Publicidade
Home  >  News Voltar

BulgariO lançamento do novo modelo Octo, em Roma

04 de setembro de 2012
Relógios & Relógios esteve presente no lançamento do novo modelo Octo, da Bulgari, no dia 13 de Julho, em Roma, na Itália.


Na presença de Francesco Trapani, Presidente da Divisão de Joias e Relógios do Grupo LVMH, de Michael Burke, CEO da Bulgari, e de um seleto grupo de membros da imprensa mundial, a marca apresentou um novo modelo com mecanismo automático de produção própria, em uma coleção até então caracterizada por modelos com grandes complicações, da linha Gérald Genta.

Relógios & Relógios esteve presente no evento de lançamento do novo Octo, no Complesso Monumentale Santo Spirito in Saxia, e no grandioso jantar de celebração realizado no Stadio dei Marmi, no magnífico complexo do Foro Italico em Roma.


Octo, a geometria da perfeição

O novo Octo é portador de múltiplos valores eternos, que sobreviveram ao longo dos séculos e civilizações, e possui uma forte e carismática personalidade.

Nem redondo nem quadrado, mas uma simbiose, harmoniosa e equilibrada, das duas formas primitivas das quais nasce o octógono, símbolo da geometria da perfeição. Sua arquitetura de oito lados unidos por um aro redondo reivindica uma audaz e sutil ruptura dos cânones do mais puro classicismo. A poderosa identidade do Octo estabelece novos códigos de referência no universo futuro do relógio masculino de luxo.

Muito contemporâneo, este relógio incorpora múltiplos valores. O octógono, figura gráfica antiga, universalmente rica em símbolos e significados, é indissociável da história das civilizações e das culturas. Esta composição de duas figuras primitivas possui inumeráveis valores emblemáticos e múltiplos significados. Os conceitos de equilíbrio, harmonia, poder e eternidade, entre outros, se encontram frequentemente associados à forma de oito lados.

Na Europa da Idade Média, os alquimistas consideravam a combinação do quadrado e do círculo como a expressão da perfeição, da mesma forma que a representação do vínculo entre a Terra e Céu - o quadrado, representação do Homem, e o círculo, encarnação da Divindade.


A onipresença do octógono

A forma octogonal deixou igualmente numerosos rastros arquitetônicos da Europa à Ásia. Deste modo, a Itália conta com numerosas edificações deste tipo. Entre as construções da Antiguidade que enfeitam Roma, a Cidade Eterna, um dos mais representativos é o Castelo del Monte em Puglia. Esta construção do século XIII, grandiosa obra arquitetônica marcada pela presença de múltiplos símbolos, materializa a síntese de conhecimentos refinados em matemática e astronomia. Ele é considerado por alguns como um lugar sinônimo do templo do saber.

Longe dali, a milhares de quilômetros, o octógono é a fonte de todos os fundamentos da história, da civilização e do pensamento chinês. Figura central do I Ching, o Livro das Mutações, elaborado desde o início do primeiro milênio antes da era cristã, a forma octogonal tinha por finalidade descrever os estados do mundo e sua evolução.

Cada um dos oito lados é concebido para simbolizar o que ocorre no céu e na terra, representação da transformação incessante dos signos um no outro. O I Ching constitui o resultado de um busca especulativa e cosmogônica elaborada, cujas articulações modelaram durante muito tempo o pensamento chinês até a atualidade.

De fato, partindo de uma oposição/complementariedade entre os princípios Yin e Yang (sol e lua, macho e fêmea, ativo e passivo, etc.), e subdividindo esta dualidade de maneira sistemática, o I Ching chega a uma série de 64 combinações e de todas as transformações possíveis entre elas.

Círculo e quadrado traduzem uma relação simbólica expressa segundo os princípios da arquitetura. Construído no século XV, o Templo do Céu de Pequim é disposto globalmente para simbolizar a relação entre o Céu e a Terra, entre a Divindade e o Homem, essência da cosmogonia chinesa. Ocupa um lugar que utiliza a forma quadrada para ângulos meridionais, enquanto que os da parte norte são arredondados devido à antiga crença chinesa segundo a qual o céu era redondo e a terra quadrada.


Entre o infinito dos matemáticos e a totalidade do universo

A tradução numérica da forma gráfica é também carregada de sentidos simbólicos. O número 8, Octo em sua forma latina, sempre esteve vinculado ao conjunto de valores universais imperantes em todas as épocas, em todas as civilizações. É o infinito dos matemáticos, a eternidade imutável, ou mesmo o símbolo da totalidade do universo na China (o I Ching), e em sentido mais amplo, de prosperidade e da encarnação do poder nas culturas asiáticas.

A arquitetura do Octo condensa estes conteúdos. Mais que um relógio, o objeto transcende sua mera função para adquirir uma dimensão mais ampla, carregada de sentido estético e emocional. De aparência formal simples, é complexo nos valores que representa: equilíbrio, perfeição, imortalidade e eternidade por um lado, savoir-faire e maestria relojoeira por outro.

Esta nova criação da Bulgari, pura e poderosa, é o perfeito reflexo dos valores relojoeiros masculinos da marca, carisma, personalidade e refinamento estilístico. Este conjunto estético contemporâneo é conjugado por uma leitura sóbria e clássica do tempo ao oferecer as habituais funções tradicionais. Por sua forma, o Octo rompe os códigos habituais deste tipo de relógio para renová-los radicalmente e afirmar sua vocação relojoeira, dentro de proporções perfeitamente executadas e um equilíbrio harmonioso.


Caixa e mecanismo excepcionais

A estrutura desta caixa excepcional, de linhas nítidas e suaves, expressa força de caráter e poder incontestável. Sutil em seu tratamento, comporta um complexo processo de fabricação em todas as suas partes: lateral, aro e fundo parafusado.

Os três elementos são objeto de numerosas operações sucessivas, até a obtenção do resultado final antes da montagem. Manufaturada "in-house", a caixa do novo Octo comporta um total de 110 facetas.

Todas são meticulosamente acabadas à mão, alternando acabamento polido e acetinado, em linha com o grau de execução de conjunto desta novidade, cujo interior foi também guiado por um único critério: a excelência.

A uma criação emblemática corresponde um mecanismo excepcional. O Octo está equipado pelo Calibre BVL 193, com indicação de horas, minutos, segundos e janela de data às 3 horas.

Este movimento mecânico de corda automática com massa oscilante unidirecional, montada sobre rolamento de esferas - garantia de um ótimo carregamento - é provido de dois tambores que garantem um maior rendimento isocrônico ao longo do tempo, sinônimo de regularidade de marcha e, em consequência, de precisão.

O Calibre BVL 193, de 11,5 linhas, bate a 28.800 aph (4 Hz) e oferece 50 horas de reserva de marcha. Os acabamentos dos componentes do movimento são, evidentemente, de muito alto nível: pivôs polidos, rodas de engrenagem acetinadas.

Um elegante mostrador manufaturado in-house, laqueado em preto e polido, realça a pureza do conjunto desta novidade, cuja visualização analógica tradicional se inscreve na linha Octo, por si só já bastante pródiga.

Com o novo Octo, a Bulgari não esconde o seu desejo de que ele se torne um de seus pilares e se inscreva no universo de modelos que se tornarão clássicos no futuro.



Bulgari Octo - Ficha técnica


Mecanismo

Calibre BVL 193, movimento mecânico de corda automática com massa oscilante unidirecional, 28 rubis
Dimensões de 25,60 mm x 3,70 mm
Funções de horas, minutos e segundos; janela de data semi-instantânea às 3 horas
Reserva de marcha de 50 horas proporcionada por duplo tambor
Frequência de 4 Hz (28.800 aph)

Acabamento

Pontes decoradas com Côtes de Genève e espiralado; superfície das pontes chanfradas e polidas, platina perlada, rodas acetinadas, pivôs polidos

Mostrador

Laqueado preto, índices facetados em ródio ou ouro rosa

Caixa

Caixa manufaturada, fundo e coroa rosqueados, 41,5 mm x 10,55 mm, estanque até 100 metros

Pulseira

Aligátor negro com fecho de báscula de 2 lâminas, em aço ou ouro rosa




Durante nossa estadia em Roma, estivemos hospedados no Hotel NH Vittorio Veneto, no coração da cidade, muito próximo a monumentos e locais como a Piazza di Spagna, Fontana Trevi, Piazza Navona, o Coliseu, o Fori Imperiali, Via dei Condotti e Piazza Barberini.

Tivemos a oportunidade de visitar os pontos turísticos próximos ao Hotel e também de realizar uma inesquecível visita guiada ao espetacular Coliseu e ao conjunto do Fori Imperiali.

Gostaríamos de estender o nosso agradecimento a Daniela Frewa, da Bulgari, pela gentileza do convite para o evento de apresentação do novo Octo, que nos proporcionou memoráveis momentos na Cidade Eterna.
 
Ulisses Neto (GQ), Daniela Frewa (Bulgari), César Rovel (R&R)
Interior Complesso Monumentale S. Spirito in Saxia
Almoço de lançamento novo Octo
Francesco Trapani
Michael Burke
Jantar no Stadio dei Marmi
Performance de um grupo Brasileiro de Capoeira
Boutique Bulgari, Via dei Condotti 10

BRANDPARTNERS