Dicase Curiosidades
Ele diz resistente à água, mas posso nadar com ele?
Os fabricantes medem freqüentemente a resistência à água em um número de pés (ft), metros (m) ou atmosferas (atm). Os relógios marcados "resistente à água", com ou sem a indicação adicional da alta pressão, devem se adequar ao padrão NIHS 92-10 para relógios (que corresponde ao padrão internacional ISO 2281). Tais relógios são projetados para uso diário e devem ser resistentes à água durante exercícios tais como mergulhos curtos. Eles podem ser usados em diferentes condições de temperatura e pressão mas sob nenhuma circunstância foram projetados para o mergulho autônomo.
Os relógios para mergulhadores devem ser resistentes à água em um mínimo de 330 ft (100 m). Devem também apresentar um controlador de tempo e se adequar aos padrões fornecidos por NIHS 92-11 (ISO 6425): luminosidade, resistência a choque, anti-magnetismo, solidez da pulseira.
Lembre-se de que se você for praticar alpinismo, pára-quedismo, mergulho aéreo, pára-pente, ou esqui, você necessitará um relógio protegido contra danos sob mudanças de pressão tanto acima como abaixo do nível de mar.
Para o uso regular na água, caixas sólidas de metal ou produtos especialmente construídos são recomendadas, incluindo fundo e coroa rosqueados. Não hesite em perguntar a seu próximo fornecedor sobre funções de resistência à água, e lembre-se de que somente a troca profissional de bateria garantirá a selagem e assim a resistência à água de seu relógio.