Publicidade
Home  >  News Voltar

Richard Mille - SIHH 2012RM 056 Felipe Massa Sapphire

21 de fevereiro de 2012
Tourbillon Split Seconds Competition Chronograph RM 056 Felipe Massa Sapphire


O grande destaque da Richard Mille no SIHH 2012 foi o RM 056 Felipe Massa Sapphire, um relógio com caixa feita inteiramente em cristal de safira.




O Calibre RMCC1


O modelo abriga o mecanismo esqueletizado calibre RMCC1, um movimento que reproduz todas as características do calibre RM008, um turbilhão de corda manual com horas, minutos, cronógrafo "split seconds", reserva de marcha, indicadores de torque e função.


Contudo, este novo calibre não é um simples exercício de revisão do movimento RM008 existente; ele utiliza as melhores características de design combinadas com várias melhorias, obtendo um notável nível de performance para uma precisão de cronometria a longo prazo e maior durabilidade.


O peso do movimento foi reduzido em 20%, exigindo o retrabalho e a criação de mais de 400 peças.


A platina principal esqueletizada em titânio grau 5 com sua relação baixo peso/alta resistência faz dela a escolha ideal como base para perfeita funcionalidade do trem de engrenagens, bem como para oferecer uma grande resistência à corrosão.


Um tambor de rotação rápida, o balanço com inércia variável, um indicador de função, um indicador de torque e mecanismo "split seconds" com performance melhorada são uma pequena amostra do que os engenheiros da Richard Mille fizeram para criar este extraordinário relógio.


O calibre RMCC1 tem dimensões de 32,00 mm x 36,70 mm, com espessura de 7,53 mm. O turbilhão tem diâmetro de 12,30 mm, enquanto que o balanço tem um diâmetro de 10 milímetros.


Composto de 35 rubis, o mecanismo tem uma frequência de 21.600 alternâncias por hora (3 Hz) e uma reserva de marcha de 70 horas.



Uma caixa inteiramente em safira


Mas o que verdadeiramente distingue este turbilhão com Cronógrafo Split Seconds Competition RM 056 Felipe Massa é a sua caixa - aro frontal, lateral e aro traseiro - feita a partir de sólidos blocos de safira, um feito de engenharia e uma forte expressão estética.


A produção desta estrutura de safira levou anos de pesquisa e testes para assegurar uma adequada resposta às exigências de resistência e conforto. Segundo a Richard Mille, esta é a primeira vez que uma caixa de tal complexidade de design é feita com esse material.


A safira é particularmente conhecida como um material particularmente resistente a riscos e um dos mais duros materiais da Terra, com um índice Mohs de 9.0. Feita de cristais de óxido de alumínio (Al2O3), ela é transparente graças a sua composição molecular.


A usinagem de tais componentes foi o maior desafio enfrentado pela Richard Mille, pois ela é um processo extremamente delicado. Embora extremamente dura, a safira não permite o menor erro durante a usinagem e corte.


A criação de uma caixa desta qualidade leva mais de 1.000 horas de usinagem, das quais 430 horas são gastas na pré-formação dos componentes da caixa e 350 horas no seu polimento.


As ferramentas de corte devem ser especialmente desenhadas e possuir pontas de diamante.


Para melhores propriedades ópticas, as peças receberam um revestimento antirreflexos. A caixa tripartite case é resistente à água a 50 metros, assegurada por dois anéis de vedação nitrílicos.


Ela é montada com 20 parafusos ranhurados em titânio grau 5 e arruelas resistentes à abrasão em aço 316L.


As dimensões da caixa do RM056 são de 50,50 mm x 42,70 mm x 19,25 mm.



Devido à extrema natureza de sua criação e desenvolvimento, o RM 056 é uma edição limitada a apenas 5 peças.
 
(Imagens divulgação)
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS