Publicidade
Home  >  News Voltar

HYT - Baselworld 2012O inovador H1

13 de abril de 2012
O H1 foi um dos relógios mais originais entre todos os apresentados em Baselworld 2012. Seu conceito baseia-se no encontro entre a alta relojoaria e a mecânica dos fluidos, o que resultou em uma indicação do tempo através de um líquido em um relógio de pulso.





Os relógios d'água ou clepsidras são antigas formas de indicação do tempo cujos exemplares mais antigos já descobertos datam da época dos Faraós Egípcios. Mais de 3.400 anos depois, a HYT de Vincent Perriard mostrou-se capaz de superar a força da gravidade e produzir um relógio de pulso que indica a hora com a utilização de um líquido.


O princípio

Um improvável encontro entre a Alta Relojoaria e a mecânica dos fluidos, considerado por muitos como uma utopia. Rompendo com todas as certezas e deixando de lado a conformidade, a ideia que levou ao H1 era simples e consistia de dois reservatórios flexíveis fixados às extremidades de um capilar.

Em um deles havia um líquido aquoso preenchido com fluoresceína, e no outro, um líquido transparente viscoso. Para mantê-los separados: a força de repulsão das moléculas de cada líquido, com um menisco para marcar a fronteira entre os dois.

Os dois reservatórios às 06:00: enquanto o primeiro é comprimido, o segundo expande, e vice-versa, resultando no movimento do líquido no capilar. Conforme as horas passam, o líquido fluorescente avança. O menisco, na forma de uma meia-lua, marca o ponto de encontro com o outro fluido no tubo, indicando a hora. Às 18:00, o líquido fluorescente volta para sua posição original, no sentido contrário.

O segredo que mantém os reservatórios funcionando? Dois foles feitos de uma liga eletrodepositada altamente resistente e flexível, cada um deles conduzido por um pistão. E é aqui que a relojoaria aparece para ativar o sistema.


Um movimento mecânico para ativar o sistema hidráulico

Orquestrado por Bruno Moutarlier, juntamente com Jean-François Mojon e sua equipe na Chronode SA, um movimento mecânico está situado na parte superior do relógio, e propele uma came, que empurra o pistão e ativa os foles.

O principal desafio consistia em encontrar uma interface entre o movimento mecânico e o sistema hidráulico em um circuito fechado, à prova d'água - uma tarefa ainda mais complicada pelo limitado espaço disponível para abrigá-los. Eles deveriam ser montados separadamente para manterem-se independentes, e então funcionar simultaneamente. Esta foi uma integração modular muito delicada, que envolveu outras restrições, tais como a instalação do mostrador em duas peças.


Do conceito à realidade: a convergência de dois mundos com um objetivo comum

Embora a ideia básica fosse simples, a sua realização mostrou-se muito complexa. Lideradas por Bruno Moutarlier, duas equipes trabalharam em conjunto. No "front" relojoeiro estavam Jean-François Mojon e sua equipe de apoio na Chronode. Trabalhando na operação do fluido estava a Preciflex, a empresa para registro das patentes criada pelos fundadores da HYT - Patrick Berdoz, Lucien Vouillamoz e Emmanuel Savioz.

Apoiando a Preciflex estava a Helbling Technik, do mundo da medicina, onde o movimento de fluidos é usado em certos tratamentos. Uma incrível aventura humana que impeliu dois mundos, a princípio sem muito em comum, a uma nova era - na qual uma única tecnologia iria balançar não apenas a relojoaria mas também a medicina, pois o sistema de bombeamento conduziria a novas aplicações nesse campo.


Exploração relojoeira no limite da nanotecnologia

O 1o passo foi desenvolver líquidos que atendessem a um conjunto de especificações. Cor, textura homogênea, resistência a vibrações, choques e mudanças de temperatura, sem alterações a longo prazo, infalível resistência à água. Necessidades que exigiram o desenvolvimento de uma série de inovações. Até agora, sete patentes foram registradas para a tecnologia e uma para o design. Esse foi um profundo mergulho no desconhecido, que levou a realizações técnicas relojoeiras na fronteira da nanotecnologia.


Dominando as exigências de energia

Força hidráulica significa pressão. Quando o líquido com fluoresceína completa uma volta, das 06:00 às 18:00, a bomba de emissão comprime, enquanto o fole receptor expande, gerando resistência e consequentemente uma maior exigência de energia. Para resolver esse problema, a Preciflex desenvolveu revolucionários foles feitos de uma liga extremamente fina e altamente flexível e resistente.

Eles são de fato inspirados em sensores usados pela NASA e seu design teve de ser adaptado às exigências relojoeiras. Seu formato especialmente desenvolvido permite a redução da energia requerida para a sua compressão, absorve choques e assegura completa resistência à água.


Mecânica de fluidos

Durante todo o processo de desenvolvimento, juntamente com a engenharia, as quantidades de líquido foram o foco de grande atenção. Cada microlitro contava, e o volume total no circuito fechado é extremamente preciso, já que o sistema deve ter um nível de resistência à água digno da nanotecnologia. Devido à incomum ligação entre a coroa e o líquido, um sistema especial de ajuste da hora foi desenhado de forma a evitar que o líquido se movesse rápido demais e danificasse o menisco.


Um acelerador emocional

O design tenso e agressivo de Sébastien Perret dita a natureza extremamente masculina do H1. Uma construção completamente fora do padrão. Arquitetura tridimensional vista tanto de frente como de lado ou através de um cristal de safira de 5 mm esculpida de um bloco, com um imponente domo às 6 horas.

Partículas de fluoresceína saltam, como faíscas voando com o passar das horas. Os pistões industriais e os foles se destacam. A aparentemente desestruturada parte superior do relógio decreta um design geométrico composto de estratos e relevos. No centro situa-se o ponteiro de minutos, sobreposto por um espetacular indicador de pequenos segundos que lembra uma roda d'água.

Às 02:30, o ponteiro da reserva de marcha de 65 horas indica a energia disponível em três arcos de um círculo. Enquanto isso, os fluidos seguem seu curso ao redor da caixa. Este "monstro" de 48,8 mm de diâmetro e 17,9 mm de espessura surpreendentemente assenta-se leve e confortável sobre o pulso.

Os entalhes na lateral da sua caixa estendem visualmente os marcadores de horas aplicados do tipo "banheira", enquanto a coroa se encaixa às 02:30, sendo empurrada contra a caixa pelo seu robusto protetor.


HYT H1 - Dados técnicos


Movimento

Calibre exclusivo HYT, mecânico a corda manual, 28.800 aph (4 Hz), 35 rubis, pontes chanfradas à mão e decoradas com Côtes de Genève, foles rodiados, reserva de marcha de 65 horas

Funções

Horas fluidas retrógradas, minutos, segundos

Caixa

Em titânio, com diâmetro de 48,8 mm, e espessura de 17,9 mm, com acabamento escovado, jateado e acetinado
Coroa rosqueada revestida em borracha, com guarda em titânio
Garras parafusadas
Domo metálico às 06:00
Cristal de safira curvado com interior antirreflexos
Fundo rosqueado em safira

Mostrador

Desestruturado, horas fluidas de tonalidade opalina prateada, ponteiros luminescentes e regulador com marcadores de minutos às 12:00
Roda de pequenos segundos às 09:30
Indicador de reserva de marcha às 02:30

Pulseira

Tecido costurado à mão forrado com couro, fecho de fivela

Outras versões

Caixa em titânio revestido em DLC negro, submostrador preto
Ouro vermelho 5N 18 quilates, submostrador preto
 
(Imagens divulgação)
(Foto por Marcelo Diniz Siqueira)

NotíciasRelacionadas

14 de fevereiro de 2022
19 de outubro de 2018
26 de fevereiro de 2018

BRANDPARTNERS