O Instituto Franklin nos EUA receberá ao longo de 2009 a exposição itinerante destinada a celebrar os 400 anos das descobertas de Galileu Galilei no âmbito da astronomia. A exposição destacará os efeitos extraordinários das suas descobertas, e é apresentada pela Officine Panerai, num reconhecimento da origem Florentina do astrônomo e da sua ligação histórica às pesquisas sobre a medição do tempo.
"O objetivo da Panerai é o de interpretar no mais elevado nível a herança de Galileu: o espírito da pesquisa e da inovação, o compromisso na criação de objetos de elevada beleza e uma visão da ciência e da tecnologia como fatores globais. Estamos orgulhosos em poder apresentar a herança dos Medici ao mundo através desta exposição e através dos nossos relógios de todos os dias" afirmou Angelo Bonati, CEO da Officine Panerai.
Esta exposição foi criada em parceria com o Istituto e Museo della Storia di Scienza de Florença e o Medici Archive Project. Com uma área de cerca de 650 metros quadrados, a exposição irá contar com mais de 100 artefatos, o que representa uma oportunidade rara para se conhecer a história da dinastia dos Medici e de Galileu Galilei.
Os pontos altos da exposição são sem dúvida a presença de um de apenas dois telescópios e instrumentos científicos que pertenceram a Galileu. A mostra centra-se nos feitos alcançados pelo pai da astronomia, a sua relação com os Medici e do impacto das suas descobertas não apenas no domínio da astronomia, mas na ciência moderna em geral. A fascinante era dos Medici foi uma época em que a sua atuação como Mecenas das Artes e da Ciência criou uma explosão de conhecimento científico que mudou o curso da história da humanidade. Esta poderosa família natural de Florença reinou entre os séculos 15 e 18, e inclui dois Papas e diversos Cardeais.