Jaeger-LeCoultre - SIHH 2013Tourbillon Cylindrique à Quantième Perpétuel
14 de fevereiro de 2013
Inspirando-se em seus calendários perpétuos do século XIX, a Jaeger-LeCoultre criou uma de suas mais belas complicações dentro da linha Master Grande Tradition: o Master Grande Tradition Tourbillon Cylindrique à Quantième Perpétuel Jubilée.
Dedicado aos colecionadores e aos amantes da arte relojoeira, esta peça excepcional, apresentada no último SIHH, presta homenagem a Antoine LeCoultre e aos 180 anos de existência da Manufatura, a serem comemorados durante 2013.
O novo modelo faz parte da trilogia Jubilée "Hommage à Antoine LeCoultre", composta ainda pelos belíssimos Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilée e Master Ultra Thin Jubilée.
A nova criação da Manufatura adota um movimento que constitui uma pequena revolução relojoeira por si mesmo, o novo movimento mecânico de corda automática Calibre Jaeger-LeCoultre 985.
O relógio, com caixa de 42 mm e dotado de um turbilhão volante com espiral cilíndrica e de um calendário perpétuo, foi produzido com grande respeito à mais nobre tradição relojoeira.
O turbilhão possui uma gaiola de titânio grau 5, com um grande balanço de ouro 14 quilates e uma espiral cilíndrica que oferecem uma sensação de levitação: o turbilhão parece estar suspenso no coração do movimento.
Ao lado, as indicações do calendário perpétuo com grande clareza: dia, data, mês, ano e fases da lua. O pequeno segundeiro está posicionado sobre o turbilhão volante.
Quanto à estética, o Master Grande Tradition Cylindrique à Quantième Perpétuel apresenta um equilíbrio entre classicismo, pureza e relevância, uma maneira de associar suas origens históricos a uma elegante modernidade.
Sua nova caixa de platino extra-branca rende homenagem ao século XIX, inspirando-se nos códigos estilísticos dos relógios de bolso. Os detalhes de seu desenho destacam os mesmos códigos: índices, minuteria tradicional, mostrador granulado prateado. Muito sóbrias, os novos ponteiros "dauphine" combinam perfeitamente com o caráter clássico da peça.
O cristal de safira permite admirar a decoração feita à mão com o máximo respeito à relojoaria tradicional. A massa oscilante de ouro 22 quilates apresenta uma reprodução da medalha de ouro obtida em 1889 pela Jaeger-LeCoultre na Exposição Universal de Paris, por sua perícia relojoeira e seu espírito criativo. A espiral cilíndrica do turbilhão volante, perfeitamente visível, parece girar em um mundo à parte.
Abrigar um turbilhão volante e um calendário perpétuo na caixa Master Grande Tradition constitui um notável exemplo de equilíbrio. Com o Master Grande Tradition Tourbillon Cylindrique à Quantième Perpétuel Jubilee, a Jaeger-LeCoultre reflete o espírito inventivo que a caracteriza desde sua fundação.
Série limitada a 180 exemplares, este relógio de inspiração estética histórica e dotado dos últimos avanços tecnológicos celebra com brilho os 180 anos de História da Jaeger-LeCoultre.
Master Grande Tradition Tourbillon Volant Cylindrique à Quantième Perpétuel Jubilée - Características técnicas
Referência Q504 65 20
Movimento Calibre Jaeger-LeCoultre 985, movimento mecânico de corda automática 48 horas de reserva de marcha 431 peças, 49 rubis 8,15 mm de altura 30,7mm de diâmetro 28.800 alternâncias por hora
Funções Horas, minutos, pequenos segundos sobre o turbilhão volante Calendário perpétuo com indicação de data, dia, mês, ano e fases da lua
Mostrador Granulado prateado, índices bastão e minuteria tradicional transferidos Ponteiros Dauphine
Caixa Platina extra-branca, 13,1 mm de altura, 42 mm de diâmetro, asas polidas e flancos acetinados, estanque a 5 atm
Pulseira Couro de aligátor de alta gama costurado à mão, fecho de fivela de platina 950.
Para aqueles que adquirirem a trilogia Jubilée "Hommage à Antoine LeCoultre", os três modelos trarão o mesmo número serial. O preço de venda (apenas para o "Quantième Perpétuel") é de 139.000 Euros.