A. Lange & Söhne – O Sucesso da Liberdade
A queda do Muro de Berlim foi um evento fundamental no processo da reunificação da Alemanha, 20 anos atrás. O histórico ponto de virada deu a Walter Lange a oportunidade de prosseguir com o obra de seu bisavô Ferdinand A. Lange. E ele realmente soube aproveitá-la.
No outono de 1989, o ritmo do coração Alemão se acelerou – em Leipzig, Dresden ou Berlim, por toda parte. O inexorável vento da história varria a Europa central. Era palpável. E nada poderia pará-lo, nem palavras nem armas. Durante a noite de 9 de Novembro, o Muro de Berlim, a mais absurda estrutura da história recente, finalmente caiu. Daí para frente, a reunificação dos dois Estados Alemães foi meramente uma questão de tempo. Ela ocorreu em 3 de Outubro de 1990.
O histórico evento fez renascer as esperanças há muito perdidas no coração de um homem: Walter Lange. Após a expropriação da empresa relojoeira de sua família, em 1948, ele foi forçado a deixar a cidade onde vivia, Glashütte, e se exilar em Pforzheim, próximo a Stuttgart. O rearranjo da história abria uma janela temporal fundamental para o bisneto de Ferdinand A. Lange, o fundador da indústria relojoeira de precisão Alemã.
Seria possível, após um hiato imposto de mais de 40 anos, reestabelecer a venerável marca criada em 1845, e que por mais de cem anos teve a estatura de mais famosa marca relojoeira da Alemanha? Poderia ela renascer dos arquivos de colecionadores e encarar em pé de igualdade a impressionante competição das marcas Suíças?
Com efeito, sim. A fascinante ideia de transformar a saga da A. Lange & Söhne novamente em relógios era tão irresistível que se tornou realidade. O resto é história. Ela começa com a incorporação da Lange Uhren GmbH em 7 de Dezembro de 1990 por corajosos indivíduos, incentivados especialmente por Günter Blümlein, o visionário companheiro de Walter Lange.
Com uma pequena mas dedicada equipe de engenhosos designers e relojoeiros, eles foram bem-sucedidos em reconstruir a marca A. Lange & Söhne virtualmente do nada. É uma história repleta de entusiasmo, sacrifício e sucesso.
Em 24 de Outubro de 1994, após quatro anos de árduo trabalho preparatório, renomados revendedores e jornalistas especializados testemunharam a apresentação da primeira coleção da Lange em mais de quatro décadas, durante um memorável e vibrante evento no Dresden Palace. O quarteto inicial – o Lange 1, Saxonia, Arkade e o Tourbillon “Pour le Mérite” – superou todas as expectativas: a Alemanha havia encontrado seu tempo novamente.
O anúncio do renascimento do ilustre nome se espalhou pelo mundo muito rapidamente. Representando uma síntese das características de qualidade clássicas da Lange e de criativas inovações horológicas, os novos relógios eram únicos e tão irresistivelmente convincentes que Walter Lange, sempre reconhecido por sua modéstia, ambiciosamente declarou sem hesitação: “Nós queremos produzir novamente os mais refinados relógios do mundo.”
Após uma longa série de aclamadas realizações horológicas, com marcos como o Datograph, o Tourbograph “Pour le Mérite” ou o Lange Zeitwerk, a A. Lange & Söhne tornou-se uma das mais exclusivas marcas de relógios do mundo, com uma presença em mais de 50 países. A pequena equipe cresceu e chegou a cerca de 450 pessoas.
Por sua vez, o portfolio dos quatro relógios inaugurais expandiu-se para uma abrangente coleção de mais de 70 modelos. Até hoje, a qualidade excepcional e o notável design, incorporados nos relógios Lange, levaram à conquista de mais de 140 prêmios internacionais. Assim, pode-se afirmar que a reunificação Alemã, 20 anos atrás, lançou as bases do reestabelecimento do “Made in Germany” no topo da alta relojoaria de precisão.
|