Publicidade
Home  >  News Voltar

Parmigiani Fleurier - SIHH 2013Toric Quaestor Labyrinthe

28 de fevereiro de 2013
A Parmigiani Fleurier dedicou uma de suas últimas criações de alta relojoaria, o Toric Quaestor Labyrinthe, apresentado no SIHH 2013, a um tema cultural e profundamente simbólico.



O Labirinto, segundo a mitologia grega, foi uma criação do arquiteto Dédalo para aprisionar o Minotauro. Ele teve inúmeros significados ao longo das culturas e épocas, mas sempre exerceu fascínio pelo seu caráter misterioso.

Pois, mesmo que ele seja solucionado, o verdadeiro sentido do Labirinto não está apenas na descoberta do caminho correto, mas sim na sua busca.

Sob suas sutis nuances de jade verde, o Toric Quaestor Labyrinthe contém uma repetição de minutos cuja melodia é de uma pureza muito rara, graças às muitas particularidades de sua concepção.

Primeiramente, o movimento está integrado à caixa com maior estabilidade, graças a um ponto de fixação adicional. Situada abaixo do carrilhão, uma pequena peça liga a lingueta do carrilhão à caixa, assegurando assim que ele seja perfeitamente fixo e que o som se propague sem a menor interferência devido às vibrações.

Segundo, este movimento possui um volante de inércia que é uma inovação importante. Além de assegurar a constância do fornecimento de energia à mola, este dispositivo permite o funcionamento da repetição de minutos sem a menor vibração mecânica.

Enquanto os dispositivos anteriores funcionam com empurrões de uma engrenagem, o volante de inércia assegura seu total silêncio mecânico e mantém apenas a melodia do carrilhão a cada percussão.

Enfim, a caixa de platina tem uma forma generosa e especialmente concebida para uma acústica perfeita, de forma que a onda sonora oscile com as melhores frequências.

O mostrador da peça é composto de duas camadas que formam o labirinto. A camada de fundo é um disco de jade birmanês extremamente precioso, sobre o qual é sobreposta uma placa perfurada em ouro branco, constituindo, assim, as ramificações do labirinto.

Inicialmente produzida com máquinas digitais, esta placa passa em seguida por um trabalho de acabamento que, sozinho, corresponde a 35 horas de trabalho. Cada segmento ou contorno do labirinto é chanfrado à mão. Cinquenta e dois cantos angulares aumentam a profundidade e a beleza do labirinto.

O labirinto, como representado aqui, é a estrutura na qual nos perdemos. Onde perdemos o senso de direção, a noção do tempo e do mundo exterior; onde encontramos, às vezes, um estado contemplativo e sereno. O labirinto é, antes de tudo, uma procura de si mesmo.



Toric Quaestor - Dados técnicos


Mecanismo

Calibre PF357, a corda manual, 13''' (29,30 mm)
Reserva de marcha de 72 horas
Frequência de 3 Hz (21.600 aph)
35 rubis, repetição de minutos sobre 2 gongos "catedral" com volante regulador do ritmo de toques, dispositivo de desconexão do ajuste de horas durante o funcionamento da repetição, pontes de ródio com Côtes de Genève, chanfros polidos à mão, peças em aço com perlage


Funções

Horas e minutos, pequenos segundos, repetição de minutos, reserva de marcha


Caixa

Caixa redonda, diâmetro de 46,00 mm, espessura de 13,20 mm
Material: platina 950, com acabamento polido
Estanqueidade a 10 m
Vidro de safira com tratamento antirreflexo
Aro com duplo serrilhado, coroa com diâmetro de 7,00 mm, cabochão de safira
Fundo com vidro de safira, com número de série gravado


Mostrador

Em jade de Burma e ouro 18 K
Ponteiros de formato "dardo" com SuperLuminova


Pulseira

Couro de crocodilo Hermès
Fecho de fivela estriado em ouro 18 quilates, de acabamento polido


Edição limitada a 5 exemplares
 

NotíciasRelacionadas

15 de julho de 2023
11 de fevereiro de 2019
22 de dezembro de 2017

BRANDPARTNERS