Publicidade
Home  >  News Voltar

F.P.JourneO novo Octa UTC

10 de agosto de 2011
F.P.Journe inovou mais uma vez com a apresentação do Octa UTC, relógio dotado de um sistema patenteado que usa os padrões modernos de determinação dos fusos horários.


Criado no século XIX, Greenwich Mean Time (GMT) originalmente referia-se à hora solar no Royal Observatory em Greenwich, Londres. Já usado pela marinha Britânica para calcular a longitude a partir do meridiano de Greenwich, ele foi introduzido no Reino Unido pela Railway Clearing House em 1847.

GMT foi legalmente adotado como hora oficial na Grã Bretanha em 1880, e em todo o mundo ao longo do século XX, antes de ser substituído em 1972 pela UTC, "Universal Time, Coordinated" (Hora Coordenada Universal).

GMT é geralmente usado na relojoaria para designar relógios com um segundo fuso horário. Ele é baseado na rotação terrestre, enquanto o UTC na hora atômica internacional, portanto as duas medidas de tempo são parecidas, mas não iguais. Diferentemente do GMT, UTC oferece a visão atual da divisão dos fusos horários diretamente atrelada à rotação real da Terra, com menor variação.

O novo Octa UTC indica mecanicamente as diferentes horas atreladas às posições geográficas da Terra, indicando horários de verão e inverno.

Sobre o mostrador, as horas locais são indicadas pelos ponteiros azuis, atreladas ao calendário indicando a hora geográfica atual. O ponteiro em ouro rosa indica a hora de origem em 24 horas, representada pelos 24 fusos horários da Terra.


Utilização

A hora do fuso horário de origem é ajustada ao se pressionar o pequeno botão às 4 horas. Após puxar a coroa na posição das 2 horas, o usuário move o globo de modo que o fuso horário de origem seja posicionado sobre o "0" para hora de inverno.

Simultaneamente, o ponteiro de ouro automaticamente se ajusta para a correspondente hora desta região. O propósito dos indicadores +1/-1 é trocar a região específica para o horário de verão que é atrelado à localização geográfica do usuário, dependendo se é leste ou oeste do fuso escolhido.

O movimento mecânico com corda automática é produzido em ouro roda 18K, como todas as criações da F.P.Journe - Invenit et Fecit. Ele é construído sobre o calibre 1300.3, e oferece uma complicação adicional à linha Octa, ainda mantendo as mesmas dimensões do calibre.

A coleção Octa de F.P.Journe, lançada em 2001, é composta de relógios de pulso automáticos com uma excepcional reserva de marcha de 5 dias (120 horas), todos eles com a mesma espessura de caixa, independentemente da complicação.

O mostrador exibe horas, minutos e segundos descentrados, uma reserva de marcha retrógrada, grande data, e, pela primeira vez, a Terra dividida em fusos horários. A passagem dos meses de 28 a 31 dias é feita manualmente.

O Octa UTC também apresenta um rotor descentrado em ouro vermelho 22K que carrega em apenas uma direção, graças a um exclusivo sistema de rolamentos de cerâmica autoblocante. Assim, cada movimento infinitesimal é aproveitado ao máximo para um carregamento otimizado do relógio.


Octa UTC - especificações técnicas

O movimento é o calibre automático FPJ 1300-3 em ouro rosa 18K (4N), 301 peças, 40 rubis, com diâmetro de 30,80 mm e altura de 5,85 mm. O balanço de inércia ajustável com espiral Anachron plana de livre oscilação tem frequência de 21.600 aph (3 Hz).

O mostrador em ouro branco ou vermelho apresenta indicações de horas, minutos, pequenos segundos em guilloché prateado, além de data em prata. A caixa em platina ou ouro vermelho tem diâmetro de 38 ou 40 mm e altura de 10,6 mm.

BRANDPARTNERS