Publicidade
Home  >  News Voltar

Christophe Claret - Baselworld 2012X-TREM-1

30 de março de 2012
O X-TREM-1, lançamento de Christophe Claret em Baselworld 2012, pretende ser o primeiro modelo de uma nova geração de relógios, ao trazer uma proeza técnica e estética: um turbilhão volante inclinado em 30°, montado sobre uma platina curva em titânio, com um sistema de indicação de horas e minutos retrógrado radicalmente distinto das convenções relojoeiras.


Duas esferas em aço, isoladas em tubos de safira situados à esquerda e à direita, se movem de maneira misteriosa, sem nenhuma conexão mecânica, graças a campos magnéticos.

X-TREM: X de Experimental; T de Time; R de Research; E de Engineering, M de Mechanism. O conceito corresponde ao seu nome. Expressa a desejo de Christophe Claret em chegar cada vez mais longe, além dos limites da mecânica relojoeira. Acima de tudo, pretende integrar à relojoaria campos de pesquisa que nunca haviam tomado parte dela até agora.

Em Baselworld, a manufatura de Le Locle revela o primeiro exemplar de uma linha que se anuncia excepcional segundo todos os pontos de vista: X-TREM-1. Um relógio turbilhão que utiliza um sistema de imantação para dar a ilusão de uma indicação de horas e minutos por sustentação magnética.

A aposta é bastante audaz: como introduzir os campos magnéticos (grandes inimigos da mecânica relojoeira) no coração de um relógio? Christophe Claret o conseguiu mediante um sistema composto por duas pequenas esferas de aço (ocas para torná-las mais leves), as quais, isoladas dentro de dois tubos de safira situados nas laterais, se movem impulsados pelos campos magnéticos gerados por dois imãs em miniatura arrastados por cabos. Para ser mais preciso, trata-se de um fio extremamente fino, muito resistente, de seda trançada, como o utilizado em cirurgias. A resistência do fio foi testada na manufatura Claret em um sistema de aceleração que corresponde a 6 anos de funcionamento.

As esferas, que parecem flutuar dentro dos dois tubos, não têm nenhuma conexão mecânica com o movimento, algo que reforça o lado misterioso do relógio. "Desenvolvemos esta tecnologia com a Alta Escola de Engenheira e de Gestão do Cantão de Vaud (HEIG-VD), em Yverdon-les-Bains, e a equipe do professor Besson. O sistema está perfeitamente operacional. Os campos magnéticos foram direcionados de forma que não tenham nenhuma influência no mecanismo, além da função que se exige deles", explica Christophe Claret.

O projeto inicial, no fim das contas muito distinto do que foi agora apresentado, foi proposto a Christophe Claret por dois relojoeiros de Neuchâtel, Frédéric Richard e Olivier Randin. Claret, acreditando ser a ideia muito interessante, decidiu adquirir seus direitos, que incluíam uma patente.

Para a platina curva em três dimensões, assim como nas pontes, foi utilizado titânio ultraleve. A ergonomia e a redução dos volumes guiaram as decisões do criador. Trata-se de algo inédito para um calibre tão complexo que, além disso, foi feito em titânio. A caixa, por sua vez, é composta de titânio e ouro branco ou rosa ou platina, produzida em série limitada de 8 exemplares por modelo. Quanto ao turbilhão volante, ele é provido de um duplo rolamento de esferas em cerâmica de modo a aumentar sua resistência aos golpes. Ele foi inclinado em 30 graus, o que o torna mais visível para o usuário. O relógio, a corda manual, recebe energia graças a dois tambores. Uma necessidade, já que permite a utilização de uma indicação que consume muito mais energia sem perturbar a marcha do turbilhão e, portanto, do relógio.

O primeiro tambor está reservado para o turbilhão, o segundo para a indicação das horas e dos minutos. A passagem do tempo (primeiro tambor) é regulada pelo turbilhão. As indicações, por sua vez, são reguladas por um escape especial, que busca a informação horária nas engrenagens do tempo. Este é composto por uma âncora que libera a cada 25 segundos um dente da roda da âncora do trem das indicações. A âncora em si mesma é ativada por uma came ligada ao trem da cronometria. No momento em que um dos trens chega ao final da reserva de marcha de seu tambor, o escape interrompe a sua marcha. Esta configuração é muito interessante do ponto de vista energético, pois as engrenagens do turbilhão e das indicações são independentes, o que permite evitar as perturbações, otimizar a reserva de marcha e conferir uma precisão ideal ao relógio.

Cada movimento é montado à mão pelo mesmo relojoeiro, que assegura a sua qualidade técnica e estética. Ao final, ele é submetido a uma série de rigorosos testes internos na oficina THF (Teste de Homologação de Fiabilidade), após os quais obtém um certificado que garante sua precisão.

Critérios de qualidade da alta relojoaria permeiam todas as atividades da manufatura, inclusive o acabamento: o angulado das peças é feito à mão, os flancos são estirados, as molduras das rodas são polidas, os braços das rodas são angulados e polidos, as cabeças dos parafusos são polidas, a came, as pontes e a gaiola do turbilhão são polidas na face visível. Claret dedica um cuidado particular ao acabamento de cada peça, que se desenha em função da harmonia e da coerência estética do conjunto.


X-TREM-1 - Especificações técnicas

CALIBRE FLY11

Movimento mecânico de corda manual, dimensões de 26,6 x 46,4 x 11,94 mm, 419 componentes, 64 rubis, reserva de marcha superior a 50 horas. 2 tambores: um para a cronometria, outro para as indicações. Escape de regulação das indicações: engrenagens do turbilhão e das indicações independentes.

Turbilhão:
Escape de âncora suíço, frequência de oscilação do balanço: 3 Hz (21.600 Alt/h), frequência de rotação do turbilhão: 1 volta / minuto. Turbilhão volante inclinado 30°, guiado por duplo rolamento cerâmico, transmissão mediante pinhão cônico.

Funções
Horas e minutos "misteriosos" no exterior da caixa, com esferas ocas que se deslocam 23 mm dentro de tubos em safira - arraste do imã com fio de seda cirúrgico (SOFSILK), segundos através do turbilhão.

Caixa
Retangular de perfil curvo, com dimensões de 40,80 x 56,80 x 15 mm, estanque a 3 atm.

Material
Ouro branco ou rosa, ou platina, com titânio grau 5 PVD enegrecido com microesferas.

Indicação das horas e minutos
Indicação mediante duas esferas ocas, de 4,00 mm de diâmetro e peso de 0,1 gramas, que se deslocam frente a réguas graduadas em safira, onde os minutos e horas se materializam mediante finas graduações em SuperLuminova, sob a safira.

Ajustes
Correção rápida da hora mediante corretor integrado situado no lado das 12 horas, corda e ajusta da hora do relógio mediante rotação das "argolas" sob a caixa.

Pulseira
Aligátor negro costurada à mão ou couro com forro de borracha dotada de um inovador sistema de fixação de dois parafusos que facilita a troca de pulseira, evitando que se danifique a caixa, fecho de báscula em titânio e ouro.
 

NotíciasRelacionadas

01 de agosto de 2019
05 de fevereiro de 2018
20 de março de 2017

BRANDPARTNERS