Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Duvida
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
06/10/17 - 17:40
  Quote  #1
Mensagem por Lico
Local: Cosmópolis
Cadastro: 06/10/17
Posts: 1
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Lico Perfil  Busca de outros posts por Lico Busca
Boa tarde a todos! tenho uma duvida .
Na ultima reportagem do site, o site apresentou o novo cronografo Albert da Lange && Heyne.
Esse movimento é in-house? pois ele usa como base um movimento Unitas 6497.
Então o que é um movimento com base Unitas ou ETA ...?
 
06/10/17 - 21:08
  Quote  #2
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Então, eis ai uma questão que assola a humanidade... ao menos os humanos que gostam de relógios. Se o movimento baseado é ou não in house.

Um movimento baseado é qualquer um que é modificado - alterado ou rearranjado. Podem se trocar as pontes, reguladores, sistema de escape, tambor, mexer na amplitude, adicionar módulos e complicações, em fim, modificar até que sobre apenas a platina do calibre original.

Você pode ver isso nos calibres OP XI da Pam, o 5 - dentre outros - da Tag, vários suiços de entrada.... e até mesmo em relógios de luxo, por quê não?

Claro que existe engenharia envolvida ai, mas isso torna o calibre in house? O próprio termo não definiria ele como um calibre totalmente projetado, do zero? Ou quanto um calibre precisa ser mexido para se tornar in house ou, ainda, se simplesmente renomeando-o já o caracteriza?

Se a pergunta que tu fez vai nesse sentido, bem vindo ao clube pois até onde sei, não existe resposta uníssona a respeito, só divergências.

No meu entendimento, in house é projetado do zero, mas também entendo que não se pode tirar o mérito de alguém que pega uma platina vazia e monta algo em cima, funcional, bonito, bem acabado... Da mesma forma que não posso dar mérito para quem adiciona um disco de data em um calibre que não tinha e o renomeia.
 
07/10/17 - 05:16
  Quote  #3
Mensagem por Eduardo
Local: Vigo
Cadastro: 12/11/13
Posts: 2663
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eduardo Perfil  Busca de outros posts por Eduardo Busca  Visite a página de Eduardo www
Realmente, gravar o logo no peso volante (nao sei o nome técnico) de um automático não me parece ser digno de um "in house". Por essas razões eu admiro muito a marca Orient, que em sua humilde insignificância produz seus própios calibres.
 
07/10/17 - 13:20
  Quote  #4
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Tchê, se tu parar para pensar, a orient, das japonesas, é a unica que:

Tem todos calibres in-house;
Todos os calibres são montados a mão;
Todos seus calibres são usados apenas em relógios orient, eles não vendem para terceiros.

Quem é o humilde agora?

Edu, acho que é massa oscilante. Mas eu chamo de rotor.
 
07/10/17 - 18:37
  Quote  #5
Mensagem por helio
Local: RMC
Cadastro: 01/01/07
Posts: 1990
Usuário nível:




Visualizar o perfil de helio Perfil  Busca de outros posts por helio Busca
Eu não hiper valorizo o fato de um produto ser in house ou não, o cuidado e dedicação com que é montado é muito mais importante que isso. Mas só lembrando roskof era in house, enquanto os rolex cosmographs só o passaram a ser a muito pouco tempo. O IWC de calendário perpétuo era baseado no ETA 7750, os tão desejados Panerais clássicos vinham com Unitas enquanto os Tissot com ETA (portanto estes últimos in house pois a eta é parte do grupo swatch).
Eis aí minha humilde opinião, o fato de ser feito em casa não torna apenas por causa disso o produto superior a outrem.
() s


PS. A Orient como parte do grupo Seiko utiliza calibres seiko rebatizados, pergunta pra um bom relojoeiro e ele lhe dirá que isso não é de hoje.Mas mesmo que não fossem fabricados por ela seriam in house afinal desde 2000 ela é integralmente Seiko.
 
07/10/17 - 20:00
  Quote  #6
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Helio, eu concordo contigo, mas a questão ai gira em torno de toda propaganda, investimento, etc, para fomentar o status, ou mesmo a vantagem de um calibre ser in house.

Justamente queria chamar a atenção para: O quão in house um calibre in house deve ser para ser considerado in house?

Agora, querendo ou não existe uma influência ai. Falando de suíços, eu não me sinto confortável em pagar 3k usd em um relógio baseado em eta, se posso comprar um relógio com eta por 500 usd. Sabendo, ainda, que daqui a 100 anos ele estará funcionando.

É para ver como é um argumento que funciona (o da manufatura a respeito dos in house, e o porque de todo mundo - quase - querer ser in house). Significa, que eu estaria me restringindo a uma faixa de preço e descartaria diversas marcas. Obviamente, o calibre não é só o que compõe o relógio e seu preço, acaba sendo um bruta diferencial. Não falo de melhor ou pior, falo de diferente.

Sei que parece incongruência, mas é assim que penso a respeito. Até devo dizer, tem muita coisa que a indústria tenta empurrar goela abaixo que eu refugo, mas tenho que deixar registrado. existem in houses e in houses, e vou fazer uma associação com outro feito da industria: a tampa traseira visível.

Ela só faz sentido em movimentos in house ou altamente modificados ou, comumente, em relógios high end. E que tenha algo para mostrar, pois ficar olhando para uma 2824, ou uma 6497 por mais de 2 minutos não faz sentido. É autismo puro. Simplesmente não tem o que ver.

 
08/10/17 - 06:29
  Quote  #7
Mensagem por Eduardo
Local: Vigo
Cadastro: 12/11/13
Posts: 2663
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eduardo Perfil  Busca de outros posts por Eduardo Busca  Visite a página de Eduardo www
Concordo com o RCComes no sentido de que se as marcas top fazem propaganda e batem no peito de que seus calibres são "in house" deve ser porque há alguma vantagem nisso, mesmo que algumas delas para isso chamem de "in house" calibres com pouquíssimas modificações.

Até onde posso perceber nos forums e blogs, dizer que o calibre é "in house" dá ao modelo um status diferenciado, de uma produção em massa mais qualificada, de que foi produzido com mais cuidado porque não depende de fornecedores externos e o mais importante, de que a empresa sabe e domina a tecnologia horológica e não é apenas uma montadora. Essa é minha impressão.

Quanto ao tandem Seiko/Orient, o que li é justamente o contrário, ou seja, que a Seiko utiliza partes de calibres da Orient, assim como, que há uma tendência de aficcionados e relojoeiros em trocar algumas partes dos calibres da Seiko, que são de plástico, por partes de calibres da Orient, por serem totalmente de metal. Contudo, não saberia dizer qual é o nível de confiabilidade dessa informação.

abraço,
 
08/10/17 - 09:35
  Quote  #8
Mensagem por helio
Local: RMC
Cadastro: 01/01/07
Posts: 1990
Usuário nível:




Visualizar o perfil de helio Perfil  Busca de outros posts por helio Busca
Existe vantagem em não exclusivo que seria o custo e facilidade de reposição e manutenção. Eu já fui ais influenciado por propaganda, já fui apaixonado por alguns modelos e perdi o T quando descobri que era apenas mais um. 7750. Calibres especiais requerem pessoas especiais em sua manutenção e nem sempre elas estão disponíveis ou dispostas, mesmo pequenas intervenções podem gerar enormes dores de cabeça, sou eternamente agradecido ao Mauro da Watch Services por uma intervenção num simples felsa 4000 que ressuscitou um Aquastar Regata de 1a geração que guardo com carinho, um calibre simples com uma modificação complexa, deve fazer uns 9 anos, postei aqui, e se não fosse ele o relógio não seria um regata mas um simples felsa, ou mais uma sucata esquecida.
Agora nem todo ETA é igual, nem todo in house é maravilhoso. O que é bom é bom, por mais que publicidade confunda. Nada como o passar do tempo para dar nitidez.
Levei muito tempo pra entender como um Valjoux 72 pode custar 20x mais que outro apenas por um logo, e pequena alteração no balanço. Já defendi que um relógio reformado é mais usável que um em frangalhos, talvez hoje não mande reformar com a determinação de 15 anos atrás, mas ainda sou fiel a ideia de que algo sem conservação deve ser reparado e algo impecável valorizado. Mas resumindo o homem é um animal emocional e nem sempre racional, e muitas vezes a publicidade se aproveita com mestria disto.
() s
 
08/10/17 - 17:44
  Quote  #9
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
"Mas resumindo o homem é um animal emocional e nem sempre racional, e muitas vezes a publicidade se aproveita com mestria disto."

Verdade absoluta. Não fosse assim, estaríamos todos no lugar errado. Nos bastaria um g-shock digital e não haveria o que discutir a respeito.

E falando em se aproveitar, basta lembrar 2 dois casos recentes.

O primeiro, o famigerado cal. 1887 da tag, digo, digo, seiko. A tag estava fazendo uma onda barbara, dizendo que investia milhões em pesquisa e pá pá pá, anunciaram o calibre e logo depois descobriram que era um seiko. Pior que é um dos melhores calibres da tag, ainda por cima. hahahaha

O segundo era o PAM 318. Resumindo, o escândalo era o seguinte: me dê 15k euros e recebaaaaaa puff
hahahaha

"Agora nem todo ETA é igual, nem todo in house é maravilhoso. O que é bom é bom, por mais que publicidade confunda. Nada como o passar do tempo para dar nitidez."

Também é um fato.

Atualmente tem 2 movimentos que me fascinam. O primeiro é um derivado da 6498 o MB minerva 2303. essa é uma construção que acho bonita. Outro, por incrível que pareça, é um Corum

@EDU: Cara, nunca tinha ouvido falar desse negócio de plástico em calibres seiko. É real isso?
 
09/10/17 - 04:48
  Quote  #10
Mensagem por Eduardo
Local: Vigo
Cadastro: 12/11/13
Posts: 2663
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eduardo Perfil  Busca de outros posts por Eduardo Busca  Visite a página de Eduardo www
Eu vi isso em um fórum internacional...se conseguir localizar de novo porei o link aqui.
 
09/10/17 - 08:10
  Quote  #11
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Quote: Originalmente postado por Eduardo em 10/9/2017 4:48:16 AM
Eu vi isso em um fórum internacional...se conseguir localizar de novo porei o link aqui.




 
10/10/17 - 05:14
  Quote  #12
Mensagem por Eduardo
Local: Vigo
Cadastro: 12/11/13
Posts: 2663
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eduardo Perfil  Busca de outros posts por Eduardo Busca  Visite a página de Eduardo www
Olá RCCmoes, nao consegui recuperar exatamente o fórum que eu li sobre componentes plásticos nos calibres seiko, mas aqui vao uns links interessantes sobre o tema e que se refere ao 7S26:

http://www.thewatchforum.co.uk/index.php?/topic/15082-plastic-gears-in-the-seiko-5/

http://forums.watchuseek.com/f2/list-all-watch-movements-plastic-parts-drive-train-1589650.html

abraço,
 
10/10/17 - 12:34
  Quote  #13
Mensagem por Felipe
Local: São Paulo
Cadastro: 27/01/16
Posts: 227
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Felipe Perfil  Busca de outros posts por Felipe Busca
Bem, pelo que deu pra entender, muitos movimentos (não só os Seikos) usam plástico no mecanismo do calendário.

Só não sei ainda se isso seria bom ou ruim, teve gente que falou ali que seria bom porque não é uma parte do mecanismo que trabalha demais....

Tinha lido um tempo atrás que algumas marcas passaram a usar plástico ou invés de metal pra fazer aquele aro que separa a caixa do movimento (não sei o nome exato da peça).....que além de ser mais barato seria melhor para absorver impactos, portanto vantajoso.

Talvez o fato de uma ou outra peça ser de plástico não seja, necessariamente, algo ruim.

 
10/10/17 - 20:21
  Quote  #14
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
É, pelo que li ali, no caso da seiko ele s limita ao conjunto da data. Ok.


Foda é enquanto a isso "Neither do the 7750, the Omega, or the LEM 5100, which have plastic parts in the chronograph complication." Eu já sabia que swatch usava plástico. mas isso ai é foda.

Agora, se for pra chutar o balde, chama a tissot. Esse é o projeto do astrolon:

 
11/10/17 - 11:51
  Quote  #15
Mensagem por Felipe
Local: São Paulo
Cadastro: 27/01/16
Posts: 227
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Felipe Perfil  Busca de outros posts por Felipe Busca
O foda nestes tópicos gringos é que o pessoal vai se empolgando e começam a falar cada coisa que "ouviram dizer"........tinha nego falando da omega, rolex....se aquele tópico rolasse mais ia ter gente falando que patek, VC e AP usavam até caixa de plástico, rsrsrsrsrsrs

Agora, me diz que esse projeto ai é zueira vai....a Tissot não ia fazer isso, até os China iam ficar chocados com isso ai.
 
11/10/17 - 12:57
  Quote  #16
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Cara, acho que é real. Diz que é de 2001.

O conteúdo abaixo deve ser acessado ao som de
https://www.youtube.com/watch?v=U8NuzNxTjhE


Olha ai:





Fede a hoax, mas não me surpreenderia ser real. Pode ser, justamente um um teste do calibre e faz sentido montar em plástico antes de manufaturar. Acho que nunca foi intenção vender isso. auiahoaihai. Mas, também, nunca se sabe...

Agora, aquelas do cal 1861, dos lemânia e dos 7750 foi tenso, eu levantei a sobrancelha e deixei pra lá....

Agora, também não é o tipo de coisa que eu vou ir atrás - verdade ou não - existe mistérios que são melhores se não forem revelados, e esse definitivamente é um deles. ahauoiahaiohauioahuiaohi
 
11/10/17 - 14:14
  Quote  #17
Mensagem por Felipe
Local: São Paulo
Cadastro: 27/01/16
Posts: 227
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Felipe Perfil  Busca de outros posts por Felipe Busca
ahahahahhahahahahahahah

Tem coisas que é melhor nem saber mesmo....senão desanima.

Olha, do calibre 1861 não sei absolutamente nada, mas sobre o Lemânia, tinha pesquisado a um tempo atrás sobre um movimento "relativamente" recente (foi lançado em 2008/2009 eu acho) da ETA, o C01.211.

É um Cronografo de baixa custo, baseado nos Lemânia 5100....e esse eu já vi muito lugar falar que tem sim umas peças de plástico dentro. ele foi encomendado pela Tissot, mas já vi uns Certinas usando este calibre tbm.

Aqui falam um pouco sobre o movimento, mencionam até o 7s26 da Seiko

http://forums.watchuseek.com/f62/tissot-c01-211-movement-reliability-accuracy-feedback-907050.html

 
11/10/17 - 22:50
  Quote  #18
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
óia a eta



Lemânia





Funciona? Perfeitamente.
Se eu gosto? Não. Mas a culpa é da própria indústria que vende o suíço como a melhor coisa do mundo. E eu acho plástico algo bagaceiro. Só isso. Plástico é para tupperware, carro popular e relógio quartz. (exageros a parte, claro).
 
14/10/17 - 10:45
  Quote  #19
Mensagem por vip.imports2010
Local: Não fornecido
Cadastro: 21/08/11
Posts: 4018
Usuário nível:




Visualizar o perfil de vip.imports2010 Perfil  Busca de outros posts por vip.imports2010 Busca  Visite a página de vip.imports2010 www
Omega Moon tem componente de plástico(nylon).


 
15/10/17 - 09:01
  Quote  #20
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
cadê?

é sério, não to enxergando ahiauohauioahioauhaui
Total de Mensagens encontradas: 21
Página 1 de 2 12
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar