Publicidade
Home  >  News Voltar

Chanel - Baselworld 2012Première Tourbillon Volante

29 de março de 2012
O Première Tourbillon Volante, apresentado pela Chanel no SIHH 2012, é uma aventura feminina no universo da complexidade relojoeira, não apenas misteriosa, mas também bela e poética.


Por ocasião do 25o aniversario de sua primeira criação relojoeira, cuja forma se inspira na geometria octogonal da tampa do frasco do perfume N°. 5 e da Place Vendôme, a Chanel oferece às mulheres a oportunidade de adentrar o mundo das grandes complicações mecânicas.

Após apresentar seu primeiro Turbilhão em um modelo J12 em 2005, a Chanel lança pela primeira vez neste ano um turbilhão volante.

A criação deste turbilhão excepcional, fruto da estreita colaboração entre a Chanel e os construtores, engenheiros e mestres relojoeiros da Renaud & Papi (APRP SA) - o serviço de pesquisa e desenvolvimento avançado da Audemars Piguet - representa algo inédito para ambas as casas.

Este turbilhão volante em forma de camélia, flor preferida de Mademoiselle Chanel, bate discretamente e quase em segredo no coração do relógio Première. As pétalas entrelaçadas e o seu miolo com um pavê de diamantes conferem à flor uma delicada textura. À medida que o turbilhão volante completa uma rotação por minuto, as pétalas vão indicando o passo dos segundos.

Este movimento (Calibre "Tourbillon Volant Camélia"), dotado de uma reserva de marcha de 40 horas, foi montado sobre uma platina de forma retangular feita "sob medida". Todos os acabamentos, peças anguladas, estiradas e chanfradas à mão, foram realizados conforme a mais pura tradição relojoeira Suíça.

Os ponteiros engastados das horas e dos minutos foram descentrados na parte superior do mostrador de cerâmica negra.

A caixa do relógio recebeu também novas dimensões, mas conservou suas proporções originais perfeitamente equilibradas: 28,5 mm por 37 mm, em relação aos 19 mm por 26 mm do Première tradicional. A caixa, o aro e a coroa foram totalmente engastados de diamantes ou pedras preciosas, de lapidação baguete ou redonda.

O relógio "Première Tourbillon Volante" em ouro branco 18 quilates, editado em 20 exemplares numerados, está engastado com 101 diamantes lapidação baguete, para um peso total de 5,2 quilates, e 127 diamantes lapidação brilhante, para um peso total de 2 quilates. Esta criação exige 23 horas de engaste e mais de um centena de horas de montagem.


O turbilhão volante

A gaiola de um turbilhão tradicional, que abriga suspenso o órgão regulador do relógio, ou seja, o conjunto de balanço e espiral, assim como o escapamento, gira entre a base do movimento, a platina, e a ponte superior, sendo estes dois os que mantêm esta gaiola sobre seu eixo. É este movimento de rotação que, ao variar as posições do órgão regulador, permite compensar os efeitos que exerce a gravidade na vertical.

O turbilhão volante é ainda mais complexo porque está desprovido de ponte superior, o que realça sua estética. A gaiola parece então flutuar enquanto gira. Mas, mesmo sem a ponte superior, o turbilhão volante deve resistir aos impactos como um turbilhão tradicional. Portanto, a construção da gaiola constitui uma maravilha micromecânica que consta de uma montagem tridimensional de refinados componentes.


Dados técnicos - Première Tourbillon Volante

Caixa em ouro branco 18 quilates, engastado com 228 diamantes para um peso total de 7,7 quilates, edição limitada de 20 exemplares numerados.

Aro de ouro branco 18 quilates, engastado de 38 diamantes lapidação baguete (2,4 quilates) e 52 diamantes lapidação brilhante (1,5 quilates).

Caixa (28,5 x 37 mm) de ouro branco 18 quilates, engastada de 47 diamantes lapidação baguete (3 quilates). Cristal de safira com tratamento antirreflexos, incolor. Mostrador de cerâmica negra polida.

Ponteiros de ouro branco 18 quilates, engastados de 15 diamantes lapidação brilhante, cabochão do turbilhão engastado de 19 diamantes lapidação brilhante. Coroa de ouro branco 18 quilates, engastada de 16 diamantes lapidação baguete e 11 diamantes lapidação brilhante, fundo de ouro branco 18 quilates. Estanque a 30 metros.

Pulseira de couro de aligátor negra ou cetim negro. Fecho duplo de báscula de ouro branco 18 quilates engastado de 30 diamantes lapidação brilhante.


Calibre "Tourbillon Volant Camélia"

Movimento desenhado exclusivamente para a Chanel por Renaud & Papi (APRP SA), mecânico de corda manual. Reserva de marcha: 40 horas. 225 componentes, 18 rubis. Peças anguladas, estiradas e chanfradas à mão.

Turbilhão volante: 73 componentes - peso de 0,432 g. Frequência: 21.600 aph (3 Hz), um tambor com brida fixa. Torque da mola: 720 g.mm. Platina de forma retangular feita "sob medida". Antichoque no balanço. Balanço de inércia variável.
 

NotíciasRelacionadas

22 de junho de 2018
25 de maio de 2017
02 de junho de 2016

BRANDPARTNERS