Publicidade
Home  >  News Voltar

Jean DunandJean Dunand Palace

12 de agosto de 2010
Imaginação, invenção, aventura, romance: foram 50 anos notáveis, a base para a era moderna. Eles viram surgir da eletricidade ao rádio e o cinema, do Art Nouveau ao Art Deco, do automóvel ao avião, o jazz e os arranha-céus e também... o relógio de pulso.



Seus heróis e ícones incluíram Júlio Verne, Rodolfo Valentino, Santos Dumont, Bix Beiderbecke. Foi com naturalidade que este extraordinário período inspirou a mais nova e ousada criação da Jean Dunand.

Incorporado no Palace, neste único relógio, está todo o éthos da Casa. De acordo com o CEO da Jean Dunand, Thierry Oulevay, "A principal inspiração para o Palace é a transformação cultural e social da civilização Ocidental durante o período de 50 anos compreendido entre 1880 e 1930."

No contexto deste intervalo de tempo, o Palace recebeu o nome da estrutura que precedeu e anunciou a época, o Palácio de Cristal de Londres, construído para a Grande Exposição de 1851, e compartilha detalhes estéticos do pináculo arquitetônico do período: a Torre Eiffel.

Era um tempo em que dominava a mecânica, a mão-de-obra intensiva, as fundições, o vapor, que realizavam o que agora é feito pela eletrônica e computadores. O Palace incorpora todo este industrialismo, temperado com a genial visão alternativa do "Steampunk", as imagens do "Metropolis" de Fritz Lang, as porcas e parafusos, engrenagens e pistões de trens e submarinos. A aparência não poderia ser de nenhum outro período da história, embora o mecanismo do Palace amplie as fonteiras das modernas complicações.

Do atelier de Christophe Claret vem um calibre que combina funções em estado-de-arte com a topologia reminiscente do século passado. Ele transcende o meramente "retrô", adicionando substância ao estilo. No coração do mecanismo a corda manual do Palace bate um turbilhão voador de um minuto, posicionado às 6 horas, com um balanço operando na frequencia de 3 Hz. Sobre ele estão ponteiros vazados de horas e minutos, e um contador de 60 minutos de cristal de safira para o cronógrafo.

Em ambos os lados do turbilhão voador estão dois trilhos verticais, o da direita exibindo as 72 horas de reserva de marcha e o outro com uma indicação GMT linear. Ao invés de um mostrador giratório, o Palace mostra seu segundo fuso horário através de indicações de 12 horas em ambos os lados do trilho ovalado. Sua forma lembra ao usuário o lendário circuito de corridas "Milwaukee Mile", que recebeu sua primeira corrida de automóveis em 1903, e testemunhou disputas entre gigantes da época tais como Ralph DePalma e Barney Oldfield.

A seta indicadora, montada em um disco que espelha o da reserva de marcha, realiza dois passos. Quando o disco alcança o final, ele salta de volta para o topo e a seta gira 180 graus para indicar a outra escala. Os ajustes da escala GMT, em incrementos de uma hora, são feitos pelo botão GMT posicionado entre as garras, às 6 horas.

Orgulhosamente lembrando o filme clássico de Charlie Chaplin, "Tempos Modernos", estão as mais marcantes pistas visuais da homenagem da marca à Revolução Industrial: pontes e rodas visíveis através do fundo do Palace, bem como o mecanismo de corda único, proeminente na visão frontal do relógio.

O mecanismo transmite sua força ao tambor através de um corrente microscópica, de refinada construção, desenhada, de acordo com Oulevay, "para evocar a corrente de motocicletas antigas Indian e Vincent. Ela possui até mesmo um minúsculo tensionador."

Fornecendo a estrutura para o movimento estão platinas com sulcos, para sugerir o reforço de uma estrutura maciça em ferro fundido. Elas são separadas e apoiadas por dez minúsculos pilares, visíveis através das janelas de vidro arqueadas nas laterais da caixa. Outros detalhes lembram as estruturas em treliça encontradas nas pontes antigas e a forma da Torre Eiffel. A mais icônica estrutura de Paris também inspirou a vista lateral do Palace: os arcos têm a exata aparência da base da Torre Eiffel.

O Palace é tão complexo e rico de detalhes que cada exemplar será acompanhado de uma lupa, para permitir ao dono estudá-lo ao longo dos anos. Seus muitos detalhes e segredos serão revelados aos poucos, com o observador encontrando algo novo a cada vez que examiná-lo.

Com tal abundância de funções, formas e detalhes, as dimensões do mecanismo, de 38 por 36 mm, são maiores que muitos relógios completos; a majestosa caixa tem generosos 48 por 49 mm, proporcionando todo o espaço que o Palace exige.

O objetivo da Jean Dunand é sempre criar relógios excepcionais. Com o Palace, ela redefine a forma do cronógrafo monopulsante, acrescentado da função GMT e o turbilhão voador. A era na qual ele foi inspirado tem especial significado para a Jean Dunand: o relógio representa as décadas que correspondem quase que exatamente ao período de vida do mestre artesão que deu nome a esta casa relojoeira.


Especificações técnicas do Palace


Mecanismo

Calibre CLA 02CMP
Cronógrafo monopulsante a corda manual, indicação de segundos, contador de 60 minutos.
Turbilhão voador de um minuto.
Indicação de reserva de marcha e GMT para segundo fuso horário.
Transmissão por haste deslizante via came perfurada.
Transmissão por corrente para mecanismo de corda.
Espiral plana, frequencia de 21.600 a/h.
Balanço com parafusos de ajuste.
Dimensões: 38 x 36,4 mm.
Altura: 12,42 mm.
Número de peças: 703, incluindo 53 rubis.
Reserva de marcha de aproximadamente 72 horas.


Indicações

Ponteiros de horas e minutos.
Contador do cronógrafo de 60 minutos.
Reserva de marcha e segundo fuso horário com indicadores lineares.


Controles

Botão do cronógrafo integrado à coroa.
Botão na lateral da caixa às 6 horas para ajuste do GMT.
Coroa às 3 horas, carregando a mola principal através de micro-corrente.


Caixa

Dimensões: 48,2 x 49,9 mm.
Altura total: 16,65 mm.
Lateral feita de titânio; aro, fundo e garras em ouro vermelho 18 K 5N ou ouro branco.
Fecho deployant em ouro.
Resistência à água a 30 metros (3 atm)


Vidros

Dois cristais de safira curvados, antirreflexo.
Duas janelas laterais em cristal de safira, antirreflexo.


Ponteiros

Em ouro 18 K, vazados no estilo "espada".
 
Vista lateral do Palace às 3 horas
Vista lateral do Palace às 9 horas
Botão GMT às 6 horas
Contador de 60 minutos e a corrente
Coroa e botão do cronógrafo
Rodas e pontes vistas do fundo
O turbilhão e indicadores

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS