Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: THE POOR MAN WEEKEND JOURNAL EXTRA EDITION!!!!!!
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
24/05/17 - 21:08
  Quote  #1
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca

Movimentos chineses. O que eles comem? Onde vivem? Hoje, no Poor man weekend journal.

A "suissalização" da china.
Por Clodowilson Hermano*

Após aquele tópico da marca Constantim, fui dar uma olhada no site deles para poder malhar melhor os relógios no fórum. Olhando por cima, ví que eles tinham uma linha automática com turbilhão. Imediatamente os dedos começaram a coçar. Coloquei um disco do Theodoro e Sampaio na vitrola, servi uma taça de Dreher e, ao me preparar para iniciar a postagem, resolvi dar uma olhada nos movimentos automáticos chineses. Lembrei de muita coisa que tinha esquecido e aprendi muita coisa nova, inclusive a extensão de companhias que produzem calibres (fora as que não usam movimento in house), que é grande e eu não sabia.
Mas não é sobre isso que quero falar nesse momento, e sim sobre uma pequena lista que vi (incompleta) já adianto, sobre relógios SUIÇOS OU QUE DIZEM TER MOV SUIÇO, e na verdade usam movimentos chineses.

Vamos a lista:


Antes queria dizer que um misto de sentimentos tomou conta do meu ser ao ver os nomes das manufaturas (menos de uma delas, logo vocês entenderão).

Vamos a lista:



Eu sei que tem gente aqui que possui os relógios citados. Não quero que ninguém fique triste ou atire os relógios longe antes de chegar ao fim do texto, onde alguns questionamentos serão levantados.

Vamos a lista:

Péra, péra, pé....

Em algum dos casos busquei em mais de uma fonte antes de postar:

Aeromatic 1912 and Tauchmeister 1937

Conhecida germasian de todos, não é surpresa que esteja aqui.

Segue o Wiki da marca:

Aeromatic 1912 and Tauchmeister 1937 are brands owned by Rainer Bettner of Frankfurt, Germany. Despite claiming the status of 'manufacturer' there is little evidence of any production work being undertaken in Frankfurt for these watches. The Aeromatic watches in particular can in many instances be matched to items in the catalogue of Million Smart Enterprises; the only unique feature being the Aeromatic 1912 logo. These watches in many ways fit the definition of 'Germasian'.

As their names suggest, Aeromatic watches follow an aviation theme, while Tauchmeister have the look of vintage diving watches. Mechanical movements used in these watches are sourced from various manufacturers depending on function. These include Liaoning Watch Factory, Shanghai Watch Factory and Sea-Gull. Quartz movements are from Miyota, Japan, and Ronda, Switzerland.

Android - Não sei se surpresa é a palavra certa para definir o sentimento. Eu costumava ter uma "caída" por essa marca. São tipo uns invictões oversised, mas interessantes. Eles eram meio que vanguarda na esquisitice, e eu achava legal.
Segue uma foto, infelizmente não encontrei os modelos antigos, que eram os que eu mais curtia.


Armitron - Nem vou me estender, não lembro de ter discutido sobre ela antes e não será agora. Segue a wiki da marca:

Armitron is a very successful US-based brand that originated in the 1970s with the early LED digital watches and gained great popularity with LCD digital multifunction watches. Modern Armitron watches are made in China using various quartz digital and analogue movements. A small line of mechanical watches is made, featuring a full-skeleton version of the popular Sea-Gull ST16 movement.

Invicta - aihauioahaiouahioauhaoai não é surpresa e não coloquei aqui por birra.

Agora vamos para 2 marcas que acho interessante.




Hehe, vamos lá

SWISS LEGEND (eu ri muito a constatar isso, acho que o nome devia mudar para Swiss????? Legend! ) Bom, essa é uma marca que já é conhecida do pessoal. Normalmente ela é até colocada no mesmo patamar de um Wenger. Ocorre que, na linha auto, ela usa a CL888 que é chinesa.


Stuhrling Original - outra germasian que é muito queria pelos PT-BR. Outra marca que conclama o Swiss movt, parts e made, mas na verdade fala cantonês.
No site deles, todos os calibres são designados como ST - XXXX, independente da manufatura.

Segue uma lista dos conhecidos:

90009 - Dixmont-Guangzhou DG3809
90013 - Dixmont-Guangzhou DG2813
90014 - Sea-Gull ST1714
90016 - Dixmont-Guangzhou DG2816
90050 - PTS-Liaocheng G3202Z
90089 - Hangzhou 2189
90098 - Hangzhou 2198
90150 - skeletonized Chinese Standard Movement (manufacturer unknown)
90555 - Sea-Gull ST2555
90816 - Sea-Gull ST1632-6
91006 - Sea-Gull ST1612-6
91015 - PTS-Liaocheng Z2015
93311 - PTS-Hangzhou 3310/3311 tourbillon
92545 - Sea-Gull ST2545

Existem outras, com o tempo, vou postando, ou postem vocês e vamos descobrir juntos.

Vamos passar ao próximo tópico:

afinal, esses relógios são suiços ou chineses?

Aqui reside o âmago da coisa.

Eu já externei minha opinião sobre isso em outros tópicos e não sinto necessidade mudá-la. Esses movimentos são chineses. Entretanto, houve uma alteração na norma que passou a dispor o seguinte, em resumo bem resumido e a grosso modo:

Um relógio é suíço quando:
1. Seu mov. é suiço;
2. o mov. é encapsulado (colocado dentro da caixa) na suiça;
3. O relógio e manufaturado e são inspecionados na suiça.

Um movimento é suiço quando:
1. é montado na suiça;
2. foi inspecionado na suiça e os componentes constituem 50% do seu total, sem contar custo (o labor - montagem) ;
3. Se o movimento preenche essas condições, mas o relógio não é montado na suiça, a indicação "Swiss" pode ser fixada a um dos componentes do movimento. Por outro lado, só pode conter a palavra Swiss movt. e blá, blá, blá

Muito bem, onde quero chegar? As manufaturas citadas geralmente colocam no dial Swiss Movt, mesmo utilizando movimento chinês. Apesar da abrangência (pela porcentagem), é meio como escrever Queijo TIPO parmesão. Mortadela TIPO Bolonha. Queijo tipo Polengui É, na minha opinião, a banalização pura da industria relojoeira suiça. Independente da norma, essa "popularização", essa abertura, somente põe para baixo a industria. Lembrando que ela se reergueu unicamente pelo status de exclusividade, não por outra coisa. O que veio depois é mera consequência.
Digo mais, quanto tempo vai levar para uma manufatura low range, de entrada, fora da Swatch group começar a usar movimentos ST-16, CL 888 e afins, estampando SWISS MADE em seus relógios?
Segundo a regra, pode.

Mas por que houve essa alteração?

Bom, não sairão mais do que conjecturas daqui, mas eu acho que isso está profundamente relacionado com o fato da ETA só fornecer para as marcas do grupo Swatch (acho que já está em vigor, me corrijam se estou errado). Me parece que isso, mais do que qualquer coisa, é meio que um "aviso contra o monopólio", uma ameaça de inundação, mas, não sei, lobby de relógio é tipo lobby de armas, falar disso é falar de teorias da conspiração, quase.







*Clodowilson é estilista e comentarista de internet. Matéria em colaboração com o Jornal Pindamonhangaba Morning.
 
25/05/17 - 03:36
  Quote  #2
Mensagem por Eduardo
Local: Vigo
Cadastro: 12/11/13
Posts: 2663
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Eduardo Perfil  Busca de outros posts por Eduardo Busca  Visite a página de Eduardo www
Excelente post. Que essas marcas usem movimentos chineses não é novidade, assim como, não é novidade que muitas marcas de renome produzem suas caixas também na China, que por sua vez, tem capacidade de produzir coisas com alto nível de acabamento, desde que se pague, é claro.

Por outro lado, os movimentos Sea Gull são muito bem valorados em fóruns internacionais e, ainda que eu não possua nenhum, não seria um problema acrescentá-lo na coleção. De fato, eles produzem um "moonphase" automático bastante atraente e 10X mais econômico.

Por fim, contibuir um pouquinho com o post dizendo que a partir de 01/01/2017 a lei suiça mudou, exigindo que a porcentagem de componentes seja não mais de 50% e sim 60% (https://en.wikipedia.org/wiki/Swiss_made).

abraço e obrigado.
 
25/05/17 - 07:44
  Quote  #3
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Valeu, Edu.

Não sabia que tinha mudado a regra, apesar de, na prática, não achar que muda muito...

Então, quanto a qualidade, concordo contigo, pagando se consegue tudo. A questão, que no fim acabei não postando, é a seguinte:

Você (nós) consegue diferenciar uma ETA do seu clone, após ele ser decorado? A partir do momento que os clones vao ficando mais refinados, a barreira que os separa de um Standard ou superior praticamente some... ai já viu... Para ter certeza não basta mais abrir o relógio, tem que desmontar o movimento. Como referi anteriormente, banalização. Vai chegar um momento que relógio suiço vai se limitar apenas a relógio High end. O resto vai ser resto.

E outra, quando eu compro um relógio suiço, eu pago por relógio suiço, não por relógio 60% suiço Nego compra uma ST ou CL por, sei lá, 10 dólares, monta e me vende ela por 500 ou mais somente porque tem Swiss Made estampado.
Apesar da norma, eu me sentiria enganado. Prefiro que a manufatura me diga que é chinês, calibre desenvolvido na china... Descobrir isso depois de comprar é, no mínimo, decepcionante.
Não é a questão da qualidade que está em voga. É a simples constatação de que marcas maiores, marcas tradicionais voltarem a vida com coração chines, mas se auto-intitulando suiças.
Por exemplo a Zodiac. Fundada em 1882, quebrou, voltou a vida e agora é equipada com calibres chineses (não são todos, ao que parece), mas... Swiss Made.

Mudando de assunto, vi que os chineses realmente Fabricam turbilhões funcionais que não tem nada haver com a Alta relojoaria.
Lembrei de um tópico do Ed, que perguntou sobre. No caso eu não estava errado, aquilo não é turbilhão, mas tem 4 ou 5 manufaturas que os fabricam, com preços abaixo de 1000 dólares, até. Ao que parece, os mais bem acabados são os Seagull, justamente. Até, possuem um calibre com 2 turbilhões ST8080.
 
25/05/17 - 10:54
  Quote  #4
Mensagem por Jr Machine
Local: Amparo
Cadastro: 10/03/15
Posts: 85
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Jr Machine Perfil  Busca de outros posts por Jr Machine Busca
Parabéns pelo Tópico RCComes, sempre bom termos boas informações no Forum
 
25/05/17 - 11:39
  Quote  #5
Mensagem por Felipe
Local: São Paulo
Cadastro: 27/01/16
Posts: 227
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Felipe Perfil  Busca de outros posts por Felipe Busca
Apesar de concordar que a mudança nas regras do swiss made não mudam muita coisa....tiveram algumas marcas (que agora não me lembro o nome), que anunciaram que iam tirar o selo de swiss made de seus relógios.

Mas na pratica não mudou muita coisa mesmo.
 
25/05/17 - 13:53
  Quote  #6
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Quote: Originalmente postado por Felipe em 5/25/2017 11:39:24 AM
Apesar de concordar que a mudança nas regras do swiss made não mudam muita coisa....tiveram algumas marcas (que agora não me lembro o nome), que anunciaram que iam tirar o selo de swiss made de seus relógios.

Mas na pratica não mudou muita coisa mesmo.








auiohaiuoahauiha

Vê se tu acha a notícia ai.
 
25/05/17 - 14:42
  Quote  #7
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
Posts: 1727
Usuário nível:




Visualizar o perfil de rovel Perfil  Busca de outros posts por rovel Busca  Visite a página de rovel www
Prezados amigos,

Pelo que sei, ao menos por enquanto, a única marca que aboliu o "Swiss Made" foi a Moser:

H. Moser & Cie. Swiss Mad Watch

Recomendo que assistam ao vídeo - é impagável!

Abraços,
César Rovel
 
25/05/17 - 17:56
  Quote  #8
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
hahahahahaha que tirada deram nos alemães... quando a pobre Heidi sai do quadro você escuta um ostrogodo bebendo auiohauiohaioahauio. Foi impressão minha, ou a Heidi tinha os zoinho puxados? hahahahaha

É muita sagacidade. hehehe. Mas é bem por ai. concordo plenamente.

"...esta etiqueta resulta muito pouco exigente, não constitui uma garantia, provoca confusão e respalda os abusos do sistema."
"Ainda pior, dá credibilidade aos piores abusos de nosso setor. Nossa resposta a esta etiqueta frouxa e insuficiente é evita-la."

Tudo culpa do Biver. Conspiração illuminati.
 
27/05/17 - 12:22
  Quote  #9
Mensagem por vip.imports2010
Local: Não fornecido
Cadastro: 21/08/11
Posts: 4018
Usuário nível:




Visualizar o perfil de vip.imports2010 Perfil  Busca de outros posts por vip.imports2010 Busca  Visite a página de vip.imports2010 www
 
28/05/17 - 06:47
  Quote  #10
Mensagem por Dopamina
Local: Não fornecido
Cadastro: 10/07/13
Posts: 501
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Dopamina Perfil  Busca de outros posts por Dopamina Busca
Este vídeo é muito bom.
Total de Mensagens encontradas: 10
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar