Para comemorar os quarenta anos de lançamento do primeiro movimento de cronógrafo automático, a Breitling apresenta duas séries limitadas do modelo Chrono-Matic, com uma imagem inspirada no modelo de 1969 e associados a calendários quadrienal (Chrono-Matic 1461) ou perpétuo (Chrono-Matic QP).
1969 foi um grande ano para a aviação civil com o primeiro voo do Boeing 747 "Jumbo" e do Concorde supersônico - dois aviões míticos que ficarão para sempre nos anais da história da aeronáutica. Mas 1969 foi também uma data importante para a relojoaria com o lançamento pela Breitling do primeiro movimento de cronógrafo automático. Uma invenção que permitiu o desenvolvimento de toda uma coleção de cronógrafos batizados de Chrono-Matic. Com os seus 49 mm de diâmetro, o Chrono-Matic atual é uma homenagem a este precursor do relógio de grande dimensão. Descendente direto da linha Navitimer, como comprova a sua régua de cálculo circular, o modelo destaca-se pelo modernismo do seu design dos anos setenta, com uma caixa de linhas tensas e angulosas assim como um aro com revestimento em borracha.
Duas séries limitadas com calendários
Para comemorar o 40º aniversário deste movimento e deste modelo lendário, a Breitling criou duas séries limitadas dotadas de complicações refinadas. A primeira, em aço, com edição limitada a 2.000 exemplares, alia ao cronógrafo um mecanismo de calendário que deve ser ajustado apenas a cada ano bissexto, possuindo assim uma "memória" de 1461 dias - daí o seu nome, "Chrono-Matic 1461". A data, o dia e o mês apresentam-se nos pequenos contadores de ponteiros retilíneos que sublinham o aparência de contador de bordo. O bracelete metálico Aero Classic em aço trançado, opcional, reforça a imagem "retrô" do conjunto. O segundo relógio, manufaturado exclusivamente em ouro vermelho numa edição limitada a 125 exemplares, associa na sua caixa de vanguarda um cronógrafo e um sistema de calendário perpétuo - criando uma aliança audaciosa entre modernismo e tradição. O mecanismo deste "Chrono-Matic QP" é uma maravilha da miniaturização, constituído por um total de cerca de 500 peças. O sistema está programado para indicar a data, o dia, a semana, o mês, as estações do ano e as fases da lua, tendo em conta as variações devidas aos anos bissextos. Estas duas edições limitadas estão equipadas, tal como todos os modelos Breitling, com movimentos de cronômetro certificados (COSC).
Chrono-Matic QP
Movimento Calibre Breitling 29, cronômetro oficialmente certificado pelo COSC, automático de alta frequência (28.800 alternâncias), 38 rubis. Cronógrafo de 1/4 de segundo, contadores de 30 minutos e 12 horas. Calendário perpétuo com indicação de data, dia, semana, mês, estações do ano e fases da lua.
Caixa Em ouro vermelho, série limitada a 125 exemplares. Resistente à imersão até 3 atm. Aro rotativo com régua de cálculo circular. Cristal de safira convexo com tratamento antirreflexo de dupla face. Diâmetro: 49 mm.
Mostradores Preto ou bronze Panamerican.
Pulseiras Couro Barenia, crocodilo ou Ocean Racer.
Chrono-Matic 1461
Movimento Calibre Breitling 19, cronômetro oficialmente certificado pelo COSC, automático de alta frequência (28.800 alternâncias), 38 rubis. Cronógrafo de 1/4 de segundo, contadores de 30 minutos e 12 horas. Calendário bissexto com indicação de data, dia e mês.
Caixa Em aço, série limitada a 2.000 exemplares. Resistente à imersão até 3 atm. Aro rotativo com régua de cálculo circular. Cristal de safira convexo com tratamento antirreflexo de dupla face. Diâmetro: 49 mm.
Mostradores Preto, prata Mercury ou bronze Panamerican.