Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FHM4 Razzle Dazzle & Double Trouble

28 de novembro de 2011
O individualismo rebelde é uma força criativa incrivelmente poderosa. É a força responsável por algumas - senão todas - as grandes obras de arte da história. A arte se nutre da adversidade, de tal forma que não é surpresa que durante a Segunda Guerra Mundial os artistas tenham encontrado uma tela em um lugar pouco usual - o nariz das aeronaves.


Isto originou um gênero estético chamado de "Nose art", o qual geralmente expressava um individualismo rebelde juntamente com uma leve agressão ao sistema - algo que é uma grande inspiração para a MB&F!

HM4 Razzle Dazzle e Double Trouble se inspira nestas obras de arte aéreas e as homenageia. E, ao voar provocativamente, as atrevidos "pin-ups" dão uma alegre "cutucada" no sistema.

Maximilian Büsser explica: "Quando eu fazia aeromodelismo quando criança, eram principalmente aviões da Segunda Guerra Mundial. O HM4 Thunderbolt é uma máquina inspirada na aviação, com suas origens nos kits de aeromodelismo, portanto foi natural imaginar como se pareceria o HM4 naquela era. "Nose art" pintado à mão, rebites reais, mostradores vintage, pulseira de couro do tipo militar e assim a metamorfose do Thunderbolt estava completa".

Apesar dos militares nunca terem aprovado oficialmente o "nose art", extraoficialmente o consideravam como algo que elevava o moral em um ambiente tão rigoroso, já que permitir um pouco de expressão individual elevava enormemente o espírito e o orgulho.

A representação da mulher na "nose art" pode ser qualificada como uma expressão livre e ousada. É curioso notar como, quanto mais longe se estava do quartel general, mais atrevida era a composição.

Para criar a vivaz arte de Razzle Dazzle e Double Trouble, a fuselagem de titânio do HM4 Thunderbolt foi cuidadosamente trabalhada em seu desenho de tal forma que a pintura e suas camadas protetoras de laca se nivelassem à superfície, minimizando assim o risco de que fosse danificada.

Para definir o cenário e dar mais autenticidade, foram aplicados à mão rebites de titânio à fuselagem do Thunderbolt. Os rebites acrescentam mais uma dimensão tátil à caixa e aumentam o atrativo visual ao refletirem alegremente a luz e realçarem os desenhos de "Nose art".

Os mostradores gêmeos brilham e se destacam com a suave pátina vintage criada usando uma mescla especial de pintura com SuperLuminova na cor creme e partículas muito finas de cobre.

A aparência de época é realçada pela distintiva pulseira, elaborada com couro obtido de antigas bolsas militares Suíças autênticas. As costuras brancas feitas à mão contrastam com a cor natural do couro e proveem a ponte visual ideal até o fecho de báscula de titânio e ouro branco.


Mecanismo

Os elementos autenticamente "vintage" do Razzle Dazzle & Double Trouble adornam uma moderna Horological Machine com 311 componentes, movimento "in-house" desenvolvido especifica e exclusivamente para o Thunderbolt, ao longo de três anos de intenso trabalho com Laurent Besse e Beranger Reynard da Les Artisans Horlogers.

Dois tambores conectados em paralelo fornecem 72 horas de energia e a transferem aos compartimentos em forma de turbina com as indicações (um mostrando as horas e os minutos, o outro a reserva de marcha) através de um sistema vertical de engrenagens.

Visível através de um painel de safira na parte superior da caixa, uma cabina distintiva suporta o balanço, cujo centro foi cortado para revelar o máximo possível do volante e evidenciar o movimento na "arte cinética" da MB&F.

Uma obra de arte recompensa o espectador quando é vista de diferentes ângulos e o Thunderbolt não é exceção. Ao se voltar para o mecanismo pode-se apreciar um formidável panorama de meticulosos acabamentos de micro-engenharia através das seções de cristal de safira. O que à primeira vista parece ser um microrrotor na forma de machado de batalha, icônica na MB&F, é na realidade uma ponte.


Indicações

Para uma peça não desenvolvida especificamente para dizer as horas, o HM4 desempenha de forma esplêndida esta função. De fato, com seus mostradores altamente legíveis e perpendiculares ao pulso do usuário, Horological Machine No4 pode ser descrito como o relógio perfeito para um piloto aviador.

Na cabine da esquerda, indica-se claramente a reserva de marcha - através de um ponteiro esqueletizado na forma do machado de batalha, motivo usado comumente pela MB&F. À direita, as horas e os minutos são mostrados por ponteiros espessos com SuperLuminova, com pontas em forma de flecha. Cada um dos mostradores, desenhados como instrumentos de aviação, são diretamente controlados por sua própria coroa, uma para dar corda e reabastecer o tanque da máquina e a outra para ajustar a hora, o qual mostra instantaneamente a ação realizada.


CaIxa

Inspirada na aviação, especificamente nos aviões dos kits de aeromodelismo da infância de Maximilian Büsser, a caixa do HM4 projeta igualmente velocidade, poder, tecnologia e refinamento.

Visualmente, ela se compõe de três partes: duas cabines aerodinâmicas em forma de turbinas a jato são apoiadas em uma parte horizontal que abriga o motor, visível através de painéis de cristal de safira na parte central da caixa.

Tecnicamente também há três seções principais, compreendendo uma seção frontal em titânio, que inclui os mostradores e as asas articuladas; uma seção central em safira que oferece um acesso de 360° sem precedentes para o motor, esplendidamente acabado; e uma seção traseira que diminui gradualmente e flanqueia o balanço animado, o qual é apoiado em uma cabine aerodinâmica.

Os métodos da engenharia aeronáutica são visíveis nos parafusos montados no exterior, os quais fornecem rigidez e resistência ao relógio para apoiar e unir as três seções da caixa firme e elegantemente.

Uma peça sólida de safira exige mais de 185 horas de lixado e polimento para converter o bloco opaco de cristal no átrio claro e cheio de luz da seção central da caixa que revela parte do motor do Thunderbolt e seus detalhes de engenharia.

As seções de metal da caixa são fabricadas de blocos sólidos de Titânio Grau 5 "high-tec", os quais passam por centenas de horas de lixado antes de serem polidas para posteriormente dar-lhes um acabamento acetinado às superfícies. Os resultados falam por si mesmos.

Os contrastes foscos com superfícies altamente polidas, titânio com safira, linhas retas com curvas sedutoras e formas rígidas com peças articuladas dão vida ao Horological Machine No4 e um vigor que o distingue de qualquer coisa fabricada anteriormente.

HM4 Thunderbolt é a quintessência da máquina como arte cinética tridimensional.


Razzle Dazzle e Double Trouble são efervescentes edições limitadas de 8 peças cada um. E, como cada ilustração "subversiva" é realizada individualmente à mão, pela reconhecida pintora de miniaturas Isabelle Villa, cada um deles é único.


Para maiores informações sobre o HM4 Thunderbolt, por favor consulte o artigo abaixo:

A decolagem do HM4 Thunderbolt!
 
Horological Machine No4 Razzle Dazzle
Horological Machine No4 Double Trouble
Um voo em formação

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS