Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2012O novo Malte Tourbillon

15 de maio de 2012
Mais do que nunca, o classicismo deu o tom da apresentação da Vacheron Constantin no Salão SIHH 2012, realizado em Genebra, no último mês de Janeiro. O principal tema da marca foi a celebração dos 100 anos da utilização do formato "tonneau" (tonel, em Francês) em seus relógios de pulso.


Para comemorar este século de história, a Manufatura genebrina redesenhou a sua coleção Malte e apresentou quatro novos modelos de linhas muito refinadas, em variações contemporâneas do estilo de princípios do século XX. Entre eles, o grande destaque foi o Malte Tourbillon.




Na segunda década do século passado o relógio de pulso começava a ganhar popularidade entre os homens. Os modelos deixavam de ser meras adaptações de relógios de bolso, mas ainda mantinham o formato predominantemente redondo.

Com a intenção de romper com as formas redondas dos relógios de bolso e dos primeiros relógios de pulso, e com um espírito de vanguarda próprio de uma era de pleno progresso, a Vacheron Constantin converteu-se em 1912 em uma das primeiras marcas a adotar as caixas com o formato de tonel ("tonneau").

Desde o seu surgimento, esta forma conquistou grande destaque entre as coleções da Vacheron Constantin, e no decurso do século foi associada às mais prestigiadas complicações relojoeiras, interpretadas especialmente na coleção Malte, apresentada pela primeira vez no ano 2000.

O novo Malte Tourbillon foi apresentado em conjunto com o Malte Petite Seconde, o Malte Petit Modèle e uma peça comemorativa em série limitada de 100 unidades. Estas quatro novidades foram pensadas e realizadas para ressaltar que o chamado relógio de forma ainda conserva um lugar de destaque - o da exclusividade, originalidade e sofisticação - na Alta Relojoaria e constitui um patrimônio secular da Vacheron Constantin.

Este novo enfoque das características específicas da coleção Malte - que marca o início de uma completa renovação da coleção a ser realizada ao longo dos próximos anos - é acompanhado de uma reflexão acerca da mecânica e da correta manufatura em termos relojoeiros. Com esta perspectiva, os engenheiros e construtores da Vacheron Constantin desenvolveram um novo movimento com o formato de tonel perfeitamente adaptado à forma da caixa. O calibre 2795, desenvolvido e construído pela marca, faz bater o coração do modelo Malte Tourbillon e atesta o domínio da marca no universo das complicações relojoeiras.

Por outro lado, os relógios Malte Tourbillon, Malte Petite Seconde e Malte Edition 100ème anniversaire já foram homologados pelos novos critérios do Selo de Genebra, certificação de origem independente e um atestado do mais elevado nível técnico e estético na Alta Relojoaria.



O modelo Malte Tourbillon

A nova coleção Malte, que comemora o centenário do formato de tonel na Vacheron Constantin, não poderia deixar de lado a mais emblemática das complicações relojoeiras: o turbilhão.

Esta construção, inventada por Abraham-Louis Breguet no final do século XVIII, e uma verdadeira mostra do saber-fazer dos mestres relojoeiros da marca, permite compensar os efeitos da gravidade terrestre nos relógios.

A Vacheron Constantin tem demonstrado, já há muito tempo, a sua perícia nos movimentos com turbilhão. Os turbilhões da marca genebrina, frequentemente associados a outras complicações, revelam um notável domínio da arte e uma beleza sem reparos. Dentro da mesma linha, a Vacheron Constantin propõe agora uma nova interpretação desta sublime complicação, com estilo e elegância clássicos, próprios de uma coleção de aniversário.

O mostrador na cor prateada fosca é bastante refinado, com ponteiros e numerais romanos de ouro rosa para as indicações das 6 e das 12 horas, e 10 índices na forma de bastão.

O turbilhão, que apoia o ponteiro dos segundos, impõe-se soberano, perfeitamente integrado às novas e refinadas linhas da coleção Malte. A sua posição, às 6 horas, exigiu uma ligeira descentralização dos ponteiros das horas e dos minutos, pintados de preto, que se destacam assim sobre o coração que lhes dá a vida.

O relógio Malte Tourbillon - o mais imponente da coleção Malte - apresenta-se com uma caixa curvada de ouro rosa 18 quilates e dimensões de 38 x 48,2 mm, e espessura de 12,73 milímetros.

O fundo transparente em cristal de safira é fechado com parafusos. A caixa é estanque a uma pressão de 3 atmosferas (equivalente a aproximadamente 30 metros de profundidade).

O modelo é complementado por uma pulseira de aligátor de escamas grandes quadradas na cor marrom, costurada à mão, e um fecho de báscula triplo em ouro rosa polido na forma de meia Cruz de Malta.



O novo calibre 2795

Um relógio excepcional naturalmente merece um calibre também excepcional. O Malte Tourbillon está equipado com o calibre 2795, um movimento mecânico de corda manual, composto por 246 componentes e 27 rubis, e que bate a uma frequência de 2,5 Hz (18.000 alternâncias/hora) para uma reserva de marcha de quase dois dias (45 horas).

O movimento tem dimensões de 27,37 x 29,30 milímetros (12 1/4 x 12 ¾ linhas), com espessura de 6,10 milímetros.

Este novo movimento com formato de tonel - perfeitamente adaptado à caixa do relógio - foi completamente desenvolvido e produzido no interior da manufatura. A gaiola do turbilhão foi inspirada na Cruz de Malta, emblema da Vacheron Constantin, servindo assim de vitrine para o excepcional nível de acabamento de cada componente do movimento, com numerosos ângulos, naturalmente chanfrados à mão.

O trabalho de "berçage" da única ponte do turbilhão, que sempre representa um desafio técnico, exigiu mais de 11 horas de operação manual para atender aos critérios de acabamento exigidos pela Vacheron Constantin. O referido trabalho consiste em limar com uma perfeita regularidade as bordas dos braços para dar uma forma cônica e semicilíndrica aos mesmos, respeitando a delimitação do centro e das extremidades. Para finalizar a operação, os artesãos alisam a superfície com pedras, polidores de couro, cavilhas de madeira e lixadores para conseguir um acabamento perfeitamente polido.



O Selo de Genebra

O modelo Malte Tourbillon cumpre os novos requisitos do Selo de Genebra. Este Selo foi instaurado pelo Grand Conseil da República e pelo Cantão de Genebra em 1886, sendo uma garantia inquestionável de origem, construção correta, durabilidade e saber-fazer.

O Selo de Genebra acaba de realizar uma mudança fundamental: a certificação já não se refere unicamente ao calibre, mas ao relógio no seu conjunto. Trata-se de uma importante evolução desta certificação independente, apoiada há muito tempo pela Vacheron Constantin e que acaba de tomar a decisão de responder melhor do que nunca às verdadeiras expectativas de uma clientela cada vez mais bem informada.



A nova coleção Malte da Vacheron Constantin, na qual brilha o Malte Tourbillon, foi um dos grandes destaques do último SIHH, um evento onde o resgate das tradições relojoeiras foi a tônica. O excepcional modelo faz jus à fama de sobriedade e refinamento da manufatura genebrina, nunca sucumbindo a grandes extravagâncias ou modismos passageiros.



Publicado originalmente na Revista Pulso no. 79, Março/2012
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS