Publicidade
Home  >  News Voltar

Jaeger-LeCoultreAMVOX5 World Chronograph

13 de novembro de 2010
A associação entre a manufatura Suíça Jaeger-LeCoultre e o fabricante Inglês de automóveis de luxo Aston Martin tem proporcionado o surgimento de relógios com design e funções inovadores. O novo AMVOX5 World Chronograph celebra os cinco primeiros anos de uma parceria de grande sucesso.


O AMVOX5 World Chronograph é o primeiro relógio da coleção AMVOX que associa a função de cronógrafo à de horas universais. É, ao mesmo tempo, a quinta criação relojoeira nascida sob os auspícios dos valores comuns das duas marcas de exceção: o respeito absoluto às mais nobres tradições, uma incansável busca da perfeição e um espírito de vanguarda.

Em seus âmbitos respectivos, tanto a Grande Maison do Vallé do Joux como o célebre construtor britânico são movidos por uma mesma paixão: o amor pela beleza mecânica, seja automobilística ou relojoeira. As duas marcas compartilham também a vontade de controlar completamente os diversos aspectos da produção.

Desta maneira, a Jaeger-LeCoultre é a única Manufatura capaz de reunir 40 ofícios e conhecimentos técnicos diferentes sob um mesmo teto, desde os relojoeiros aos artesãos que perpetuam e enriquecem o patrimônio transmitido pelas antigas gerações aos engenheiros em microtécnica e aos profissionais das tecnologias de ponta.

"A busca da inovação é um dos fundamentos de nossa associação. As fabulosas realizações que fazem parte da história de nossas duas marcas são a origem de avanços decisivos tanto na relojoaria como na construção de automóveis" destaca Jérôme Lambert, Diretor Geral da Jaeger-LeCoultre.

Por sua vez, Ulrich Bez, Diretor Executivo da Aston Martin, declarou: "As sinergias de nossas experiências complementares permitem a criação de extraordinários relógios, tanto de um ponto de vista técnico como estético. O notável êxito desta associação já duradoura reside também nos vínculos históricos entre a Jaeger-LeCoultre e o mundo do automóvel."


Paixão comum e raízes históricas

A Jaeger-LeCoultre revive um capítulo prestigioso de sua longa história, apesar de não ser um dos mais conhecidos. Na época do início da Primeira Guerra Mundial, Edmond Jaeger empreendeu uma audaz diversificação em um setor onde somente um espírito visionário poderia suspeitar de sua importância futura: a indústria do automóvel.

Graças à sua precisão e a sua fiabilidade, os contadores Jaeger conquistaram os painéis dos mais luxuosos automóveis de sua época. A partir de meados dos anos 1920, os velocímetros fabricados no Vallé de Joux alcançaram uma posição insuperável, já que 95% das corridas de automóveis eram ganhas por bólidos com contadores Jaeger.

Para satisfazer a demanda em constante crescimento, Jacques-David LeCoultre fundou uma oficina em Londres que anos mais tarde passaria a ser um fabricante líder no segmento de instrumentos para automóveis.

Seria necessário, contudo, esperar a chegada de um novo século para que os antigos vínculos entre a Jaeger-LeCoultre e o mundo do automóvel voltassem a se reatar. Acontecimento que parecia predestinado, o reencontro entre as duas marcas de exceção, uma Suíça e a outra Inglesa, tomou rapidamente a forma de um projeto de ampla envergadura, entre a vanguarda e a tradição.

Da mesma forma como ocorre na Aston Martin, as criações relojoeiras que carregam a emblemática assinatura da Jaeger-LeCoultre nascem pacientemente nas oficinas do Vallé do Joux e ilustram uma síntese perfeita entre manufatura e tecnologias inovadoras.

No ano em que completa 5 anos, vale a pena recordar todos os modelos já lançados desde o início da parceria entre Jaeger-LeCoultre e Aston Martin.


AMVOX1 Alarm: Desenho mítico e funções icônicas

Desenvolvido em 2005, o AMVOX1 Alarm foi o primeiro símbolo desta união entre duas concepções de mecânica. Caracterizado por um novo olhar sobre o espírito da competição automobilística, ele joga brilhantemente com os contrastes entre acentos contemporâneos e referências históricas, como no desenho original de seu mostrador, cujas visualizações possuem a disposição de 270o dos contadores de velocidade dos automóveis dos anos 1920 e 1930; a sua função de alarme, uma alusão aos famosos relógios com alarme Memovox produzidos pela manufatura nos anos 50.

Excepcional por seu desenho, o primeiro relógio da coleção destaca-se também pelas características técnicas de sua sonorização: um timbre suspenso que adota uma forma inédita para garantir um som de uma clareza e amplitude inigualáveis.


AMVOX2 Chronograph: A revolução do cronógrafo de acionamento vertical

Ainda hoje, a surpresa provocada pela apresentação do segundo modelo AMVOX repercute. A mudança representada pelo AMVOX2 Chronograph se explica facilmente. Conceito revolucionário, o primeiro cronógrafo do mundo de acionamento vertical foi fruto de uma proeza técnica que fez desaparecer dos lados da caixa os pulsadores tradicionais do cronógrafo, proporcionando aos projetistas da Manufatura um formidável espaço livre para criar peças com uma pureza de linhas inédita.

Como todas as criações da Manufatura, o dispositivo se caracteriza por uma extrema facilidade de utilização. Uma simples pressão sobre o cristal de safira às 12 horas se encarrega de por em marcha o cronógrafo, enquanto que a volta a zero se efetua com um mesmo movimento exercido sobre a parte inferior do cristal, às 6 horas. Nunca antes a função cronógrafo havia sido tão fácil, intuitiva e ergonômica. Com esse cronógrafo de acionamento vertical, a medida de breves intervalos de tempo se converteu em um gesto natural para o utilizador.


AMVOX3 Tourbillon GMT: entre a Alta Relojoaria e a Alta Tecnologia

Acima e além dos códigos específicos que se estabelecem à primeira vista sobre a identidade automobilística desta criação relojoeira, o terceiro modelo da coleção, o AMVOX3 Tourbillon GMT, afirma de forma imediata sua inclusão no segmento mais exclusivo da Alta Relojoaria.

O extraordinário movimento mecânico Jaeger-LeCoultre Calibre 988 associa a precisão do turbilhão à das funções complementares: um segundo fuso horário e uma data indicada por um ponteiro que efetua um grande salto entre o dia 31 e o 1º do mês seguinte de modo a não encobrir em nenhum momento a visão do turbilhão. O mostrador com aberturas garante uma perfeita visão das pontes e da platina recobertos de rutênio, segundo a alta tradição relojoeira.

Contudo, Jaeger-LeCoultre e Aston Martin nunca estão completamente satisfeitos com a excelência se ela não estiver acompanhada de um toque de inovação. A caixa do AMVOX3 Tourbillon GMT se inscreve na história como a primeira caixa de cerâmica produzida pela Manufatura.


AMVOX2 Transponder: simbiose perfeita entre relógio e automóvel

Mostra de uma perfeita técnica relojoeira, representada pelo Calibre Jaeger-LeCoultre 751 e o seu famoso cronógrafo de acionamento vertical, o AMVOX2 Transponder encarna o vínculo tangível entre o universo das duas Manufaturas. A mecânica se alia com a tecnologia de ponta, já que o relógio abriga um microssistema emissor que se encarrega de bloquear e desbloquear as fechaduras do Aston Martin.

Os engenheiros da Jaeger-LeCoultre redesenharam completamente o módulo "transponder" com o objetivo de integrá-lo ao fundo da caixa do relógio. Fazendo o trabalho de emissor, a antena metalizada sobre o cristal de safira permitiu conservar todo seu alcance e está suficientemente isolada do mecanismo do relógio para evitar perturbar sua fiabilidade. Os efeitos da sinergia alcançaram níveis inéditos sobre o AMVOX2 Transponder, que representa um magnífico exemplo da bem-sucedida associação entre a mecânica de alta precisão e as soluções de vanguarda.


AMVOX5 World Chronograph: O primeiro cronógrafo com hora universal da coleção AMVOX

Em 2010, o AMVOX5 World Chronograph, quinta criação da coleção, surge como o primeiro relógio da coleção dotado de um cronógrafo com função de hora universal.

Sua aparência compreende todos os elementos que resultaram no êxito do projeto AMVOX: os índices e as cifras em branco luminescente na clássica disposição de 270o, o mostrador com aberturas e decorado com motivo em grade que evoca os radiadores dos automóveis Aston Martin; as funções horárias e cronográficas que se indicam sobre contadores redondos e se completam com um indicador de marcha às 6 horas sobre o logotipo Jaeger-LeCoultre.

Sobre a borda do mostrador, as emblemáticas cidades dos 24 fusos horários permitem consultar instantaneamente a hora em todos os pontos do planeta. Um sutil detalhe que destaca o patrimônio automobilístico do relógio: Londres cede seu lugar a Gaydon, a localidade de Warwickshire onde se criam pacientemente os prestigiosos Aston Martin.

Esplêndida mecânica, o calibre Jaeger-LeCoultre 752 que anima o AMVOX5 se distingue por sua precisão e robustez excepcionais. Seu cronógrafo com roda de colunas e embreagem vertical, dentro da mais pura tradição relojoeira, se caracteriza por seus notáveis aperfeiçoamentos da técnica relojoeira, como por exemplo as esferas de cerâmica nas rodas do sistema de corda que não requerem lubrificação, o grande balanço de inércia variável e a espiral soldada com laser, que garantem uma fiabilidade e uma longevidade fora do comum.

O calibre in-house JLC 752, versão modificada do JLC 751, possui uma frequência de 28.800 alternâncias por hora e uma reserva de marcha de 65 horas. Ele possui uma espessura de 5,6 mm, um total de 41 rubis e 279 peças.

Este calibre "todo-terreno" está inserido em uma caixa de cerâmica "high-tech" com titânio ou ouro rosa 18 quilates. Totalmente integrada na Manufatura, sua fabricação se baseia em métodos inovadores e nos últimos avanços tecnológicos, idênticos aos utilizados na indústria aeronáutica e médica. Obtida por compactação sob alta pressão de óxido de ítrio mesclado com óxido de zircônio, a mistura surge a uma temperatura de 2000oC.

Após um rigoroso controle através de radioscopia da homogeneidade da massa, o bloco de cerâmica é trabalhado com ajuda de ferramentas com ponta de diamante. A caixa de um negro intenso, claramente mais leve que o aço, mas com uma dureza duas vezes maior, assegura ao AMVOX5 World Chronograph uma resistência e uma longevidade sem precedentes, para um relógio que se pretende capaz de cruzar o tempo sem alterar-se.

A caixa do AMVOX5 tem 44 mm de diâmetro, espessura de 15,2 mm e resistência à água a uma profundidade de 50 metros.

O AMVOX5 World Chronograph será produzido em uma edição limitada de 300 peças em cerâmica e titânio e outra de 200 peças em cerâmica e ouro rosa. Duas versões Racing seduzirão aos fanáticos da competição de automóveis em série limitada de 100 peças cada uma. Nestes modelos, o disco de dia e noite se distinguirá por suas cores preto e rosa ou preto e branco. O grande ponteiro de segundos exibirá um matiz laranja e os discos dos contadores do cronógrafo terão acabamento em carbono, inspirados nos protótipos de competição LMP1 da Aston Martin.


Preço de venda do modelo em cerâmica e titânio: US$ 20,500
Preço de venda do modelo em cerâmica e ouro rosa: US$ 26,150



Publicado originalmente na Revista Pulso no. 70, Setembro/2010
 
AMVOX5 - Versão em cerâmica e ouro rosa
AMVOX5 - Versão em cerâmica e ouro rosa
AMVOX5 - Versão em cerâmica e titânio
Calibre JLC 752
AMVOX1 Alarme em Platina, o primeiro da série
AMVOX2, o primeiro cronógrafo de acionamento vertical
AMVOX2 Transponder
AMVOX3 Tourbillon GMT
O protótipo de corrida Aston Martin LMP1 009

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS