A A. Lange & Söhne tem por tradição não apresentar uma grande quantidade de relógios durante o SIHH, o Salão Internacional da Alta Relojoaria, mas invariavelmente traz uma peça excepcional destinada a se tornar uma das grandes estrelas do Salão. Em 2015 este papel coube ao espetacular Zeitwerk Repetição de Minutos.
[center][/center]
Relógios de pulso com sonnerie constituem uma categoria à parte na Alta Relojoaria, mas o Zeitwerk Repetição de Minutos se distingue neste clube já muito exclusivo ao reunir uma indicação mecânica de horas e minutos saltantes a uma inédita repetição de minutos decimal!
Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater.jpg[/img][/center]
Com um desenho puramente Lange, o Zeitwerk Repetição de Minutos é o primeiro modelo da marca com uma sonnerie que toca as horas, os intervalos de dez minutos e os minutos. Em uma repetição de minutos convencional, os martelos e gongos fazem soar as horas, os quartos de hora e os minutos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_2.jpg[/img][/center]
No Zeitwerk Repetição de Minutos, a repetição acústica corresponde exatamente às indicações digitais e é ativada através de um botão na posição das 10 horas, no lugar da habitual alavanca deslizante.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_3.jpg[/img][/center]
Um toque mais grave para cada hora completa, um duplo toque correspondente a cada dez minutos passados e um toque mais agudo para cada minuto transcorrido após a última dezena repetem a hora indicada digitalmente no mostrador.
Fotos Divulgação
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_4.jpg[/img][/center]
Para o desenvolvimento da sonnerie destinada ao Zeitwerk Repetição de Minutos os engenheiros da Lange utilizaram o principio básico do mecanismo de dígitos saltantes, onde a hora não é indicada por ponteiros mas sim através de um disco para as horas e de dois discos para os minutos, com um disco para as dezenas e outro para as unidades.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_5.jpg[/img][/center]
Três cames “caracol” conectadas aos elementos mecânicos de indicação da hora “memorizam” separadamente o número de horas, dezenas de minutos e minutos transcorridos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_6.jpg[/img][/center]
Para alcançar um som com a máxima qualidade, os engenheiros dedicaram especial atenção à adaptação do mecanismo à caixa. O processo de afinação dos gongos exige um ouvido especializado e é feito exclusivamente à mão até que cada um dos dois gongos soe harmoniosamente de maneira permanente e que ambos estejam em perfeita sintonia.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_7.jpg[/img][/center]
O formato dos gongos do Zeitwerk Repetição de Minutos foi modificado de forma a acompanhar o contorno da placa com as janelas das indicações de horas e minutos. Desta forma, os martelos percutem os gongos em seu lado externo, e não no lado interno, como nos gongos de formato convencional.
Muitos processos foram necessários para garantir a interação sem atritos e a integridade funcional a longo prazo das 771 peças que compõem o mecanismo. Para evitar eventuais erros na manipulação, foi incorporado um dispositivo de segurança: como o ajuste da hora com a sonnerie ativada poderia provocar conflitos mecânicos, a coroa não pode ser puxada enquanto a sonnerie está ativa.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_9.jpg[/img][/center]
Ao se ativar a repetição, a engrenagem de corda é desacoplada da roda “rochê” que aciona a sonnerie. Graças a este desacoplamento impede-se que durante o processo de repetição o trem de engrenagens da corda gire com a coroa, o que levaria à perda de uma quantidade considerável de energia.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_11.jpg[/img][/center]
Adicionalmente, atrasa-se o avanço dos discos até que o processo de repetição tenha acabado, um processo que dura aproximadamente 20 segundos quando se produz a máxima sucessão de sons, às 12:59. Assim garante-se que o sinal acústico sempre corresponda à hora indicada.
Para que o processo de repetição não seja interrompido prematuramente com o final da corda, o que também levaria à parada do relógio, a sonnerie não pode ser ativada quando a reserva de marcha for inferior a doze horas. Isto está assinalado na indicação da reserva de marcha com uma marca vermelha.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_12.jpg[/img][/center]
Considerando que a mola principal também aciona a sonnerie por meio da “rochê”, o número de processos de repetição ativados, assim como sua duração, influem na reserva de marcha à disposição, que é de 36 horas no máximo.
Um mostrador contemporâneo para uma grande tradição
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_10.jpg[/img][/center]
Com sua indicação digital saltante de fácil leitura, o Zeitwerk Repetição de Minutos se caracteriza pela objetividade do design. Um escape de força constante patenteado garante que a energia entregue seja uniforme durante toda a duração da marcha, controlando de maneira fiável a indicação dos algarismos minuto a minuto.
O calibre de manufatura L043.5 que equipa o Zeitwerk Repetição de Minutos possui um meticuloso acabamento feito à mão. O balanço com pesos excêntricos é acoplado a uma espiral de fabricação própria que oscila livremente, sob uma ponte gravada à mão, com frequência de 18.000 alternâncias por hora.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_13.jpg[/img][/center]
Este relógio notável, com um diâmetro de 44,2 milímetros, está disponível apenas em platina. O mostrador de prata maciça é de tonalidade rodiada. A proeminente ponte do tempo de alpaca rodiada em negro emoldura as janelas das indicações das horas e dos minutos dispostas em um mesmo plano.
Os dois martelos de percussão são feitos em aço com polimento negro e são integrados de maneira bem visível em ambos os lados do pequeno segundeiro: à esquerda se percutem as horas e à direita cada um dos minutos; os dois martelos percutem ligeiramente defasados para produzir o duplo tom correspondente às dezenas de minutos.
[center][img]http://www.relogioserelogios.com.br/images/noticias/2565/zeitwerk_minute_repeater_14.jpg[/img][/center]
O Zeitwerk Repetição de Minutos é o segundo modelo da família Zeitwerk equipado com uma indicação acústica do tempo. Sua inovadora construção já lhe garante um lugar de destaque na impressionante coleção de conceitos relojoeiros da A. Lange & Söhne.
Apesar de não se tratar de uma edição limitada, a complexidade do modelo fará com que sua produção seja bastante limitada, conforme nos adiantou Tino Bobe, Diretor Técnico da A. Lange & Söhne, durante a sua apresentação em Genebra.
Zeitwerk Repetição de Minutos Ref. 147.025F – Ficha técnica
Movimento
Calibre de manufatura Lange L043.5, a corda manual
Decorado e montado à mão
Diâmetro 37,7 milímetros, altura 10,9 milímetros
Regulação de precisão em cinco posições
Platina três quartos de alpaca natural, ponte do balanço gravada à mão
Escape de força constante
771 componentes, 93 rubis, 3 chatons de ouro parafusados
Escape de âncora, balanço com pesos excêntricos e antichoque
Espiral de fabricação própria, com frequência de 18.000 alternâncias por hora
Ajuste de precisão com parafuso lateral e mola na forma de pescoço de cisne
Reserva de marcha de 36 horas com sonnerie desativada
Indicação de horas e minutos por meio de discos saltantes, pequenos segundos com função de parada, reserva de marcha, repetição de minutos decimal
Caixa
Caixa de platina, com diâmetro de 44,2 milímetros, altura de 14,1 milímetros
Vidro e fundo transparentes em safira
Coroa para dar corda ao relógio e ajustar a hora, botão para ativar a sonnerie
Mostrador em prata alemã maciça, rodiada
Ponte do tempo em alpaca negra rodiada
Ponteiros em ouro rodiados
Pulseira
Pulseira de couro de aligátor preto costurada à mão
Fecho de báscula Lange de platina
Preço
O Zeitwerk Repetição de Minutos será vendido a um preço de 440.000 Euros
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 97, Mar/Abr 2015