Publicidade
Home  >  O Relógio  >  Marcas  >  iwc Voltar

IWCGuia de Marcas

Originais exemplares da cronometria são a indiscutível especialidade da IWC, fábrica de relógios situada em Schaffhausen, no nordeste da Suíça: o famoso "Da Vinci", com seu calendário perpétuo, é um deles.

Outros naturalmente incluem o primeiro "Grande Complication" para o pulso, o super anti-magnético "Ingenieur" e os relógios para mergulho, capazer de suportar a pressão de uma profundidade de até 2000 metros - e o único relógio para mergulho com um profundímetro mecânico. Da IWC também vem o profissional "Pilot´s watch". Também magníficos são os relógios de bolso, que vêm sendo construídos na IWC desde a sua fundação, em 1868.
Site oficial: www.iwc.com

Vídeos Relacionados

IWC Schaffhausen comemora o Dia Nacional da Suíça
Coleção Aquatimer
The Crossing
IWC Vintage Collection
Ver mais vídeos

 Notícias Recentes

Novidades Salões

História

1868
Florentine Ariosto Jones, um relojoeiro vindo de Boston, Massachusetts, EUA, funda a International Watch Company em Schaffhausen. Seu objetivo era produzir movimentos de alta qualidade para o mercado americano.

Voltando no ano de 1850, encontramos a cidade de Schaffhausen correndo o sério risco de perder o bonde da Era Industrial. Foi quando o industrial e fabricante de relógios Johann Heinrich Moser interviu e fez um enorme serviço à região. Como um pioneiro do "carvão branco", ele construiu a primeira usina hidrelétrica de Schaffhausen e lançou as bases da futura industrialização. Ele provavelmente encontrou F.A. Jones em Le Locle e mostrou grande interesse em seus planos. Após este encontro estava pronto o terreno para o surgimento da primeira e única fábrica de relógios do nordeste da Suíça.

Jones logo desenha o calibre "Jones", um movimento para relógio de bolso de alta qualidade com um regulador para ajuste fino da precisão.

1875
Construção de novas instalações e da atual sede da IWC na Baumgartenstrasse 15, próximo ao rio Reno. A IWC contava com 196 empregados.

1876
Os EUA introduzem novas taxas de importação sobre relógios, que excluem a IWC de seu mais importante mercado. Jones parte, e o Schaffhauser Handelsbank adquire a empresa. Frederic Frank Seeland, um cidadão norte-americano, é nomeado como o novo Diretor.

1880
IWC torna-se propriedade do industrial de Schaffhausen Johannes Rauschenbach-Vogel.

1881
Após a morte de seu pai, Johannes Rauschenbach-Schenk assume a empresa.

1882
A IWC desenvolve e produz o movimento Elgin.

1885
Os primeiros relógios com um mostrador digital de horas e minutos (sistema Pallweber) são lançados. Uma estréia mundial.

1887
Fabricação do Magique, um relógio com uma caixa "conversível", que pode ser usado com ou sem tampa, trazendo um mostrador de 24 horas.

1893
Inicia a produção do calibre 52, movimento para relógios de bolso.

1899
São fabricados os primeiros relógios de pulso em Schaffhausen.

1903
Emma Marie Rauschenbach, filha de Johannes Rauschenbach, casa-se com o psicólogo e psiquiatra Dr. Carl Gustav Jung. Sua irmã mais nova, Bertha Margaretha, casa-se com o industrial de Schaffhausen Ernst Jacob Homberger no mesmo ano.

1905
Após a morte de Johannes Rauschenbach, seu genro Ernst Jakob Homberger assume a direção da IWC em nome dos herdeiros de Rauschenbach.

1915
A IWC desenha e lança um relógio de pulso com o recém desenvolvido calibre 75.

1929
Ernst Jakob Homberger adquire a parte de seu cunhado C. G. Jung e torna-se o único proprietário da IWC.

1930
Inicia-se a produção do calibre "slim" 67/68, para relógios de bolso.

1935
O primeiro relógio especial para pilotosé lançado. Este relógio, com seu mostrador preto e marcantes numerais e ponteiros luminosos, possui um aro giratório com um índice em seta e movimento antimagnético.

1936
Os importadores portugueses Rodrigues e Teixeira, de Lisboa e do Porto, solicitam uma série de relógios de pulso com movimentos de relógios de bolso extremamente precisos. Nasce o relógio "Português".

1940
Para atender à demanda, a IWC desenvolve o Big Pilot?s Watch com um ponteiro de segundos central.

1944
No Mark X, a IWC produz um novo relógio de pulso para uso militar pelo Exército Britânico. As letras W.W.W. gravadas atrás da caixa significam "Watch, Wrist, Waterproof" (relógio, pulso, à prova d?água), e a insígnia conhecida como a "seta larga" é usada como um sinal de propriedade. Em 1o de abril do mesmo ano, um esquadrão americano bombardeia a IWC durante um ataque aéreo em Schaffhausen.
Albert Pellaton, nascido em 1898, assume o posto de Diretor Técnico da IWC.

1946
O primeiro projeto de Pellaton é o extraordinariamente preciso calibre 89, movimento com ponteiro de segundos central.

1948
IWC produz o relógio para pilotos Mark 11, com o calibre 89. Ele também possui uma segunda caixa de ferro para proteger o movimento contra influências magnéticas.

1950
Albert Pellaton projeta o calibre 85, o primeiro movimento automático da IWC. O sistema Pellaton é um desenvolvimento patenteado pela IWC.

1954
É lançado o "Ingenieur", com movimento automático.

1955
Após a morte de Ernst Jakob Homberger, Hans Ernst Homberger torna-se o último proprietário particular da IWC.

1959
Projeto do calibre 44. Este é o primeiro movimento automático feminino da IWC.

1969
A IWC está envolvida no desenvolvimento do movimento a quartzo Beta 21. É o primeiro relógio de pulso a quartzo (freqüência de 8.192 Hz), marcando uma revolução na relojoaria.

1970
O primeiro relógio de pulso com o movimento Beta 21, a quartzo, é lançado com o nome "Da Vinci".

1973
Com 404 empregados e uma produção anual de 50.000 relógios, a IWC atinge um recorde histórico.

1976
Com o novo Ingenieur SL, a IWC leva a tradição do Ingenieur um passo à frente. O patenteado sistema de ajuste de precisão nos braços do balanço, em espiral, é ao mesmo tempo lançado. Ele reaparecerá no calibre 5.000.

1977
Revelado o calibre 9721. O primeiro relógio de bolso da IWC com mostrador com um calendário e fases da lua. A IWC envolve-se em complicações. Estas incluem uma série de relógios de bolso complicados, alguns dos quais em versões "esqueleto".

1978
A cooperação com o designer F. A. Porsche resulta no Compass Watch (relógio-bússola), o primeiro relógio de pulso com uma bússola embutida.

1980
A IWC produz o primeiro cronógrafo com caixa de titânio do mundo, desenhado por F. A. Porsche.

1982
A IWC lança o Ocean 2000, um relógio para mergulho extremamente robusto, feito em titânio. Ele é resistente à água até uma profundidade de 2.000 m.

1985
Com o Da Vinci, a IWC apresenta o primeiro cronógrafo com um calendário perpétuo. Este é mecanicamente programado para os próximos 500 anos, podendo ser ajustado usando-se somente a coroa. Ele possui um mostrador de fases da lua extremamente preciso, além de uma característica exclusiva: um mostrador de ano com quatro dígitos.

1986
A IWC inicia o uso de óxido de zircônio, um material cerâmico absolutamente resistente a riscos e virtualmente inquebrável, na fabricação de caixas.

1987
Com o Novecento (século XX, em italiano), a empresa apresenta o primeiro relógio automático retangular com calendário perpétuo e resistente à água.

1988
O novo Pilot?s Cronograph apresenta o calibre híbrido 630, o menor e mais fino movimento de cronógrafo a quartzo já produzido.

1989
O Ingenieur recebe um movimento completamente novo, com a capacidade de resistir a campos magnéticos de até 500.000 ampéres/metro. Em uma série de testes, resultou que ele poderia suportar campos magnéticos de 3,7 milhões de ampéres/metro sem qualquer efeito sobre o escapamento.

1990
Após 7 anos de desenvolvimento do Grande Complication, o primeiro cronógrafo com o tamanho de relógio de pulso com calendário perpétuo e repetidor de minutos, a empresa dá um salto quântico na relojoaria de precisão. Até hoje, o Grande Complication é o único relógio complicado de sua classe a ser fabricado em uma série contínua limitada a 50 peças por ano.

1992
A IWC anuncia um cronógrafo rattrapante com uma caixa em aço inoxidável, seguindo a tradição dos relógios para pilotos.

1993
A suprema realização da relojoaria tem um nome: Il Destriero. Para marcar os 125 anos da companhia de Schaffhausen, é fabricado o mais complicado relógio mecânico de pulso do mundo, em uma série limitada de 125 peças. Turbilhão, cronógrafo rattrapante, repetidor de minutos e várias outras complicações são as características desta exclusividade mundial.
Também marcando o 125o aniversário, a IWC lança uma série limitada de seu relógio Português, assim revivendo a tradição dos relógios de pulso de grande calibres.

1994
O relógio para pilotos Mark XII continua a tradição do lendário Mark 11.

1995
Para marcar seu 10o aniversário, o Da Vinci recebe um décimo ponteiro e agora é também disponível como um cronógrafo rattrapante. Outro novo modelo é o Português Crono-Rattrapante, um cronógrafo rattrapante com um grande calibre.
Outro retumbante sucesso é o Português repetidor de minutos, que é facilmente identificável pelo pequeno ponteiro de segundos às nove horas e o botão deslizante no lado esquerdo da caixa.

1996
A empresa lança o Português automático, um elegante relógio com um ponteiro de segundos pequeno, e uma versão do Novecento automático sem calendário perpétuo, mas ainda retangular e resistente à água.

1997
Lançamento da nova linha GST de relógios esportivos.

1998
Lançamento do relógio para pilotos UTC (Universal Time Coordinated) com ponteiros de minutos e horas independentemente ajustáveis e um segundo fuso horário.

1999
O GST Deep One é uma demonstração da criatividade da IWC aplicada a relógios para mergulho. O Deep One é o primeiro relógio com um profundímetro mecânico.

2000
Com um movimento extra-grande, o calibre 5000, que funciona 7 dias sem corda e apresenta um mostrador de reserva de marcha e um sistema de corda automático Pellaton, os projetistas da IWC desenvolvem um movimento próprio para relógios de pulso grandes.
O Português Automático, produzido em edição limitada, recebe este exclusivo calibre.
A IWC é incorporada pelo Grupo Richemont.

2001
A linha esportiva GST é estendida para incluir o GST Crono-Rattrapante e o GST Calendário Perpétuo.

2002
No SIHH, em Genebra, a IWC apresenta o Big Pilot?s Watch, com seu movimento de sete dias, automático, mostrador de reserva de marcha e data, retomando novamente a tradição de relógios para pilotos de grande tamanho. Esta obra-prima da relojoaria tem uma reserva de marcha de 168 horas.

2003
O Português Calendário Perpétuo, com seu desenho de calendário perpétuo e o exclusivo mostrador de fases lunares com dois hemisférios, mantém a tradição de inovação da IWC no SIHH em Genebra. Um segundo destaque é a linha de relógios para pilotos Spitfire.

 

Johann Heinrich Moser (1805-1874) e Florentine Ariosto Jones
A primeira usina hidrelétrica de Schaffhausen
O primeiro relógio "digital", de 1885
Caixa de um modelo "digital"
Carl Gustav Jung (1875 - 1961)
Prédio da fábrica em 1924
Ernst Jakob Homberger (1869-1955)
Produção de peças em 1924
Oficina de inspeção final nos anos 1920
Schaffhausen, 13:20 do dia 1o. de Abril de 1944, após o bombardeio acidental americano. O prédio da IWC pode ser visto intacto, na parte central inferior da imagem
Hans Ernst Homberger (1908-1986)
O Mark XI
Albert Pellaton
O sistema Pellaton
O Ingenieur, calibre 8521
O Da Vinci, calibre Beta 21
O primeiro relógio de titânio, 1980
O Da Vinci de 1986 em cerâmica
Günter Blümlein (1943-2001)
x