Publicidade
Home  >  News Voltar

Christophe ClaretAdagio, o segundo modelo da Manufatura

23 de maio de 2011
Após o DualTow, nascido em 2009, o modelo Adagio confirmou definitivamente o nome de Christophe Claret entre as marcas mais prestigiosas da relojoaria Suíça. Este relógio reúne todo o saber fazer da Manufatura Christophe Claret, com repetição de minutos, grande data e GMT.



Fabulosa demonstração da capacidade da manufatura de movimentos Christophe Claret, o relógio DualTow veio a coroar em 2009 vinte anos de paixão e inovações a serviço das marcas mais prestigiosas.

Embora a princípio fosse concebido como uma peça comemorativa - 68 exemplares, todos diferentes entre si, o destino deste cronógrafo planetário de botão único, com sonnerie e tourbillon, logo mudaria. Isto porque, ao revelar aos olhos do público seu talento relojoeiro, Christophe Claret ganhou o status de celebridade.

Aclamado por colecionadores e aficionados de todo o mundo, que reconheceram o seu "toque" particular, Claret suscitou entre eles o desejo, motor de todas as criações. "Alguns já eram, sem sabê-lo, proprietários de relógios equipados com movimentos Claret", explica o relojoeiro. "O DualTow lhes abriu as portas para descobrir o conjunto de meu trabalho".

Ao ganhar os holofotes e passar de pronto a ser reconhecido como o criador de relógios completos e não apenas de mecanismos, Christophe Claret lançava ao mesmo tempo um fenômeno que os virtuosos conhecem muito bem, mas que Claret não havia previsto: a esperança de que seguisse criando!

Ante a expectativa de seus admiradores, dar vida própria à marca Christophe Claret resultava em uma consequência lógica. De "peça comemorativa", o DualTow passou deste modo a converter-se no seu modelo inaugural.

Consolidando de uma vez por todas seu nome entre as marcas da alta relojoaria, Christophe Claret apresentou em Genebra, no mês de Janeiro de 2011, seu segundo modelo: o Adagio. Com uma linha clássica, respondendo à mais pura tradição relojoeira, tanto do ponto de vista da mecânica quanto da estética, esta peça excepcional está equipada com o calibre SLB88, evidentemente de manufatura própria.

Com seus 455 componentes, propõe as funções de horas e minutos centrais, segundeiro às 9 horas - por contador ou através de uma janela, conforme a versão, grande data às 6 horas e segundo fuso horário (horas e minutos) com indicação do dia e da noite em um mostrador descentrado às 2 horas.

Para lembrar sua primeira realização, há mais de 20 anos, Christophe Claret também desejou equipar este relógio com uma repetição de minutos, estrela entre as complicações da alta relojoaria e que se converteu em uma das grandes especialidades da manufatura.

As horas, os quartos de hora e os minutos soam por solicitação do usuário e os gongos "catedral" do mecanismo de sonnerie estão equipados com um dispositivo patenteado, que evita que se choquem entre si quando vibram por efeito dos toques do martelo.

Igualmente patenteada é a grande data, cuja construção não se parece com nenhuma outra. Com seu diâmetro de 34 mm, este movimento exibe pontes finamente decoradas e conta com uma reserva de marcha de 48 horas.

A coroa é dotada de um sistema de segurança: quando a mola principal alcança o máximo de tensão, é ativado um mecanismo que desacopla a tige, evitando assim qualquer possível dano devido a uma tensão excessiva.

Semelhante joia da mecânica merecia uma caixa à altura, de perfeito acabamento. Disponível em três tons - ouro rosa, ouro branco ou platina, a caixa de 44 mm é estanque até 30 metros. Ela conta com dois botões às 2 e às 4 para o ajuste da grande data e do segundo fuso horário, assim como com um botão deslizante de acionamento da sonnerie às 9. Quanto ao mostrador, também possui três versões.

A primeira põe em destaque a arte ancestral do guilloché feito à mão sobre ouro - branco neste caso, que também destaca os ponteiros azulados das horas, minutos, segundos e do segundo fuso horário. A segunda se enfeita com pedras semipreciosas, como o ônix negro, o rubi, o jade, a opala e o lápis-lazúli. A terceira, por último, apresenta uma base em ouro rodiado na cor antracito, pontilhada de mostradores estampados, que dão ao conjunto uma dinâmica tridimensional.

Para completar, os três modelos são apresentados em uma pulseira de couro de aligátor e se limitam a oito exemplares para cada versão de mostrador e de caixa.


Christophe Claret

Nativo da región de Lyon, Christophe Claret estudou relojoaria em Genebra antes de iniciar sua carreira como restaurador de relógios antigos. Em 1987, durante o salão Baselworld, o proprietário de uma grande marca relojoeira suíça solicitou-lhe que desenvolvesse, de forma exclusiva, um movimento de repetição de minutos.

Para poder atender a este pedido, fundou em 1989 uma sociedade, da qual também participavam outros dois relojoeiros de talento, Giulio Papi e Dominique Renaud. Em 1992, Christophe Claret anunciou sua necessidade de independência. Comprou as partes de seus sócios e, a seguir, batizou a sua empresa com o nome de Christophe Claret SA.

Na década seguinte alcança reconhecimento e uma clientela de alta gama. Em 1999, compra um antigo solar nas colinas de Le Locle, chamada "Le Soleil d'Or". É o começo de uma nova era: em dois anos, seu volume de clientes se multiplica exponencialmente e ele passa de 17 a 62 empregados.

Rapidamente, suas instalações se tornam pequenas, de modo que em 2002 a manufatura Christophe Claret recebe um primeiro anexo de 500 m2, seguido de um segundo com as mesmas dimensões em 2004.

Equipada com um importante parque de máquinas de última geração, a manufatura, que atualmente conta com cerca de 90 pessoas, produz quase todos os componentes de seus movimentos, assim como elementos exteriores.


Christophe Claret Adagio - Especificações técnicas


Movimento

Calibre SLB88
Diâmetro: 34 mm
Número de componentes: 455
Número de rubis: 46
Reserva de marcha: cerca de 48 horas


Funções

Horas e minutos centrais, segundos às 9 horas por contador ou mediante uma janela
Grande data às 6 horas
Hora do segundo fuso horário com indicação dia/noite em um mostrador às 2 horas

Soa quando solicitado (com gongos catedral):

- As horas (som grave)
- Os quartos de hora (sons graves e agudos)
- Os minutos (som agudo)


Exterior

Caixa: disponível em ouro branco 18 quilates, ouro rosa 18 quilates ou platina
Diâmetro: 44 mm
Caixa estanque até 30 m (3 atm)
Mostrador: em 3 versões, guilloché feito à mão, pedras semipreciosas (lápis-lazúli, ônix negro, rubi, jade e opala) ou ouro rodiado na cor antracito.
Pulseira: em couro de aligátor


Número de exemplares: edição limitada a oito exemplares para cada versão de mostrador e de caixa.


Preço ao público em francos suíços

CHF 268.000.- para as peças em ouro rosa e em ouro branco
CHF 318.000.- para as peças em platina
 
Christophe Claret

NotíciasRelacionadas

01 de agosto de 2019
05 de fevereiro de 2018
20 de março de 2017

BRANDPARTNERS