Blancpain - Baselworld 2010Carrousel Répétition Minutes Le Brassus
16 de agosto de 2010
O Carrousel Répétition Minutes Le Brassus destacou-se no topo da pirâmide das novidades apresentadas pela Blancpain em Baselworld 2010. Pela primeira vez na história da Alta Relojoaria, esta grande complicação associa um carrossel volante de um minuto e uma repetição de minutos provida de um timbre catedral.
São muito poucas as marcas relojoeiras que podem oferecer modelos com repetição de minutos e muito menos ainda as que podem conceber e produzir estes movimentos no seio de sua própia manufatura. Desde o final dos anos 80, a Blancpain desenvolveu e mantém ininterruptamente em sua produção regular não apenas um, mas dois calibres deste tipo! Em 2010, a Manufatura eleva a cifra a três com a apresentação do Carrousel Répétition Minutes Le Brassus.
Esta grande complicação inédita se caracteriza por uma série de inovações exclusivas da Blancpain. A repetição de minutos possui um timbre catedral muito particular, cujos excepcionais gongos são tão longos que dão uma volta e meia ao redor do movimento - meia volta a mais que os gongos habituais, emitindo um som de qualidade excepcional.
Os mestres construtores de repetidores de minutos enfrentam a um desafio de grande envergadura: a transmissão do som através da caixa. Contudo, cabe assinalar que a Blancpain solucionou este problema com maestria, fixando o gongo catedral na face interna da caixa, uma solução que permite obter um volume e uma clareza sonora sem igual. Por último, para otimizar a pureza do som, reduzindo o ruído de fundo produzido pelo mecanismo, a Blancpain empregou um órgao regulador volante.
Ao longo da história, os relógios equipados com repetição de minutos sempre correram o risco de sofrer graves danos no caso de, por descuido de seu proprietário, este tentar ajustar a hora com a "sonnerie" em funcionamento. A Blancpain obteve uma resposta revolucionária a este problema recorrente, graças a um sistema que desengata automaticamente o dispositivo de ajuste da hora no preciso instante em que se ativa a repetição, eliminando o risco de danificar o movimento, inclusive com a manipulação da coroa.
Como merece um mecanismo de tal complexidade, o movimento desta peça de exceção está dotado de pontes e de uma platina de ouro vermelho minuciosamente gravadas à mão.
A alma mecânica desta nova criação da coleção Le Brassus está equipada com o célebre carrossel volante de um minuto, que se destacou por várias realizações inéditas, entre elas por ser o primeiro carrossel de um minuto, o primeiro carrossel volante e o primeiro carrossel em um relógio de pulso.
Esta associação única de um carrossel com uma repetição de minutos se abriga em uma caixa de 45 mm de ouro vermelho com um mostrador aberto de ouro branco e aplicações em ouro vermelho. A combinação do mostrador aberto e do fundo de cristal de safira não apenas assegura uma ótima e ampla visibilidade do complexo mecanismo da repetição de minutos como também permite admirar a delicada gravação das pontes, minuciosamente realizada à mão.
Características técnicas - Carrousel Répétition Minutes Le Brassus
Referência: 0233-3634-55B
Série limitada a 10 peças
Mecanismo
Calibre 1736, a corda manual
Espessura: 7,40 mm
Diâmetro: 32,80 mm
Reserva de marcha: 60 horas
Rubis: 48
Componentes: 414
Caixa
Espessura: 13,31 mm
Diâmetro: 45,00 mm
Fundo em safira
Entre garras: 23,00 mm
Ouro vermelho