Publicidade
Home  >  News Voltar

Breguet - Baselworld 2010Type XXII 3880 ST

08 de junho de 2010
Para celebrar os 60 anos da primeira entrega dos míticos relógios Type XX, fabricados nos anos 50 pela Breguet para a aeronáutica francesa (que celebra seu centenário este ano), a Breguet apresentou em Baselworld 2010 uma reinterpretação deste cronógrafo lendário com o novo Type XXII, moderno e técnico.



O Type XXII, com uma caixa de aço de 44 mm de diâmetro, possui um movimento cronógrafo Breguet com escape e espiral plana de silício, cuja frequencia foi aumentada para 10 Hz - 72.000 alternâncias por hora!.

A frequencia de 10 Hz permite uma precisão e uma capacidade reguladora excepcionais, que se refletem neste cronógrafo cujo segundeiro efetua uma rotação completa em 30 segundos. O acionamento e a leitura do cronógrafo têm assim o dobro de precisão.

Esta façanha técnica foi possível graças ao silício, que permite deixar mais leves os componentes móveis do escape e evita os problemas de lubrificação gerados nessas altas frequencias. Um segundo ponteiro no centro permite contabilizar os minutos mediante sequencias de 30 segundos.

Às doze, uma janela retangular, mediante um ponteiro retrógrado, indica se o contador de segundos do cronógrafo se encontra em sua primeira ou segunda revolução de 30 segundos.

O cronógrafo Type XXII dispõe também de função flyback ou "retorno em vôo" que permite voltar a zero e arrancar de novo e de forma imediata o contador do cronógrafo com uma só manipulação. Sobre o mostrador, um segundo fuso horário se mostra às 6 h com outra janela para a data.

A coroa estriada e assinada de duas posições permite ajustar o fuso horário mediante o deslocamento do ponteiro de horas sobre o mostrador sem mover o ponteiro de minutos. Nesta posição da coroa, a data segue o ajuste das horas do fuso horário principal indicado no centro.

Uma indicação 24 horas às 3 horas, ajustada com o segundo fuso horário, permite saber se é dia ou noite no país correspondente ao fuso horario secundário. Um pequeno segundeiro, situado às 9 horas, efetua uma rotação completa em 30 segundos e dá o toque final a este relógio exclusivo.

O mostrador negro destaca as funções do cronógrafo flyback, na cor vermelha. O conjunto é complementado por uma pulseira de couro de crocodilo preto.



Especificações do cronógrafo - Type XXII, Cronógrafo 10 Hz, Retour em vol, GMT


Ref. 3880ST/H2/3XV


Caixa


Caixa de aço com lateral canelada. Garras arredondadas. Diâmetro: 44mm. Aro giratório bidirecional com graduação de 60 minutos. Coroa rosqueada. Estanque até 10 atm (100 m).


Mostrador


Mostrador negro oxidado assinado Breguet. Ponteiros e índices luminescentes. Disco horário com numerais arábicos. Segundos do cronógrafo ao centro em base de 30 segundos indicados por um ponteiro vermelho. Registro de ½ minuto ao centro. Indicador de 24 horas às 3 horas. Segundo fuso horário às 6 horas com numerais arábicos luminescentes. Pequeno segundeiro, em base de 30 segundos, às 9 horas. Indicador 30/60 segundos em uma abertura às 12 horas. Data em uma abertura às 6 horas.


Movimento


Cronógrafo mecânico de carga automática com "retour em vol" (reinício em vôo) e segundo fuso horário. Numerado e assinado Breguet. Calibre 589F. 13 ¼ linhas. 28 rubis. Reserva de marcha de 45 horas. Escape de alta frequencia. Balanço Breguet com parafusos reguladores. Espiral de silício. Frequencia de 10 Hz. Ajustado em 5 posições.
 
(Fotos divulgação)
(Foto por Angelo Rafael A. Tiburcio)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS