Relógios Falsos são para Pessoas Falsas!FHH e FHS - Uma campanha global contra a falsificação
19 de fevereiro de 2009
A Fundação da Alta Relojoaria (FHH) e a Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FHS) unem forças para lançar uma campanha internacional contra a falsificação. Relógios & Relógios não poderia deixar de apoiar esta campanha, cujo objetivo é informar ao público sobre os danos causados por este flagelo global.
A despeito dos muitos esforços feitos, o problema da falsificação e da pirataria continua a fazer estragos sobre virtualmente toda a economia mundial, e se expande rapidamente por múltiplos canais de distribuição, especialmente online.
Quantias astronômicas
Cálculos baseados em apreensões de alfândegas mostram que a falsificação e a pirataria mundialmente movimentam de US$ 200 a US$ 360 bilhões por ano, ou seja, 5 a 7% do comércio internacional. Relógios suíços não são exceção, pois o setor é atingido em cheio por esta verdadeira praga moderna.
A Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FHS) estima que mais de 40 milhões de relógios suíços falsos são fabricados a cada ano (comparados com exportações de quase 26 milhões de autênticos relógios suíços em 2007) e que eles geram lucros líquidos ao redor de um bilhão de dólares. Este negócio ilícito, cujas principais vítimas são as mais prestigiosas marcas suíças, é equivalente a cerca de 6% do total das exportações de relógios suíços em 2007.
Todos sofrem as consequências
Neste contexto, seria ingenuidade imaginar que a falsificação poderia ser vencida simplesmente atacando os falsificadores e seus meios de produção. Esta não seria uma indústria tão desenvolvida sem os indivíduos que compram relógios falsos, e que não percebem toda a extensão do dano que eles causam, particularmente em termos humanos. A prioridade da luta contra a falsificação deve ser, portanto, a comunicação direta com esses potenciais clientes e fazê-los perceber que o que eles acreditam ser uma compra inofensiva tem sérias conseqüências para empresas e nações. Armas legislativas e medidas internacionais ainda carecem de impacto para derrotar este flagelo global; portanto os consumidores devem por si mesmos perceber que usar um relógio falso é algo sem sentido.
Os falsificadores cada vez mais miram marcas de relógios de luxo internacionalmente conhecidas, cuja reputação, capacidade para inovação e vendas são abaladas. Estas marcas também são obrigadas a investir significativas quantias na luta contra cópias ilícitas em todas as suas formas e na proteção de sua propriedade intelectual. Como a falsificação continua a se expandir, uma consequência ainda mais séria é a perda generalizada na confiança em empresas que, sobretudo, criam empregos e adicionam valor. Em nível nacional, a falsificação leva governos a investir pesadamente na luta contra falsificações enquanto perdem na arrecadação de impostos e oportunidades de emprego se esvaem. Finalmente, as fenomenais quantias de dinheiro geradas pela falsificação beneficiam máfias, organizações criminais e grupos terroristas que dominam este negócio ilegal, onde é comum o trabalho infantil, e saúde e padrões de segurança são largamente desprezados.
Uma mensagem poderosa
Diante de um flagelo que mina empresas e países, a Fundação da Alta Relojoaria (FHH) uniu forças à Federação da Indústria Relojoeira Suíça (FHS) para lançar uma vasta campanha de informação dirigida ao público em geral. Ela assumirá a forma de poderosos visuais acompanhados de uma mensagem simples e impactante: "Fake Watches are for Fake People" - "Relógios Falsos são para Pessoas Falsas". A campanha será divulgada na mídia internacional que apóia esta iniciativa, na qual se inclui Relógios & Relógios. Claramente, a Fundação da Alta Relojoaria, cuja vocação é defender e promover os valores da Alta Relojoaria e suas profissões, não poderia ficar em silêncio diante da falsificação. Chegou a hora de desafiar esta praga que aflige negócios inovadores, socialmente responsáveis e de alta tecnologia.
Não podemos mais ficar parados, então digamos em alto e bom som: