Publicidade
Home  >  News Voltar

BlancpainBlancpain Equation Marchante M.Y.S.

03 de outubro de 2006
Uma das mais raras complicações relojoeiras é a equação do tempo. Ao medir a diferença entre a duração do dia solar, que varia constantemente ao longo do ano, e a duração do dia civil padrão, de 24 horas, a equação do tempo é exibida apenas nos mais exclusivos relógios. Ainda mais refinada e exclusiva é a equação do tempo que exibe a hora solar e a civil com dois ponteiros de minutos separados. Em toda a história da relojoaria, muito poucos modelos trouxeram esta forma de "dual time", chamada de "equation marchante", em francês.
Visto estes relógios serem tão exclusivos, praticamente toda peça produzida nos últimos duzentos anos foi catalogada e registrada como historicamente significativa.

Portanto, a Blancpain surpreendeu o mundo relojoeiro em 2004 ao revelar na feira de Basel o primeiro relógio de pulso com a "equation marchante", da coleção Le Brassus. Até então, apenas relógios de mesa e de bolso apresentavam esta complicação. Aquela peça foi produzida em uma edição limitada de 50 relógios, que foram avidamente disputadas por apaixonados colecionadores. Agora, para marcar o 7o. aniversário de sua parceria com o Monaco Yacht Show, a Blancpain criou uma edição limitada especial na coleção Le Brassus, um relógio que traz uma evolução de seu movimento "equation marchante".

É uma conveniência moderna que nossos relógios meçam e exibam um dias de 24 horas exatas. Se estivéssemos mais ligados ao antigo relógio solar, perceberíamos que a duração do dia muda consideravelmente ao longo do ano. A variação da duração do dia solar é resultado do que alguns podem considerar como duas falhas na posição da Terra com relação ao Sol. Primeiro, a órbita da Terra não é circular, mas de fato altamente elíptica. Segundo, ao invés de girar em um eixo perpendicular ao plano da órbita, a Terra é inclinada em um ângulo de 23 graus. Estas duas anomalias combinam-se para produzir dias, que consistem em uma única rotação da Terra ao redor de seu eixo, ligeiramente mais longos ou curtos ao longo do ano. Antigos astrônomos, fascinados pelo movimento dos corpos celestes, particularmente o mais importante para nós, o Sol, há séculos iniciaram o registro das mudanças da duração do dia solar. Suas descobertas são expressas em um complexo gráfico oblongo chamado "analemna". O analemna mostra que, apenas em 4 dias do ano, 15 de abril, 14 de junho, 2 de setembro e 26 de dezembro - estas datas mudam nos anos bissextos, o dia civil de 24 horas e o dia solar coincidem. Nos outros dias, a diferença varia de -16 a 15 minutos.

Uma maravilha da mecânica está por trás da indicação da equação do tempo. Através de cálculos precisos, os relojoeiros criaram uma came em forma de "8" que mecanicamente emula a curva do analemna. Girando uma vez por ano, esta came conduz um "dedo" que aciona um indicador mais e menos. A Blancpain desejava ir além, criando pela primeira vez uma indicação da hora solar e civil simultaneamente, com dois ponteiros de minutos separados.

O primeiro dos ponteiros indica a hora civil da maneira convencional. O segundo, adornado com a imagem de um sol dourado, indica a hora solar. O usuário pode, portanto, ler diretamente ambas as horas, bem como visualizar a relação entre elas.

O notável mecanismo do "Equation Marchante" foi integrado a um calibre automático e combinado ao mais fino módulo de calendário perpétuo do mundo. A equação e o calendário perpétuo são sincronizados. O grande obstáculo superado pela Blancpain foi o de conduzir o ponteiro solar a partir de duas fontes, o trem de engrenagens normal do relógio e o trem dirigido a partir da came em forma de "8". A solução foi encontrada em um inovador sistema de engrenagens diferenciais.

A edição limitada Equation Marchante MYS é derivada do inovador relógio de 2004. Nela, as indicações "mais e menos" do relógio original foram dispensadas.

Seu calibre é derivado do 3863, com 364 peças, 72 horas de reserva de marcha, indicações de data, dia da semana, mês, ano bissexto e pequenos segundos às 6, com excelente legibilidade. Todos os seus componentes são chanfrados, polidos, revestidos por ródio, decorados e montados à mão. Uma abertura às 6 permite a visualização da came da equação. A pulseira de crocodilo costurada à mão traz um fecho dobrável em ouro rosa. Fabricado em edição exclusiva de 7 peças, cada uma delas é gravada à mão e personalizada para o cliente.
 
<BR>Detalhe do seu mecanismo, onde se destaca a came em forma de "8".<BR><BR>
<BR>Detalhe do mostrador.<BR><BR>
<BR>Representação gráfica do movimento de translação da Terra.<BR><BR>
<BR>A logomarca da AMM, à qual é destinada parte da renda do MYS.<BR><BR>

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS