, calendário multilíngue e indicador de fim de vida da pilha.

Ele está equipado com um movimento termocompensado SuperQuartz?, dez vezes mais preciso que o quartzo comum, e cronômetro certificado pelo COSC (Controle Oficial Suíço dos Cronômetros) - a mais alta referência, em matéria de precisão e fiabilidade. As partes "relógio" e "emissor" foram concebidas como dois elementos distintos, totalmente independentes, tanto do ponto de vista da utilização como da fonte de energia - produzindo uma segurança reforçada.


Um design robusto e técnico

O Emergency II possui caixa de construção complexa, em titânio, o metal de escolha da aeronáutica, robusto, leve, antimagnético, resistente à corrosão e antialérgico. Ele é proposto em três mostradores - preto, amarelo ou laranja, com pulseira em titânio ou borracha. O aro acetinado está dotado de uma rosa-dos-ventos gravada que reforça o "look" técnico e robusto. O vidro de safira com tratamento antirreflexo de dupla face, assim como os numerais e os ponteiros luminescentes, garantem uma excelente legibilidade em todas as condições.


Especificações técnicas do emissor

Norma aplicada: COSPAS-SARSAT
Classificação do emissor C/S: PLB Categoria 2
Frequências de emissão: 121,5 MHz/406,040 MHz
Potências de emissão: ≥ 30 mW @ 121,5 MHz, ≥ 3,2 W @ 406,040 MHz
Autonomia do emissor: ≥ 18 horas a -20 °C, ≥ 24 horas a +20 °C
Temperatura de funcionamento (emissor): -20 °C a +55 °C
Alimentação
Emissor: 1 x Li-íon 4,2 V, 1,1 Ah
Relógio: 1 x Óxido de prata 1,5 V
Massa do relógio-emissor: 140 g (sem pulseira)


Especificações técnicas do relógio

Movimento
Calibre Breitling 76, cronômetro oficialmente certificado pelo COSC, SuperQuartz termocompensado, indicação analógica e digital LCD 12h/24h, indicador de fim de vida da pilha. Cronógrafo a 1/100 de segundo, contagem regressiva(timer), 2o fuso horário, calendário multilíngue.

Caixa
Em titânio. Resistência até 5 atm. Vidro de safira convexo, antirreflexo de dupla face. Aro rotativo bidirecional, rosa-dos-ventos. Diâmetro de 51 mm. Mostradores em preto Volcano, amarelo Cobra, laranja Intrepid.

Pulseira
Borracha Diver Pro III ou em titânio.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS