Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&F x BulgariLegacy Machine Flying T Allegra

24 de novembro de 2021
O belíssimo LM FlyingT Allegra é resultado de uma surpreendente colaboração entre MB&F e Bvlgari!



A história da parceria entre Bulgari e MB&F é, antes de mais nada, a de um encontro - inicialmente motivado por respeito profissional mútuo e posteriormente evoluindo para uma forte amizade - entre o Diretor Executivo de Criação de Produto da Bulgari, Fabrizio Buonamassa Stigliani, e o fundador e diretor criativo da MB&F, Maximilian Büsser. O resultado é o FlyingT Allegra, uma criação feminina conjunta e inesperada que une várias habilidades, mas acima de tudo, duas mentalidades.


Essa história é também a de uma conexão improvável, de dois paradoxos que se combinam para formar um todo homogêneo e sofisticado. É também a história de um encontro entre duas abordagens criativas incomuns e não convencionais. Quando MB&F e Bulgari decidem unir forças, o resultado só pode ser extraordinário, no verdadeiro sentido da palavra.


Bulgari e MB&F exibem caráter forte em seus respectivos campos, mas também são muito diferentes. A Maison, sediada em Roma, é conhecida por seu amor por joias coloridas nas criações de relógios de joalheria, expressando o calor e a exuberância do Mediterrâneo - diametralmente oposto ao classicismo predominante atualmente. Nascida em 2005, a MB&F tomou a decisão de projetar relógios radicais explorando um território conceitual até então desconhecido em um ambiente da indústria relojoeira caracterizado por um convencionalismo obstinado.


As duas marcas foram, portanto, obrigadas a convergir para uma plataforma comum: a da joalheria e da ousadia mecânica. A MB&F trabalha com volumes e complexidade, enquanto Bulgari cria modelos bidimensionais com uma estética radicalmente gráfica. A escolha de revisitar o Legacy Machine FlyingT da MB&F foi, portanto, natural e lógica, uma vez que o FlyingT Allegra incorpora ambas as sensibilidades.


Radical em termos de arquitetura e construção, embora primorosamente preciosa em termos de sua ornamentação opulenta, esta criação foi concebida como um tributo à feminilidade. Em seu nome FlyingT, o T significa a inicial da esposa de Max Büsser, Tiffany, bem como Tourbillon. Em um toque refinado que incorpora essa abordagem sofisticada, o movimento é projetado de tal forma que apenas seu proprietário pode ler as horas.


Embora possa parecer simples, a realidade é bem diferente. O movimento é construído verticalmente ao longo de um eixo central orquestrando a arquitetura geral do mecanismo totalmente visível. Nesse aspecto, o relógio vai deliberadamente contra a tradição, já que tudo o que normalmente está escondido é destacado aqui em uma construção tridimensional.


A extremidade superior do eixo leva o turbilhão voador com diamantes e o balanço, um órgão técnico vibrante contra o qual o mostrador de horas e minutos é colocado em um ângulo de 50 graus, precisamente definido para que a proprietária do FlyingT Allegra seja a única a poder ler as horas. O fundo revela a massa oscilante em forma de sol: seus raios dourados jateados giram no disco de rutênio posicionado acima de um contrapeso de platina.


Entre o órgão regulador e o rotor, o tambor garante uma generosa reserva de marcha de 100 horas, possibilitada pela redução do número de engrenagens. Uma cúpula de safira encima esta montagem tridimensional, sob a qual se pode admirar a vida orgânica do movimento.


Esta construção incomum com design de tema feminino não poderia ter sido mais apropriada para a Bulgari. Os volumes do relógio - com uma caixa inteiramente redesenhada pela Bulgari para dar-lhe um perfil futurista e opulento - são combinados com os das pedras coloridas. Essas joias servem para contrabalançar a precisão fria e a complexidade micromecânica deste modelo, incutindo o toque quente e exuberante da assinatura do joalheiro romano. Para cada um dos 20 relógios que compõem as duas edições limitadas rosa ou branco, os joalheiros selecionaram cuidadosamente turmalinas, tsavoritas, diamantes, rubelitas, ametistas, tanzanitas e topázios, em uma composição excepcional formando um círculo completo em torno do movimento. O mostrador totalmente pavimentado com diamantes engastados em "neve" oferece um cenário deslumbrante.

Sobre o motor FlyingT


Diferentemente da maioria dos movimentos de relógios modernos, que adotam uma abordagem radial e coplanar, o motor do LM FlyingT utiliza uma abordagem vertical e coaxial. O turbilhão voador cinematográfico, que corajosamente se projeta além da placa do mostrador, é um exemplo visualmente impressionante do escapamento giratório e contrasta com outros turbilhões voadores, que geralmente não se aventuram além dos limites dos mostradores.


Os turbilhões voadores, como o nome sugere, são ancorados apenas em sua base, sem nenhuma ponte estabilizadora para restringir o movimento lateral no topo. Essa maior necessidade de rigidez geral é o que causa a colocação conservadora da maioria dos turbilhões voadores. A Legacy Machine FlyingT se liberta dessa necessidade limitante de segurança do movimento e exibe o turbilhão voador em toda a sua glória.

Para exibir a hora com a maior precisão possível no mostrador inclinado em 50°, engrenagens cônicas foram empregadas para transmitir o torque de um plano para outro de forma otimizada. O motor de 280 componentes da Legacy Machine FlyingT tem uma reserva de marcha de quatro dias (100 horas), que está entre as mais altas da MB&F.



MB&F x Bulgari - LM FlyingT Allegra - Ficha técnica

20 peças em ouro branco e 20 peças em ouro vermelho, com mostradores totalmente engastados com diamantes e adornados com pedras preciosas

Movimento
Motor MB&F FlyingT com arquitetura vertical tridimensional, automático, concebido e desenvolvido in-house
Turbilhão voador central de 60 segundos.
Frequência do balanço: 18.000 aph (2,5H)
Reserva de marcha: 100 horas.
Massa oscilante solar tridimensional em ouro vermelho 18K 5N +, titânio e platina
280 componentes, 30 rubis
Horas e minutos exibidos em um mostrador inclinado em 50° com dois ponteiros em serpentina
Duas coroas: corda à esquerda e acerto da hora à direita

Caixa
Em ouro branco ou vermelho 18K, engastada com diamantes
Cristal de safira em cúpula com antirreflexos em ambos os lados, cristal de safira no verso
Dimensões: 39 x 20 mm.
Número de componentes: 17.
Resistência à água: 3 atm (30 m)

Pedras
Para a versão ouro branco:
- Diamantes em brilhante no mostrador e coroas: ~ 0,24 ct
- Diamantes em brilhante na caixa e fecho: ~ 2,80 cts
- 3 tsavoritas quadradas, peras e redondos: ~ 1,33 cts
- 1 topázio oval: ~ 0,71 ct
- 1 ametista oval: ~ 0,4 ct
- 1 tanzanita redonda: ~ 0,43 ct
- 1 turmalina redonda: ~ 0,06 ct

Para a versão ouro rosa:
- Diamantes em brilhante no mostrador e coroas: ~ 0,24 ct
- Diamantes em brilhante na caixa e fecho: ~ 2,80 cts
- 2 tsavoritas, quadrada e redonda: ~ 0,38 ct
- 2 turmalinas, oval e redonda: ~ 0,64 ct
- 1 tanzanita oval: ~ 0,47 ct
- 1 ametista de pera: ~ 0,70 ct
- 1 rubelita redonda: ~ 0,39 ct

Pulseira e fecho
Pulseira de couro de crocodilo com fecho de báscula em ouro branco ou rosa combinando com a caixa

Preço
185.000 Dólares
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS