Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2012Gouverneur Cronógrafo

16 de junho de 2012
O Gouverneur Cronógrafo faz parte da nova linha Gouverneur da Piaget, lançada durante o SIHH 2012. Com um equilíbrio sutil entre o redondo e o ovalado, duas formas geralmente associadas e que marcam a história da arte, é a expressão do perfeito domínio técnico que caracteriza a Manufatura de Alta Relojoaria Piaget.


Equilíbrio e arquitetura de formas

O relógio Gouverneur apresenta uma estética arquitetônica elaborada. As formas redondas e ovaladas combinam maravilhosamente, oferecendo um equilíbrio único. Um oval em um círculo e um círculo em um oval: do exterior da caixa ao centro do mostrador, o relógio Gouverneur apresenta um estilo único nas formas, sofisticado, suave e harmonioso. Caixa redonda, abertura ovalada sobre o mostrador e novamente o círculo no centro do mostrador; esta superposição de formas caracteriza a nova linha Gouverneur e a mergulha em uma arquitetura de formas, plena de sutilezas e símbolos.

Há muito tempo, pintores, escultores e arquitetos trabalham com esta superposição de formas que joga com o equilíbrio entre o círculo e o oval. Símbolo de perfeição absoluta e de atração, o círculo se cria até o infinito insinuando movimento. Quanto ao oval, sua forma conduz a imagens mais íntimas, ao simbolismo do renascimento e da proteção. Quando estas duas formas se unem em uma harmonia perfeita e com um equilíbrio pleno, a força do objeto não necessita ser demonstrada. Muitos artistas o experimentaram, e a história da arte está repleta de realizações formais que tomam sua força deste equilíbrio.


A Manufatura Piaget: a alquimia de duas habilidades

A nova linha Gouverneur é um puro produto Black Tie, e a perfeita encarnação da dupla habilidade da Manufatura Piaget: o domínio dos movimentos e das caixas. Três modelos que abrigam três movimentos mecânicos Piaget, dos quais dois são novos calibres extraplanos, parte integrante do DNA da empresa. O Cronógrafo dispõe do novo movimento 882P.

As massas oscilantes - cunhadas com o brasão Piaget - estão disponíveis em duas cores para garantir uma perfeita harmonia estética e fornecer um refinamento suplementar a esta linha Gouverneur. Os modelos de ouro branco apresentam uma massa oscilante negra que combina com a cor do forro negro da pulseira, enquanto os modelos de ouro rosa revelam uma massa oscilante dourada que joga com a cor da caixa.


Gouverneur Cronógrafo

O cronógrafo Gouverneur abriga o novo calibre 882P, um movimento mecânico de corda automática extraplano. Este cronógrafo clássico se caracteriza por sua configuração com dois contadores, à imagem dos cronógrafos "vintage".

Além das funções de cronógrafo flyback - com segundeiro central e contador de minutos às 3 horas - este movimento mecânico automático indica as horas, minutos, um segundo fuso horário no contador de 24 horas situado às 9 horas e a data às 6 horas.

Este movimento extraplano de 5,6 mm de espessura está dotado de um grande balanço de parafusos com um mecanismo de parada. Ele vibra a uma frequência de 4 Hz (28.8000 aph) e dispõe de dois tambores para uma reserva de marcha de 50 horas, aproximadamente, com o cronógrafo ativado. O movimento 882P foi desenvolvido segundo os códigos da Alta Relojoaria com uma embreagem vertical e uma roda de colunas.


A Manufatura Piaget esculpe o ouro

Em ouro rosa ou branco engastado com diamantes, as caixas de 43 mm da linha Gouverneur - como todo o conjunto de criações Piaget - são produzidas no interior da própria Manufatura. A impecável alternância de superfícies acetinadas e polidas destaca a alquimia das formas e revela uma complexa construção. Característica das peças de exceção, os elementos apresentam diversos acabamentos: caixa e flancos acetinados, o aro e o fundo polidos, botões do cronógrafo ovalados.

Perfeitamente equilibrados, os mostradores também jogam com as formas tão características da linha Gouverneur. Ovalados no exterior, as formas se arredondam próximo ao centro. Outro movimento no mostrador: as decorações sobre o seu contorno são mais puras e discretas à medida que se aproximam do centro. Cabe ressaltar a forma redonda dos contadores do cronógrafo e das fases da lua do modelo turbilhão.

A caixa, bastante sutil, contribui para a identidade dos modelos Gouverneur e é proposta com uma pulseira de couro com forro preto para os modelos de ouro branco e com forro marrom para os modelos de ouro rosa.

Nem o cuidado com o detalhe, nem a perfeita adequação entre o movimento e a caixa ou entre a mecânica e a expressão formal da coleção, seriam possíveis sem o domínio de todos os ofícios internamente, no interior da Manufatura. A Manufatura de Alta Relojoaria Piaget é um abrigo excepcional de inumerável savoir-faire: ela realiza seus próprios movimentos assim como o conjunto dos elementos estéticos externos do relógio. Um caso raro, mesmo no universo da Alta Relojoaria.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS