Publicidade
Home  >  News Voltar

Rafael MirandaUma entrevista em Milão

09 de agosto de 2012
Um designer com inspiração musical


Em seu estúdio de Milão, Rafael Miranda foi entrevistado por Arlete Kaufmann, jornalista Brasileira radicada na Suíça.



Rafael Simões Miranda, o criador da marca de relógios Dwiss, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de Abril de 1980. Atualmente, vive no chamado quarteirão hollywoodiano de Milão (Tortona), onde residem muitos fotógrafos e designers e acontecem as feiras de móveis e de moda.

Quando nos deparamos com ele, temos a sensação de se tratar de um músico de rock, por seu estilo "Elvis Presley", com suas avantajadas costeletas. Rafael comenta que manteve, até há bem pouco tempo, em paralelo à sua profissão, um grupo musical, com qual chegou a realizar vários concertos e gravou 5 CD's. Ele confessa ser um fã das músicas dos anos 60 e, claro, do Rock'n'Roll. No seu ateliê, gosta de manter a música como pano de fundo enquanto cria.

Rafael vem se destacando na área do Design de móveis e relógios no Brasil e no Exterior. Para deixar claro o respeito que vem ganhando como artista, basta citar o relógio que ele criou, produzido pela Bulova Accutron, em edição limitada, para o bilionário Sir Richard Branson, o dono da Virgin.

Seu nome vem circulando nas melhores revistas nacionais e internacionais especializadas na área, como Elle, AD, Vogue MasterCard Black, Interni, Revista Designer, Casa Cor, Caderno Globo, Viver Bem, além de reportagens nos jornais Corriere Della Sera, O Globo e Jornal do Brasil.

Na área de móveis, mistura a forma e o artesanato brasileiro com materiais europeus ou vice-versa. Da velha geração de designers, ele tem admiração pelo brasileiro Sérgio Rodrigues e por quase todos aqueles que trabalham para a Schuster, onde ele também criou algumas peças. Na Europa, admira designers italianos como Lulu, Alessandro Mendini, Giovannoni.

Rafael tem o dom de ser uma pessoa agradável, franca, transparente, bom anfitrião. Gosta de convidar amigos para saborear uma boa comida e parece sentir-se bem à vontade na Itália, onde também tem uma boa quantidade de amigos.

Nos revela, durante a entrevista, que uma das atividades que não consegue desempenhar muito bem é ser um bom vendedor, mas, em contrapartida, é curioso, persistente, sempre buscando aprender mais e ter mais informações. Gosta de ler, mas atualmente se dedica mais a artigos sobre sua área e blogs na internet. Ele não gosta de livros de ficção, mas sim de histórias reais, engajadas.

Se tivesse mais tempo disponível, praticaria "snowboard", mas no momento a criação e a música são companheiras inseparáveis.


Um designer com o Tic-Tac Suíço-Brasileiro

O relógio da marca Dwiss modelo Emme, criado por ele, tem o mesmo mecanismo Suíço de marcas como Bvlgari, Cartier, Panerai e outros. Já chegou ao Brasil e em breve deve chegar a Miami.

Após os estudos de Desenho Industrial, chegou há 11 anos na Itália para estudar Design no Instituto Europeu di Design (IED) e logo depois foi desenhar para a Hitachi - produtos eletrônicos.

Para chegar até aqui, Rafael também trabalhou para grupos como Timex e Morellato/Sector. Fez cursos na ETA para saber como é montada cada peça e como funciona a alma de um relógio.

Hoje, Rafael é o produtor, fabricante e seu próprio empresário. Um jovem brasileiro que nos enche de orgulho, não só por sua arte mas por todo brilho que irradia.

www.rsmiranda.com

Arlete F. Kaufmann - kaufmann_for_4@sunrise.ch

BRANDPARTNERS