TAG HeuerMonza Flyback Chronometer
27 de janeiro de 2023
Por ocasião da LVMH Watch Week, em Cingapura, a TAG Heuer reviveu o clássico Monza na forma de uma ousada edição especial com caixa de 42 mm em carbono!
O TAG Heuer Monza Flyback Chronometer traz um mostrador esqueletizado que revela o movimento de cronógrafo automático com função flyback in-house Heuer 02, dotado de 80 horas de reserva de marcha e certificado de cronômetro COSC.
O modelo tem um impressionante mostrador preto com dois contadores, o contador do cronógrafo em safira azul fumê às 3 horas e os pequenos segundos às 6 horas. Esqueletizado, o mostrador revela o movimento e remete às raízes mecânicas da peça.
Às 9 horas, a janela de data é azul luminescente, uma novidade na TAG Heuer, enquanto os índices laqueados em azul e os ponteiros de horas e minutos laqueados em preto e branco aplicados com SuperLuminova conferem uma legibilidade ideal em ambientes com pouca luz.
O Monza Flyback Chronometer é equipado com o Calibre Heuer 02 Flyback, um movimento de cronógrafo com certificação COSC fabricado in-house. A vantagem marcante da função flyback é a possibilidade de reiniciar o cronógrafo sem pará-lo, usando os botões de aço DLC preto. Até o momento, esse recurso, que permite uma medição do tempo ainda mais rápida e precisa, só estava disponível no TAG Heuer Autavia.
O relógio oferece três funções essenciais para um piloto de corrida em ação: cronógrafo, escala taquimétrica que indica a velocidade média para uma distância de 1 quilômetro ou 1 milha, medida usando o indicador no flange preto, bem como um pulsômetro, que ajuda a determinar os batimentos cardíacos por minuto.
Essa função é usada com base na linha azul no quadrante superior direito do mostrador, e é calibrada para 15 batimentos. O usuário inicia o cronógrafo e conta 15 batimentos cardíacos, obtendo seu resultado pessoal ao parar o cronógrafo. O pulsômetro opera no intervalo de 60 a 200 batimentos por minuto.
Detalhes vermelhos no mostrador, como os ponteiros do contador e a moldura da janela de data, evocam a alta velocidade. Eles contrastam elegantemente com o mostrador e a caixa pretos e os índices azuis brilhantes, o ponteiro dos segundos e a costura na pulseira de tecido personalizado.
Um nome e uma linhagem icônicos
Em 1976, o primeiro Heuer Monza foi lançado para celebrar a histórica vitória de Niki Lauda no Campeonato Mundial de F1 de 1975. Essa temporada, à qual o campeão frequentemente se referiu como o "ano incrível", deu a ele seu primeiro título mundial, com cinco vitórias para a Scuderia Ferrari, da qual a Heuer era o parceiro técnico de cronometragem desde 1971. Naquele ano, seu companheiro de equipe, o suíço Clay Regazonni, venceu o Grande Prêmio da Itália, a penúltima corrida da temporada e o circuito "de casa" da equipe, com Lauda terminando em terceiro e garantindo o título do campeonato.
Depois de anos difíceis para a equipe, que não vencia desde 1964, a vitória de 1975 teve enorme importância, e Jack Heuer marcou a conquista com um relógio não menos extraordinário: o Heuer Monza.
Um fato interessante é que o modelo foi originalmente idealizado para ser chamado de Modena, em homenagem à cidade natal da Ferrari, mas logo se percebeu a força do nome do principal circuito da Itália. A escolha do nome foi uma demonstração da grande paixão da marca pelo automobilismo, homenageando o circuito de F1 mais rápido do mundo, um lugar icônico cujas curvas de alta velocidade, como a lendária Parabolica, à sombra da pista original inclinada, resistiram ao teste do tempo, consagrando-se como uma corrida que define a carreira até mesmo para os pilotos mais experientes há mais de 100 anos.
O Heuer Monza expressou autenticamente esse espírito intenso. Foi um dos primeiros relógios revestidos de preto da época; a primeira referência 150.501 foi equipado pelo Calibre 15 com seu característico contador de segundos às 10 horas, que depois, graças ao grande sucesso, seria complementada com uma versão equipada pelo Calibre 12.
A história do TAG Heuer Monza é marcada por designs distintos, tendo sido modernamente relançado no início dos anos 2000 e reintroduzido ocasionalmente desde então. A edição de 2023 é, portanto, um lançamento empolgante que encantará colecionadores e fãs desse design tão raro e tão procurado.
Hoje, a TAG Heuer mantém seu apoio de longa data à Fórmula 1 com a escuderia Oracle Red Bull
Racing, parceira desde 2016. Condizentemente, o chefe da equipe, Christian Horner, tem uma profunda conexão pessoal com o TAG Heuer Monza, o relógio que ele comprou para comemorar seus primeiros sucessos nas corridas. Um ícone do simbolismo e da tradição do automobilismo, o Monza continua a marcar presença no pulso das próximas gerações de pilotos.
"O TAG Heuer Monza é um relógio muito pessoal, uma preciosidade da minha coleção. É um relógio pelo qual tenho uma afeição especial. O original foi o primeiro TAG Heuer que tive. Quando a Ardern venceu a corrida de apoio de Mônaco, o prêmio foi concedido em dinheiro. Comprei o TAG Heuer Monza na Boutique do aeroporto de Nice para comemorar a ocasião. Fico empolgado com a decisão da TAG Heuer de trazer de volta esta peça espetacular. Este relógio, sem dúvida, inspirará a próxima geração de entusiastas do automobilismo, que continuará ultrapassando os limites de nosso esporte eletrizante", afirmou Christian Honer, chefe da equipe Oracle Red Bull Racing.
Um relógio que expressa verdadeira ousadia, confiança e o amor pela velocidade, para o piloto profissional ou amador que não tem medo de arriscar, o TAG Heuer Monza Flyback Chronometer é uma peça de colecionador que combina habilmente décadas de nobre tradição em corrida com um design contemporâneo arrojado e engenharia de ponta. Disponível a partir de janeiro de 2023, o cronógrafo é apresentado em uma embalagem especial e será vendido exclusivamente nas Boutiques TAG Heuer, nos sites da marca e em lojas selecionadas.
TAG Heuer Monza Flyback Chronometer - Ficha técnica
Ref. CR5090.FN6001
Movimento
Calibre Heuer 02 COSC Flyback
Cronógrafo automático com função flyback, segundos centrais e contador de 30 minutos às 3
Pequenos segundos às 6, data às 9
Controle por roda de colunas
Frequência 28.800 aph
Reserva de marcha de 80 horas
Mostrador
Mostrador preto finamente escovado
Flange preto com pulsômetro, dois contadores:
- 3 horas: contador de minutos azul fumê do cronógrafo; ponteiro laqueado vermelho
- 6 horas: pequenos segundos azul fumê; ponteiro laqueado vermelho
Índices aplicados em azul com SuperLuminova off-white
Ponteiros de horas e minutos laqueados em preto e branco com SuperLuminova off-white
Ponteiro central laqueado azul
Data angular às 9 horas
Logotipo TAG Heuer branco impresso
Caixa
Caixa em carbono com 42 mm de diâmetro
Aro fixo em carbono
Cristal de safira abaulado com tratamento antirreflexo duplo
Coroa em aço DLC preto às 3 horas, com acionadores redondos em aço DLC preto às 2 e 4 horas
Fundo rosqueado em titânio preto fosco (PVD) grau 5
Resistente à água até 100 metros (10 atm)
Pulseira
Pulseira em tecido preto com costura azul; forro em tecido preto
Fecho fivela em carbono com botões de pressão de segurança duplos
Preço
USD 13.850