Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FHM3, um "Sapo" de chocolate!

15 de dezembro de 2010
Por ocasião do 10º aniversário do conhecido Fórum PuristS, a MB&F apresentou o HM3 "Chocolate Frog", uma edição limitada de 10 peças disponíveis apenas através daquele site.


Apesar de a alta relojoaria ser normalmente um negócio sério e relativamente comedido no seu humor, a MB&F foi criada com o intuito de contribuir com o sentido lúdico e de espanto infantil, uma característica que é plenamente alcançada com o HM3 "Chocolate Frog"!

Os "olhos" salientes deste "sapo" permitem uma visão em diversas direções sem a necessidade de se rodar a cabeça. As cúpulas bulbosas deste HM3 se beneficiam da característica oposta, e não menos importante, de permitir uma leitura do tempo a partir de múltiplos ângulos, sem a necessidade habitual de rodar o pulso.

O "Frog" distingue-se particularmente do HM3 convencional pelo fato de serem as cúpulas de alumínio a rodarem sob os cristais de safira, enquanto que no modelo original são os ponteiros das horas e dos minutos que evoluem em torno dos respectivos cones estacionários.

Cúpulas rotativas desta dimensão e forma colocaram à MB&F uma série de desafios técnicos. As cúpulas das horas e dos minutos foram trabalhadas a partir de blocos de alumínio sólido, de maneira a terem o benefício de uma relação resistência/peso otimizada.

As cúpulas pesam apenas meio grama, e são trabalhadas a partir do exterior e posteriormente pelo interior, de forma a se alcançar uma espessura extremamente reduzida de apenas 0,28 mm, o que acaba por reduzir as suas necessidades de energia para um mínimo absoluto.

Mesmo a construção dos cristais de safira semiesféricos das cúpulas exigiu bastante atenção, e apenas recentemente se tornaram mesmo possíveis de executar. Um grau de dificuldade que tem origem no fato de qualquer pequena imperfeição no cristal de safira poder introduzir um efeito óptico de ampliação indesejado. A safira tem assim de ser trabalhado para que assuma uma forma e um polimento perfeito e uniforme.

O método pouco habitual de indicação do tempo deste "Frog", requereu o desenvolvimento de um novo trem de engrenagens para o movimento do HM3. Uma necessidade imposta pelo fato de as cúpulas em alumínio do modelo completarem uma rotação a cada 12 horas em oposição às 24 horas do ponteiro das horas do HM3 convencional. E como o disco da data sobredimensionado é impulsionado a partir das horas, as engrenagens que impulsionam a data tiveram também de ser redimensionadas.

O "Chocolate Frog" pode indicar o tempo de uma forma lúdica, mas os seus acabamentos manuais e a precisão de execução do seu movimento inserido na caixa "high-tech" de titânio revelam uma abordagem séria e meticulosa com um máximo de atenção ao detalhe.

Uma observação mais atenta da caixa deste modelo é premiada com a descoberta de um grande número de detalhes onde se inclui o número "8" gravado em volta das cúpulas que reflete a forma do fundo que por sua vez revela o duplo rolamento de cerâmica, os parafusos em ouro branco e uma seta discretamente gravada e destinada a indicar a data sobredimensionada.

Se a capacidade de observação do leitor for capaz de se abstrair destas indicações, é provável que se prenda pelo colorido brilhante da massa oscilante em ouro 22 K na forma de machado de batalha, e pela composição intrincada do movimento que lhe sucede abaixo. O HM3 incita-nos assim a não nos precipitarmos em conclusões prematuras...


Características técnicas


Movimento

Movimento mecânico tridimensional projetado por Jean-Marc Wiederrecht/Agenhor
Oscilador e trem de engrenagens Girard-Perregaux
Balanço com uma frequência de 28.800 vph
Rotor da corda automática em ouro rosa 22 K azulado na forma de um machado
Informação das horas e minutos transmitida através de rolamentos cerâmicos para as cúpulas rotativas
Número de componentes: 304
Número de rubis: 36 (todos funcionais)


Funções

Horas e indicador dia/noite sobre uma cúpula (em alumínio com um período de 12 horas)
Minutos na segunda cúpula (em alumínio com um período de 60 minutos)
Data periférica ao movimento


Caixa

Titânio de grau 5 coberto com PVD Chocolate, com rotor em ouro de 22 K em ouro rosa; edição limitada de 10 peças
Coroa rosqueada
Dimensões (excluindo coroa e garras): 47 mm x 50 mm x 16 mm
Número de componentes da caixa: 53


Cristais de safira

Cúpulas e fundo com tratamento antirreflexo em ambas as superfícies


Mostradores

Cúpulas rotativas em alumínio, 0,58 g


Pulseira e fecho

Couro de crocodilo negro costurado à mão com fecho de báscula em ouro branco 18 K e titânio, feito sob medida
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022

BRANDPARTNERS