Publicidade
Home  >  News Voltar

Hublot - Baselworld 2011Oceanographic 4000

06 de junho de 2011
Em Baselworld 2011, fomos apresentados ao Oceanographic 4000, o primeiro relógio da Hublot especialmente desenvolvido para o mergulho, capaz de suportar uma pressão de 4.000 metros de profundidade.


No dia de hoje, em associação com o Museu Oceanográfico de Mônaco, juntamente com o Instituto Oceanográfico Fundação Alberto I, a Hublot apresenta oficialmente o novo e robusto relógio de mergulho, um fruto de 18 meses de pesquisas, desenvolvimento e inúmeros testes.

Apadrinhado de forma inédito pelas duas renomadas instituições, referências mundialmente conhecidas no estudo, pesquisa e conservação dos oceanos, o "Oceanographic 4000" será lançado naquele que é o principal aquário de Mônaco, destinado à proteção de espécies e animais marinhos, na presença do príncipe Alberto II de Mônaco e de Jean-Claude Biver, presidente da Hublot.

Ao decidir apoiar o Museu Oceanográfico de Mônaco, a Hublot não apenas homenageia a história e o patrimônio excepcional da prestigiosa instituição monegasca, mas também apoia ativamente o estudo e a proteção dos oceanos, com o financiamento de missões e estudos científicos realizados pelo instituto.

O primeiro evento oficial que marca a associação é a "Deep Sea Conference", que se realizará no próximo dia 13 de outubro no Instituto Oceanográfico de Paris. A Hublot é o principal colaborador.


O Oceanographic 4000

Autêntico instrumento dotado de alta tecnologia, ergonomia orientada para a eficácia e de simples manipulação, este relógio possui características excepcionais, tanto no que diz respeito ao desenho como ao seu desenvolvimento e à sua fabricação. Para obter a qualificação de "relógio de mergulho" resistente à pressão de 4.000 metros, o relógio teve que atender às características precisas definidas pelas normas internacionais da relojoaria suíça (NIHS).

A estanqueidade foi testada pela Hublot em um tanque Roxer no qual foi submerso e submetido a uma pressão equivalente a 5.000 metros de profundidade. Para garantir a estanqueidade do relógio e resistir a esta pressão extrema, o cristal de safira tem uma espessura de 6,5 mm. Trata-se de uma espessura maior que a habitual, mas relativamente razoável para este nível de resistência. O fundo da caixa é rosqueado, condição sine qua non para alcançar os abismos marinhos. Ela foi feita em titânio de grau 2, material inoxidável extremamente resistente.

Graças à fabricação em titânio ou, no caso de sua outra versão All Black, em fibra de carbono (dois materiais de extrema leveza e tecnicidade apropriadas para este tipo de aplicação), o Oceanographic 4000 resulta bastante leve no pulso, mesmo que o diâmetro de 48 mm e seu volume sejam consideráveis.

Do ponto de vista da luminosidade, a hora e o tempo medido no aro interno devem resultar legíveis na obscuridade a uma distância de 25 cm. Para satisfazer a esta exigência, o mostrador, o aro e os ponteiros do Oceanographic 4000 foram otimizados para aumentar a superfície da zona de tratamento com SuperLuminova?, material luminescente que emite uma cor verde na versão em titânio.

A leitura é garantida graças ao aro giratório interior, unidirecional com cremalheira, com indicador de tempo de imersão. Esta visualização, situada o mais próximo possível do mostrador, minimiza o risco de modificação involuntária do tempo de imersão. Além disso, facilita a leitura do tempo de mergulho. De acordo com a norma, o dispositivo do Oceanographic 4000 está provido de uma escala de minutos na qual se destacam os períodos de cinco minutos.

O relógio incorpora duas coroas rosqueadas (proteção que permite garantir a estanqueidade mediante a compressão de uma junta tórica). A coroa do aro, com a qual se pode calcular o tempo de imersão, se encontra localizada na posição das 2 horas para um fácil acesso e uma utilização cômoda. É unidirecional, por questões de segurança, com rosqueado de baioneta e dotada de um protetor de coroa sobredimensionado para uma maior segurança e permitir uma manipulação facilitada com um traje de mergulho. A segunda coroa, para dar corda, ajustar a hora e a data, encontra-se situada às 4 h, para limitar o espaço ocupado.

Por último, o Oceanographic 4000 dispõe de uma válvula de hélio, característica dos relógios de mergulho capazes de descer a grandes profundidades. Elemento essencial quando o relógio é utilizado em câmaras de mergulho, ela permite que, durante a subida, escapem sem risco algum os gases que penetram no relógio durante a descida. A válvula do Oceanographic 4000 é feita em aço inoxidável e encontra-se às 10 horas, visível no lateral esquerda da peça.

O relógio vem com duas pulseiras ("ville" - cidade e "plongeur" - mergulhador) com fecho de fivela. Por um lado, porque este sistema é mais seguro se comparado a um fecho de báscula para este tipo de uso, e porque, também, é mais fácil de manipular e fechar com trajes de mergulho. O desenho do fecho é original (já que a fivela é pouco frequente nas coleções habituais da Hublot), e seu sistema de fixação à caixa possui dois pequenos botões integrados em cada extremo da caixa com os quais se pode trocar de forma instantânea a pulseira sem ter que se recorrer a uma chave ou qualquer outro acessório. A pulseira "ville" é de borracha preta. A pulseira "plongeur", uma fusão de borracha e náilon e maior que uma pulseira padrão, foi criada para poder ser usada sobre um traje de mergulho de até 8 mm de espessura.


King Power 48 Mm Oceanographic 4000 - Detalhes técnicos

Referências 731.NX.1190.RX e 731.QX.1140.RX
Série limitada de 1.000 peças numeradas para a versão de titânio
Limitada de 500 peças numeradas para a versão "All Black" em fibra de carbono preta

Caixa "King Power", com diâmetro de 48 mm, em titânio polido com jato de areia e com acabamento acetinado ou em fibra de carbono fosca. Fundo em titânio polido com jato de areia e com acabamento acetinado ou de titânio polido com jato de areia com acabamento acetinado com PVD negro. A estanqueidade tem certificado para 400 atm ou 4.000 metros. Ela foi testada até 5.000 metros segundo as normas NIHS.

O aro em titânio é polido com jato de areia e possui acabamento acetinado ou em fibra de carbono fosca. Ele é fixado por 6 parafusos de titânio com PVD negro em forma de H. O aro e a caixa possuem inserções laterais em resina composta negra. A coroa é feita em titânio com inserção de borracha preta ou titânio com PVD preto com inserção de borracha preta. Os parafusos são em titânio com PVD preto.

O mostrador em preto fosco é protegido por cristal de safira com tratamento antirreflexos. Ele possui apliques acetinados com SuperLuminova? negra ou verde. Os ponteiros são acetinados e polidos com jato de areia e revestidos com SuperLuminova? negra ou verde.

Movimento
Calibre HUB1401, movimento mecânico de corda automática de 180 componentes, 23 rubis. Apresenta pontes acetinadas, chanfradas e polidas, parafusos em PVD negro, espiral em Glucydur, reserva de marcha de aproximadamente 42 horas.

Pulseira
Duas pulseiras, uma de borracha negra e outra de borracha e náilon, com fecho de fivela de titânio ou de titânio com PVD negro.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS