Inspirada no deserto, a Zenith revela a primeira edição limitada do Defy Extreme, acompanhada de uma série exclusiva de fotografias de autoria de Kourosh Keynejad.
A Zenith celebra o lançamento da primeira edição especial do seu cronógrafo mais robusto, o Defy Extreme Desert, com o famoso fotógrafo da natureza Kourosh Keynejad. Exprimindo a beleza bruta do ambiente do deserto através dos seus olhos e da sua objetiva, a Zenith e Kourosh reúnem-se para apresentar obras originais e nunca antes publicadas pelo fotógrafo, inspiradas no icônico relógio. As fotografias serão reveladas e vendidas durante uma tournée de exposição, com início na FIAC em Paris, passando depois por Dubai e Tóquio antes do fim do ano.
Para a primeira edição especial do robusto Defy Extreme, a Zenith aventurou-se por territórios desconhecidos, o que resultou numa criação que é tanto uma obra da relojoaria de precisão quanto uma peça de arte para usar. Inspirado nas paisagens inóspitas e selvagens do deserto, o Defy Extreme Desert representa a reinvenção mais artística do monolítico cronógrafo de 1/100 de segundo e o primeiro de uma série de Defy Extreme em desenvolvimento, inspirados em ambientes extremos.
Com uma caixa em titânio, o Defy Extreme Desert evoca o infinito horizonte arenoso de forma singular e inédita. O componente que protege os botões, bem como o aro dodecagonal, são trabalhados a partir do olho de falcão, uma pedra preciosa de quartzo macrocristalina e azul-acinzentada que tem o nome da ave de rapina que acompanhou os nômadas do deserto durante séculos, elevando-se acima do horizonte e simbolizando determinação e resistência. Quando polida, a pedra pode parecer fluida devido ao seu brilho, evocando a miragem de um oásis sob o escaldante sol do deserto. O trabalho manual de tal pedra exótica numa parte integral da complexa estrutura da caixa é algo nunca antes tentado em qualquer relógio. Como cada pedra é singular e exibe cores ligeiramente diferentes e estruturas fibrosas, cada um dos 50 Defy Extreme Desert são essencialmente uma peça única.
O mostrador aberto do Defy Extreme Desert revela o movimento El Primero 21, com um vidro de safira colorido para os contadores e indicador de reserva de marcha numa tonalidade quente de bege-castanho, índices e ponteiros luminescentes bege e contadores de cronógrafo aplicados em tom combinando. A complementar o look desta peça conceitual encontra-se a pulseira em Velcro preta resistente e uma em borracha bege, que podem ser trocadas facilmente pelo bracelete em titânio utilizando o mecanismo de troca rápida de pulseiras na parte de trás da caixa.
"O Defy Extreme Desert capta a grandiosidade majestosa e a beleza inspiradora dos planaltos áridos e das montanhas arenosas", comentou Kourosh Keynejad sobre a edição Defy Extreme Desert.
Após anos viajando sozinho pelos destinos mais extremos e remotos do mundo, retratando-os em imagens deslumbrantes, o fotógrafo britânico que vive na Califórnia construiu sua reputação através de imagens de tirar o fôlego, que realçam a beleza nunca vista da natureza selvagem. Este é o primeiro projeto do artista com uma marca. Graças a valores ecológicos de conservação, sustentabilidade e diversidade ambiental em comum, a ligação foi natural e imediata. Tal como a Zenith combina tradição e inovação para marcar o futuro da relojoaria, Kourosh joga com a luz e a cor para criar imagens que tocam o público e reproduzem profundamente os temas e as mensagens que impulsionam o seu trabalho.
"A única verdadeira constante na minha área é o sol. Usa-se para controlar os dias e é ele quem pinta o mundo de luz. Os elementos e o clima são sempre imprevisíveis, mas o sol nasce sempre. Nasce e põe-se na hora, nunca se atrasa. Quando a Zenith me apresentou a ideia de uma colaboração, logo pensei que não poderia haver melhor combinação. A precisão do tempo e da luz são essenciais para tirar uma excelente fotografia. Com um ótimo planejamento e a engenharia perfeita dos relógios Zenith, nunca perco o meu momento", cometa Keynejad sobre o trabalho com a Zenith.
"Há algum tempo acompanho o trabalho do Kourosh e devo dizer que fico sempre deslumbrado pela forma como consegue transportar-nos para estes locais longínquos e intocados, revelando uma faceta da natureza que de fato nunca conhecemos ou simplesmente ignoramos. O que é fantástico no Kourosh é que enquanto alcança o estrelato, também promove a consciencialização quanto às questões e desafios ambientais que todos temos de enfrentar", comenta o CEO da Zenith, Julien Tornare.
Por ocasião do lançamento do Defy Extreme Desert, Kourosh capturou um conjunto de imagens exclusivas para a Zenith, inspiradas no cronógrafo icônico e assinalando a primeira vez que o artista participa de um projeto de fotografia para uma marca. Incluindo nove imagens em três trípticos intitulados "Wind Carved Canyons", "Deserted Dunes" e "Starry Nights", as fotografias foram tiradas nos quatro desertos da América do Norte: Great Basin, Mojave, Sonora e Chihuahua. Ao longo das próximas semanas e dos próximos meses, as fotografias podem ser descobertas durante uma tournée de exposição, com início na FIAC em Paris, passando depois por Dubai e Tóquio antes do fim do ano. As fotografias originais serão vendidas durante as exposições. O Defy Extreme Desert já está disponível em todas as boutiques Zenith no mundo e também na loja online.
Zenith Defy Extreme Desert - Ficha técnica
Ref. 95.9200.9004/77.I204 - Edição limitada de 50 exemplares
Movimento El Primero 9004, automático Frequência: 36.000 aph (5 Hz) Reserva de marcha: mínimo de 50 horas Indicação de horas e minutos no centro, pequenos segundos às 9 Cronógrafo com precisão de 1/100 de segundo: ponteiro de cronógrafo central que dá uma volta a cada segundo, contador de 30 minutos às 3 horas, contador de 60 segundos às 6 , indicação da reserva de marcha do cronógrafo às 12 1 escape para o relógio (36.000 aph - 5 Hz), 1 para o cronógrafo (360.000 aph - 50 Hz) Cronômetro certificado Platina principal em preto no movimento e massa oscilante especial em preto com acabamentos acetinados
Caixa Em titânio escovado e pedra de olho de falcão Coroa rosqueada, estanque a 20 atm Diâmetro: 45 mm Espessura: 15,40 mm Vidro de safira colorido com três contadores na cor bege Índices das horas rodiados, facetados e revestidos com SuperLuminova bege Ponteiros rodiados, facetados e revestidos com SuperLuminova bege Protetores dos botões e aro em olho de falcão
Pulseira Bracelete em titânio microjateado com triplo fecho extensível em titânio Inclui uma pulseira de borracha bege e uma de Velcro preta Novo sistema de pulseiras intercambiáveis