Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2011Altiplano, em busca do essencial!

14 de fevereiro de 2011
O local é de cortar a respiração! Lá em cima, a 3500 metros acima do nível do mar, tudo é raro e precioso. O majestoso Altiplano estende-se ao longo de quatro países da América do Sul - Argentina, Chile, Peru e Bolívia, sendo uma das regiões desabitadas mais altas do mundo. Este belo plano elevado da superfície terrestre é também uma das mais impressionantes áreas naturais do planeta. É uma terra de lendas onde o homem e a natureza se unem numa harmonia frágil baseada no essencial. Um local onde tribos indígenas veneram a terra, a "Pachamama". Há cinco séculos, foi lá que se refugiaram os últimos Incas, que transportaram consigo os seus últimos tesouros até os confins longínquos de um império perdido.

Picos nevados, lagos de montanha, um clima agreste, silêncio... Um ambiente espetacular que não é assim tão estranho aos habitantes das altas montanhas do Jura Suíço de um século atrás. E foi realmente no coração de um destes vales, nos ateliers da Piaget em La Cote-aux-Fées, que nasceu uma linha lendária de relógios: o Altiplano. A pureza das paisagens das terras altas da Cordilheira dos Andes inspirou de forma natural os criadores do mais fino relógio mecânico de corda automática do mundo.



A relojoaria extraplana é uma aventura que começou para a Piaget há mais de 50 anos. No início de 1957, após vários e frutíferos anos de pesquisa e desenvolvimento, os relojoeiros em La Cote-aux-Fées apresentaram um movimento mecânico com apenas 2 mm de espessura. A criação foi batizada de 9P, devido ao diâmetro de 9 linhas, medida ainda hoje utilizada pelos relojoeiros. Era um mecanismo fino, leve e requintado. Os primeiros relógios com o calibre 9P foram apresentados ao mercado na então Feira de Relógios da Basileia. A apresentação deu início a uma autêntica revolução que rapidamente mostrou aos irmãos Piaget o tesouro que o 9P representava. Sobre este movimento e suas posteriores versões, incluindo o 12 P apresentado em 1960 como o calibre automático mais plano do mundo, a Piaget fundou a sua reputação nesta área.

Acima e além das façanhas técnicas envolvidas, o desenvolvimento de movimentos extraplanos levaria a uma renovação estética integral. Libertos de todas as limitações, os relógios Piaget estavam agora preparados para permitir uma interpretação relojoeira do espírito rebelde e indomável dos anos 60. A par com os modelos extravagantes que estavam então muito mais em voga, a manufatura de alta relojoaria Piaget deu também seguimento à sua linha de modelos extraplanos extremamente puros: caixa fina inimitável, mostrador discreto, ponteiros sutilmente estilizados. Sobre estas criações excepcionais, o luxo revela-se, mas mantém-se reduzido ao essencial: um movimento técnico de excelência, metal precioso, design simples e claro. Durante meio século, a arte da Piaget no uso destes três elementos criativos permitiu-lhe escrever algumas das mais belas páginas no campo da relojoaria extraplana.

E é um fato que se pode justamente falar de legitimidade histórica, já que a Piaget tem consistentemente quebrado novas barreiras no campo altamente técnico do relógio extraplano. De um total de 29 movimentos desenvolvidos pela Piaget, 17 são extraplanos. Desta longa e notável linhagem, dois dos mais extraordinários e recentes calibres são o 430P (2,1 mm de espessura) criado em 1998 e o 830 P (2,5 mm), em 2007. Esta competência na área dos movimentos extraplanos também deu origem a calibres complicados, como o calibre de forma com turbilhão mais fino do mundo, o 600P, assim como o cronógrafo 880P, o calendário perpétuo 885P e o turbilhão de corda automática 1270P. Em 2010, a Piaget comemorou o 50º aniversário do lendário calibre 12P ao apresentar o 1200P (horas e minutos) e o 1208P (horas, minutos e pequenos segundos). O movimento de corda automática mais plano do mundo com apenas 2,35 mm de espessura. Associados à caixa de 43 mm do Piaget Altiplano, estes movimentos estabelecem um segundo recorde, desta vez como o relógio mais plano na sua categoria (5,25 mm).

Apresentado inicialmente em 1998 sob a evocativa designação de Altiplano, os modelos extraplanos da Piaget associam-se a códigos de design bastante específicos. Além das linhas extremamente puras da caixa redonda ou quadrada, os Altiplano distinguem-se pelos mostradores puros, ponteiros elegantes e alongados e marcadores de horas em forma de bastão ou com numeração romana.

Graças à ampla gama de modelos, a coleção Altiplano inclui tanto exemplares masculinos como femininos, quase sempre associados a movimentos mecânicos, onde as caixas em metal precioso podem também ser decoradas com pedras preciosas. Ao manterem a tradição da Piaget no domínio dos relógios extraplanos, de inspiração clássica ou modelos conceituais - como o Altiplano Double Jeu e o Altiplano Fingerprint - estes modelos representam também a oportunidade de explorar artes características da relojoaria como o esmalte, o esqueleto e a cravação de pedras preciosas.

Reconhecido tanto pelas competências necessárias à sua execução, como pela estética única, o Piaget Altiplano tem ganhado numerosos prêmios atribuídos pelo público e por profissionais, incluindo o prêmio de design obtido durante o Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra de 2003.

Em 2011, a Piaget enriquece ainda mais a coleção Altiplano, que acabou por se tornar num ícone da marca, com novas versões que vêm consolidar o seu êxito no campo dos relógios extraplanos.
 
Piaget Altiplano 34 mm e 40 mm em ouro rosa com besel cravado
Piaget Altiplano 34 e 38 mm com mostrador pavé
Piaget Altiplano 43 mm em ouro branco com bisel cravado

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS