Publicidade
Home  >  News Voltar

IWC - SIHH 2012Relógio Para Pilotos Worldtimer

24 de fevereiro de 2012
O modelo Worldtimer foi um dos novos relógios apresentados pela IWC em sua coleção de Relógios para Pilotos Clássicos no SIHH 2012.


O novo Worldtimer destina-se a pilotos, pessoas que viajam muito de avião e também executivos que trabalham no mundo inteiro, e que precisam manter uma noção dos diferentes fusos horários. O novo Relógio Para Pilotos Worldtimer da IWC Schaffhausen enfrenta este desafio de forma elegante e prática - mesmo além do limite da data.

Na história da técnica, a solução de alguns problemas exigiu muito tempo - no verdadeiro sentido da palavra. A introdução do UTC, o tempo universal coordenado (em inglês: Universal Time Coordinated) é um exemplo crucial. Somente a partir de meados do século XVIII, a hora local de Greenwich (Londres) passa a ser o padrão para a navegação astronômica.

Cerca de cem anos depois, no ano de 1884, a Terra foi dividida em 24 fusos horários em uma conferência internacional sobre longitude. O ponto de partida é o meridiano zero que passa exatamente pelo observatório astronômico de Greenwich. A Greenwich Mean Time (GMT) tornou-se a hora padrão legal.

Após a experiência de outras escalas horárias, a escolha foi feita em 1972 pelo tempo universal coordenado, abreviado internacionalmente como UTC. E isto é de grande importância para muitas pessoas: para pilotos e viajantes que em uma sequência rápida mudam de continentes e fusos horários, e para executivos que se comunicam no mundo inteiro.

Para os que hoje viajam pelo mundo, a IWC Schaffhausen lançou em 1998, pela primeira vez, um relógio com dois fusos horários - o Relógio Aviador UTC. Ele indicava a hora mundial em uma janela do mostrador com indicação das 24 horas.


Vista geral dos fusos horários

O novo Relógio Para Pilotos Worldtimer (ref. 326201) já não apresenta a segunda hora como até agora em uma janela semicircular - ao invés disso, os construtores optaram por um anel exterior de 24 horas. Para a rápida diferenciação do dia e da noite, ele ficou dividido em preto e branco.

Com ajuda da coroa, o anel de 24 horas pode ser confortavelmente acertado, permitindo uma leitura de todos os 24 fusos horários, assim como do tempo UTC. Os diferentes fusos horários são assim indicados a todo o momento: os pilotos orientam-se pelo horário de voos UTC uniforme no mundo inteiro, e as pessoas que voam muito, pela hora do seu país, e os gestores que atuam internacionalmente, têm sempre em mira a hora marcada na sede do parceiro comercial.

No anel de 24 horas são designadas, sobre o anel das cidades, 23 localidades em torno do globo que representam cada uma um fuso horário. Deste modo, consegue-se abranger de uma só vez a distribuição horária global. A sigla "UTC" e o "limite da data" de um vermelho sinalizador facilitam adicionalmente a orientação.

No mostrador é indicada a hora local atual. Quando, durante uma viagem, se ultrapassa um ou vários fusos horários, a nova hora local pode ser alterada para frente ou para trás em passos de horas através da coroa - mesmo além do limite da data. A data é acertada com precisão no momento em que o ponteiro das horas salta. A segunda hora no anel de 24 horas permanece inalterada, e o movimento continua a sua marcha durante o procedimento de alteração.

Dígitos e índices brancos sobre um fundo preto fosco, assim como ponteiros revestidos com material luminescente, proporcionam uma excelente legibilidade. Eles fazem, juntamente com a seta para marcação nas "12 horas" e a indicação claramente estruturada dos minutos, do Relógio Aviador Worldtimer um relógio para pilotos clássico. Acrescentando como novidade, a data de três dígitos ordenados na vertical lembrando o altímetro de um "cockpit" de avião.

O diâmetro da caixa de aço inoxidável resistente à água a 6 atm tem agora 45 milímetros, melhorando a legibilidade do mostrador. O Relógio Para Pilotos Worldtimer é usado com uma pulseira preta em couro de aligátor com fecho de engate.


Relógio Para Pilotos Worldtimer - características


Movimento

Calibre 30750
Frequência 28.800 alternâncias/h (4 Hz)
31 rubis
Reserva de marcha de 42 horas
Corda automática


Caixa

Caixa de aço inoxidável, mostrador preto, pulseira preta em couro de aligátor, fecho de báscula em aço inoxidável
Vidro em safira, curvado, antirreflexo em ambos os lados
Resistência à água a 6 atm
Diâmetro de 45 mm
Altura de 13,5 mm
Indicação da data, ponteiro central dos segundos com dispositivo de parada, indicação das 24 horas para a função Worldtimer, caixa interior de ferro macio para proteção contra campos magnéticos, coroa rosqueada, fixação segura do vidro em caso de despressurização
 
(Fotos divulgação)
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

01 de maio de 2023
14 de dezembro de 2022
19 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS