Publicidade
Home  >  News Voltar

Konstantin ChaykinMars Conqueror Mk3 Fighter

14 de setembro de 2020
Konstantin Chaykin apresenta Mars Conqueror Mk3 Fighter, uma nova etapa de seu projeto Mars Time, destinado a fornecer um instrumento de auxílio à conquista do planeta Marte.



O novo modelo segue-se ao protótipo Mars Conqueror Mk1, refinando o projeto com um grande mostrador para as horas, minutos e segundos na Terra, um segundo fuso horário UTC em 24 horas e um submostrador para horas e minutos em Marte.


Lançado em uma edição limitada de apenas 8 exemplares, possui caixa de titânio e é equipado com um módulo muito complexo criado in-house por Chaykin em sua manufatura em Moscou.


Konstantin Chaykin e o homem em Marte


Konstantin Chaykin acredita que, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, a humanidade terá que se expandir para o universo para sobreviver. A expectativa de que a Terra será sempre um lar seguro é um erro.

Mas a natureza nos deu uma chance razoável para uma primeira tentativa de povoar o espaço - o planeta Marte. Atualmente, é a melhor opção para uma base espacial para colonização, e a perspectiva de voar para o planeta vermelho nunca esteve tão próxima. Essa ideia parecia uma fantasia, mas atualmente é considerada bastante viável.


Mesmo assim, isso não será apenas um passeio agradável ou algum tipo de turismo espacial para algumas postagens legais no Instagram, mesmo que saibamos que hoje não podemos fazer nada sem a mídia social. A conquista de Marte não será fácil, mas envolverá um processo incrivelmente empolgante de criação e aprimoramento tecnológico, a fim de garantir o assentamento da humanidade no espaço.

Konstantin Chaykin está certo de que a conquista de Marte exige antecipadamente a reflexão sobre muitos aspectos diferentes, incluindo o desenvolvimento de um relógio mecânico especializado, confiável e capaz de funcionar de forma autônoma no espaço e em Marte.


Por esta razão, em 2017, este mestre relojoeiro e inventor lançou seu próprio programa para Marte: "Mars Time". Entre os relógios que já foram criados ou serão lançados no âmbito deste projeto, você não encontrará apenas um relógio comum com o design "marciano". O design é um elemento importante, mas está longe de ser essencial, na estratégia do projeto "Mars Time", baseada nos métodos criativos típicos de Konstantin Chaykin. Como ele afirma:

"Quando inicio um novo projeto, sou guiado pelos meus três princípios criativos: primeiro, nasce uma ideia, filosófica, técnica ou artística, que captura todos os meus pensamentos. Depois, proponho o design que expressará de forma mais completa e adequada essa ideia. Por fim, construo um movimento que dá vida a tudo."


O projeto "Mars Time" realmente cativou o mestre russo, tendo gerado invenções que já são familiares para aqueles que apreciam a arte da relojoaria e puderam conhecer o primeiro relógio do projeto "Mars Time" - o protótipo conceitual "Mars Conqueror Mk1".

Neste protótipo, Konstantin Chaykin inventou e implementou uma impressionante variedade de funções, com nove complicações e recursos adicionais. Entre elas, uma complicação única dos tempos sincronizados da Terra e de Marte, uma indicação da data de Marte usando o calendário de Marte, com a possibilidade de ser usada como uma maneira de mostrar a duração da missão em sóis (dias de Marte), uma função que mostra as posições relativas do Sol, da Terra e de Marte, uma oposição planetária e uma complicação de oposição superior.


Todos esses itens o colocam na categoria de relógios mecânicos supercomplicados. No entanto, o número de complicações não é tão importante aqui quanto o fato de Chaykin ter desenvolvido um novo conjunto de complicações cósmicas, especialmente inventado para relógios de pulso. Essas funções permitem que o relógio seja usado e colocado em prática não apenas em nosso planeta, mas também no espaço - neste caso, em Marte.


Marte chama: um novo "Mars Conqueror"


O novo "Mars Conqueror Mk3 Fighter", desenvolvido por Konstantin Chaykin prevendo a necessidade e inevitabilidade da colonização da humanidade no planeta vermelho, aponta para o futuro - daí seu design futurista, temperado com um toque militar claramente tangível. Dito isto, este relógio ainda mantém alguns detalhes relacionados ao passado e à história da sua Manufatura.

Em 2009, durante o desenvolvimento de seu projeto de relógio de aviador de estilo vintage, ele inventou e posteriormente patenteou uma construção para controlar a função da coroa de corda. Este relógio tem um design exclusivo, com duas coroas verticais, uma das quais usada para dar corda ao movimento e definir o tempo, enquanto a outra é usada para alternar modos, uma invenção patenteada de Konstantin Chaykin.


A fonte de inspiração para a criação deste dispositivo foram os mostradores dos painéis dos aviões soviéticos. Agora, de forma modernizada, ele é usado no novo Mars Conqueror Mk3 Fighter, onde a coroa é usada para alternar entre três modos - corda manual do movimento, indicador de fuso horário UTC (com uma rotação no sentido horário) ou MCT (com uma rotação no sentido anti-horário) e definindo a hora local da Terra. Para tornar essas funções mais convenientes, os indicadores operados pela coroa são configurados de maneira inteligente no mostrador do Mars Conqueror Mk3 Fighter, cujo trem de rodas, com duas alavancas de aço, é colocado diretamente sob o mostrador na parte inferior do movimento.

A hora terrestre é mostrada por três ponteiros - horas, minutos e segundos - complementados pelo ponteiro indicador de fuso horário de 24 horas. Já outro submostrador fornece a indicação precisa da hora marciana com dois ponteiros, mostrando horas e minutos, sem necessidade de um movimento adicional para o relógio.


O movimento base do relógio é o robusto ETA 2893-2, fabricado na Suíça, modificado por Konstantin Chaykin com a adição de um módulo funcional inteiramente criado na Rússia em suas oficinas. A complexidade da mecânica do Mars Conqueror Mk3 Fighter é demonstrada pelo fato de o módulo funcional ser composto de 125 partes separadas, cada uma delas meticulosamente produzida e acabada à mão em total conformidade com as tradições da alta relojoaria.


O primeiro relógio para pilotos "Marciano" da história


O projeto "Mars Time" de Konstantin Chaykin nos permite olhar para o futuro, para um novo mundo, que hoje podemos considerar apenas uma fantasia. A relojoaria é semelhante ao antigo deus romano Janus, com uma face olhando para o futuro em busca de novas tecnologias, construções e desenhos, a segunda olhando para o passado, a fim de preservar e desenvolver tradições e realizações passadas.

O "Mars Conqueror Mk3 Fighter" olha para o futuro, e é por isso que podemos encontrar em seu design as formas futuristas da frota espacial marciana, como imaginadas e projetadas por Konstantin Chaykin. Na caixa brutal, mas ao mesmo tempo ergonômica, de um design trapezoidal dinâmico, dominado por bordas triangulares, há um aro fixado à caixa por 24 parafusos funcionais, semelhante à trava de um sistema de ancoragem de naves espaciais.


No primeiro relógio para pilotos marciano da história, Konstantin Chaykin decidiu não usar ponteiros com um design tradicional, preferindo inventar seus próprios ponteiros "Marte". Ele foi guiado durante esse processo pelos requisitos dos ponteiros dos relógio para as forças armadas, com os ponteiros precisando ser grandes o suficiente para serem claramente distinguíveis no mostrador e cobertos com um material luminoso. Os conquistadores de Marte irão para o planeta vermelho em veículos pesados de lançamento, assim Chaykin decidiu dar aos ponteiros a forma característica de um foguete, chamando-os de "ponteiros de nave estelar". Os ponteiros do mostrador da hora terrestre são marcados com luminoso verde-azulado, enquanto os ponteiros da hora de Marte são marcados em laranja.

Os numerais da escala de horas e da escala de minutos do mostrador marrom escuro são feitos de um material luminoso inovador, cuja tecnologia foi desenvolvida por Chaykin. Esses elementos, que brilham no crepúsculo e na escuridão, têm uma forma tridimensional, dando ao novo relógio uma aparência bastante atraente.


O design futurista e a funcionalidade do Mars Conqueror Mk3 Fighter são complementados por uma narrativa do valor das tradições da relojoaria mecânica. A primeira edição deste novo "Conqueror" será produzida em titânio, tradicionalmente percebido como um material de aeronaves e naves espaciais, o que é totalmente consistente com o objetivo e a funcionalidade do novo relógio. Apenas 8 peças serão lançadas.

A conquista de Marte e sua terraformação é um passo necessário no desenvolvimento da humanidade, tanto quanto se pode ver no momento. O grande relojoeiro inglês John Harrison inventou cronômetros marítimos para ajudar os navegadores a evitarem a repetição de desastres como o das ilhas Scilly. Konstantin Chaykin inventou os "Conquistadores de Marte", que podem ser úteis para futuros colonos de Marte e, ao mesmo tempo, aponta uma nova direção em complicações cósmicas para a mecânica tradicional dos relógios, uma direção à qual nenhum outro relojoeiro prestou atenção suficiente antes.

Se você está indo para marte, não se esqueça de levar seu "Mars Conqueror Mk3 Fighter"! Mas se apresse, pois a edição é limitada a apenas 8 exemplares.



Sobre Konstantin Chaykin


Nascido no ano de 1975 em São Petersburgo, na Rússia, Konstantin Chaykin é o único russo membro da AHCI, a prestigiosa Academia Horológica dos Criadores Independentes.


O primeiro marco de sua atividade relojoeira foi a criação de um relógio de mesa em 2003 - mais tarde, ele apresentaria o mais complicado relógio de mesa já feito na Rússia, com 26 diferentes indicações relojoeiras e astronômicas.

Todas as suas criações são bastante originais e completamente diferentes entre si - dificilmente se poderia dizer que relógios como Joker, Levitas, Lunokhod ou Cinema provêm de um mesmo criador.


O novo Mars Conqueror Mk3 Fighter é um relógio com design que certamente não agradará a todos, mas atrairá aqueles que sabem apreciar o valor relojoeiro das complicações astronômicas, a inovação e o talento de um grande mestre como Konstantin Chaykin.

De forma até surpreendente, dada a sua exclusividade e grau de inovação, o modelo tem um preço relativamente baixo: 19.710 Euros.




Mars Conqueror Mk3 Fighter - Ficha técnica


Movimento
Calibre K.15-0 com corda automática
Movimento base ETA2893-2, fabricado na Suíça
Módulo funcional criado pela Manufatura Konstantin Chaykin
Diâmetro 35,6 mm, altura 6,6 mm (incluindo o módulo)
Escape de âncora
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Reserva de marcha de 42 horas
29 rubis (21 para o movimento base, 8 para o módulo)
Módulo com 125 componentes

Funções
Indicador de horas, minutos e segundos da hora local da Terra
Indicador de segundo fuso horário (UTC) com ponteiro central de 24 horas
Indicador de horas e minutos do tempo de Marte (MCT) em submostrador na posição das 6 horas
Indicador de função da coroa de corda
Sistema de corda do tipo "Aviador" com coroa vertical dupla (inventado e patenteado por Konstantin Chaykin); uma coroa funcional para dar corda e ajustar a hora, a outra coroa para alternar entre um dos três modos da coroa funcional - corda manual do movimento, configuração do indicador de fuso horário UTC (com rotação no sentido horário) ou configuração MCT (com rotação no sentido anti-horário ) e definir a hora local da Terra

Caixa
Em titânio, fundo com cristal de safira
Dimensões 55,82 mm x 48 mm, altura 15,3 mm
Cristal de safira com revestimento antirreflexo, diâmetro de 36 mm
Componentes da caixa: 90
Acabamento do mostrador em fundo cinza escuro (antracito), elementos de marcação luminescentes tridimensionais
Componentes do aro: 15

Pulseira
Em couro preto com costura e forro laranja, fecho de titânio

Preço
19.710 Euros



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 129, Nov/Dez 2020
 

NotíciasRelacionadas

15 de agosto de 2020
21 de julho de 2017
11 de abril de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS