Publicidade
Home  >  News Voltar

Jacob & Co. - Basel 2019Twin Turbo Furious Bugatti

02 de abril de 2019
A Jacob & Co. apresentou em Baselworld 2019 o Twin Turbo Furious Bugatti, modelo criado para celebrar o início de sua parceria com a célebre fabricante de carros superesportivos.



Fiel à extravagância estética e técnica que caracteriza muitos dos relógios da Jacob & Co., o Twin Turbo Furious é um relógio que muitos amarão, outros tantos odiarão. Contudo, quando visto em funcionamento, é impossível de se negar que se trata de um relógio espetacular.

O modelo, considerado pela marca como o "relógio de todos os extremos" é uma grande complicação que combina, de forma inédita, dois turbilhões acelerados de triplo eixo, um repetidor de minutos decimal e um cronógrafo de botão único.

Desta forma, o Twin Turbo Furious Bugatti, uma extensão da linha "Twin Turbo Furious", lançada em 2018, atinge um nível sem precedentes em termos de exuberância de design e complexidade técnica.




Turbilhões "gêmeos" sequenciais acelerados de triplo eixo para uma excelente precisão

No mundo da relojoaria, a presença de um turbilhão equipando o movimento de um relógio é um atestado de excelência. Mas o que dizer do movimento do Twin Turbo Furious, que a Jacob & Co. criou com dois turbilhões sequenciais de triplo eixo? Trata-se de algo realmente excepcional!


Os turbilhões trabalham ao ritmo de uma rotação a cada 24 segundos sobre o primeiro eixo, 8 segundos sobre o segundo, 30 segundos sobre o terceiro. Dessa forma, a gaiola que abriga cada órgão regulador percorre rapidamente todas as posições em meio minuto, assim compensando os efeitos da gravidade terrestre e consideravelmente melhorando a precisão cronométrica do movimento ao longo do tempo. Isto é uma evolução significativa com relação à versão anterior do Twin Turbo, que levava 8 minutos para completar o percurso ao longo de todas as posições.

O ritmo veloz dos turbilhões, associado ao vai-e-vem dos reguladores, tem como resultado um efeito hipnótico sobre o observador. Com a conexão entre os turbilhões, todo o sistema é estabilizado. Caso algum impacto afete um deles, o outro instantaneamente compensa a variação e mantém a perfeita precisão do movimento.


Um repetidor de minutos decimal bastante seguro


Repetidores de minutos estão entre as complicações mais apreciadas por colecionadores, e também estão entre as mais difíceis de serem construídas pelos relojoeiros. Para a sua implementação no Twin Turbo Furious, a Jacob & Co. ampliou ainda mais os limites do que é considerado tecnicamente possível ao combiná-lo com os dois turbilhões de triplo eixo.

De modo a simplificar a indicação do tempo, o Twin Turbo Furious bate as horas, o número de intervalos de dez minutos decorridos após esta hora (ao invés dos quartos de hora, como nos repetidores tradicionais), e então os minutos decorridos após o último intervalo de dez minutos.

Como este tipo de mecanismo é bastante sensível, a Jacob & Co. incluiu dispositivos de segurança para prevenir ocorrências indesejadas tais como o acionamento da repetição durante o ajuste das horas.


Reserva de marcha com engrenagem planetária


A reserva de marcha é exibida no lado do mostrador na posição das 6 horas. Graças a um engenhoso sistema planetário com um mecanismo diferencial, o ponteiro indica uma reserva de marcha completa à esquerda, movendo-se para a direita conforme as 50 horas de autonomia diminuem. O relógio recebe corda através de uma manivela posicionada sobre a coroa na posição das 3 horas.


Um cronógrafo "monopusher" com tempo de referência


O primeiro modelo Twin Turbo da Jacob & Co., lançado em Baselworld no ano de 2016, foi o primeiro relógio na história a combinar dois turbilhões de triplo eixo com um repetidor de minutos.

Com o Twin Turbo Furious, a Jacob & Co. vai mais além ao acrescentar uma função de cronógrafo bastante específica. Ele é equipado com um indicador de "tempo de referência". Este indicador oferece uma leitura instantânea inspirada nos antigos painéis de cronometria usados nas corridas; a cada volta, os painéis exibidos na lateral da pista mostravam aos pilotos a diferença de tempo entre eles e o tempo da volta de referência.


A indicação é feita por uma roda chamada de "Pit Board", sobre uma escala que mostra a diferença em segundos comparada ao tempo de referência inicialmente estabelecido pela coroa (posição dois, de até 5 minutos e 59 segundos) e exibido no centro do mostrador.

Os numerais em verde referem-se a um tempo abaixo do tempo de referência; os numerais em azul, a um tempo acima. Esta solução, que é tanto esteticamente atraente como tecnicamente eficiente, certamente agradará em muito aos aficionados por automobilismo.


O cronógrafo monopusher (de botão único) incorporado ao Twin Turbo Furious tem uma construção clássica com controle por roda de colunas e acoplamento horizontal.

Cada uma das 20 peças desta exclusiva edição limitada será vendida a um preço de 525.000 Francos Suíços. O modelo também estará disponível em três peças com diamantes, que se somam aos 18 exemplares do Twin Turbo Furious original em ouro rosa, lançado em 2018.




Jacob & Co. Twin Turbo Furious Bugatti - Ficha técnica


Referência: TT200.40.NS.NK.A


Movimento

Calibre de manufatura Jacob & Co. a corda manual JCFM05, em titânio
Dimensões: 34 x 46 x 13,7 mm
832 componentes, 75 rubis
Duplo turbilhão sequencial de triplo eixo de alta velocidade:
- 1o eixo gira em 24 segundos
- 2o eixo gira em 8 segundos
- 3o eixo gira em 30 segundos
Conexão entre os turbilhões para equalização da marcha
Duplo sistema de segurança durante o acionamento da repetição de minutos
Cronógrafo integrado com roda de colunas; acionamento, parada e volta a zero através de um só botão
Frequência: 21.600 aph (3Hz)
Reserva de marcha de 50 horas
Acabamento com pontes e platina chanfradas e polidas, perlage, pinhões cônicos, parafusos polidos


Funções

Indicação de horas, minutos, pequenos segundos às 9
Cronógrafo monopusher com contador de minutos às 3, segundos no centro
Tempo de referência (minutos e segundos) exibido às 6
Repetição de minutos decimal: bate as horas, os intervalos de 10 minutos e os minutos decorridos a partir do último intervalo, com 2 martelos na posição das 12 horas
Indicação da reserva de marcha às 6 horas


Caixa

Dimensões: 57 x 52 x 17 mm, 88 componentes
Material: titânio e carbono forjado
Vidro de safira convexo com antirreflexos
Fundo de safira
Coroa em ouro rosa 5N 18K, com manivela com inserção de borracha, botão único do cronógrafo integrado
Resistente à água a 30 metros
Mostrador de safira fumê com logo "Jacob & Co.", ponteiros em ouro rosa com SuperLuminova branco


Pulseira

Pulseira de couro com fecho de báscula em titânio


Preço

525.000 Francos Suíços



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 120, Jan/Fev 2019
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS