Publicidade
Home  >  News Voltar

Richard Mille - SIHH 2011RM 029 Automático com Grande Data

13 de janeiro de 2011
O novo Calibre RMAS7, esqueletizado e com Grande Data, é o elemento central do RM 029 que estreia durante o SIHH da próxima semana. O processo de esqueletização a que este novo calibre foi sujeito necessitou de mais de 10 meses para ser finalizado, já que a manufatura não queria assumir qualquer risco no que se refere à resistência ou à capacidade de suportar impactos do movimento.


Esta opção acabou por dar origem a uma grande atenção ao movimento, através de inúmeros testes efetuados sobre a platina base de titânio, antes ainda do padrão decorativo final de recortes ter sido escolhido. Dentro da caixa com 48 mm x 39,70 mm x 12,60 mm, oscila um movimento automático com mecanismo de indicação de Grande Data e uma massa oscilante de geometria variável, inspirada pelo RM 011.

Neste sistema, o design exclusivo da Richard Mille permite que o processo de carga da mola se adapte de forma mais eficiente ao nível de atividade do utilizador entre esporte ou lazer. Os braços do rotor foram construídos em titânio de grau 2 com uma estrutura específica e ajustável em ouro branco 18 K; o segmento exterior e mais pesado deste rotor é em ouro branco, assentando sobre rolamentos que utilizam um material altamente durável à base de cerâmica.

A platina base, as pontes e o braço do balanço foram construídos em titânio de grau 5 com um tratamento à base de Titalyt®. Esta característica é responsável pela elevada rigidez do conjunto, assim como uma superfície perfeitamente plana e que é essencial para um funcionamento perfeito do trem de engrenagens.

A ponte da reserva de marcha foi tratada com PVD negro, e uma atenção especial foi dada à eliminação de problemas causados pelos choques externos através da aplicação de apoios Incabloc, tanto do lado do mostrador como do lado do movimento. Na sua totalidade, o calibre RMAS7, com 32 rubis e com uma frequência de oscilação de 4 Hz, foi especificamente manufaturado de maneira a possibilitar uma performance cronométrica superior.

O calibre está equipado com um balanço de livre oscilação que representa a mais recente inovação ao garantir uma maior fiabilidade quando sujeito a impactos, e também durante a sua montagem e desmontagem. Um conjunto de características que acabam por lhe atribuir um melhor comportamento dinâmico ao longo de um período de tempo ampliado.

Neste sistema, a agulha de regulação é eliminada, dando lugar a uma regulação mais precisa e replicável graças a 4 pequenos blocos de inércia ajustáveis localizados diretamente no volante do balanço.

O design e a execução de todo o relógio são testemunhos de uma abordagem conceitual no que se refere ao movimento, caixa e mostrador. O resultado desta estratégia criativa é o de tudo ter sido construído de acordo com especificações extremamente rigorosas, similares aos métodos de engenharia analítica usados no design dos carros de Fórmula 1, onde o chassi e o motor são desenvolvidos em total harmonia.

Como exemplo, um vedante clássico de caixa deixa de ser necessário e o movimento passa a apoiar-se sobre pontos de apoio em borracha (ISO SW) e fixado por meio de 4 parafusos de titânio. Características como esta são prova de um trabalho isento de compromissos.

A caixa do RM 029 requer 47 operações distintas de estampagem apenas para obter a sua forma final. A posterior usinagem em CNC requer mais de 4 horas e 255 operações individuais, terminando o processo com os trabalhos de acabamento para o qual é necessário um dia inteiro. Segue-se então um rigoroso controle de qualidade a que cada caixa é submetida, e que demora cerca de 45 minutos.

A caixa tripartida é resistente à imersão até 50 metros, uma pressão que é suportada através da utilização de três vedantes em Nitril. 12 Parafusos de perfil especial em titânio grau 5, associados a anilhas resistentes ao atrito em aço inox 316L, encerram final e definitivamente a caixa.

Tecnologia de ponta, combinada com elegância, linhas atraentes, funcionalidade e uma inequívoca personalidade: o RM 029 automático tipifica o design inovador da Richard Mille, introduzindo novos elementos como a Grande Data num modelo que também estará disponível em ouro amarelo ou vermelho 18 K.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS