Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Relógios com máquina ETA G10 - descartáveis ????
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
19/04/12 - 20:25
  Quote  #1
Mensagem por Fabiano Moreira
Local: Não fornecido
Cadastro: 06/03/12
Posts: 12
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fabiano Moreira Perfil  Busca de outros posts por Fabiano Moreira Busca
Pessoal, por favor, gostaria de ouvir as considerações de vocês sobre relógios equipados com a máquina ETA G10 (blindada).

Sou leigo no assunto e em minha busca por mais conhecimento sobre essa nossa paixão (os relógios) tenho me deparado com algumas informações que tem me deixado um tanto quanto intrigado... Já li em diversos lugares que o movimento ETA G10 que equipa alguns modelos de diversas marcas bem conceituadas tais como Tissot (PRC 200), Breitling, Montblanc e outros, é blindada e que não permite manutenção, ou seja, quebrou, "joga fora".

Esse procedimento, no frigir dos ovos, essa máquina, não faz na realidade com que esses relógios sejam "descartáveis" ? Se assim o for, porque modelos como o PRC200 da Tissot têm tanto prestígio e são tão caros ? Por que a princípio, em minha ignorância, não pagaria o valor que se pede num modelo PRC200 visto que o mesmo poderia ser considerável como um relógio descartável.

Me perdoem se estou escrevendo muita besteira mas são apenas as conclusões que cheguei com as informações que consegui. Volto a dizer, sou leigo no assunto e por isso peço a ajuda de vocês se meu pensamento estiver equivocado.

Grande abraço a todos
 
19/04/12 - 21:34
  Quote  #2
Mensagem por Dudubjd
Local: Não fornecido
Cadastro: 17/10/09
Posts: 613
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Dudubjd Perfil  Busca de outros posts por Dudubjd Busca
Tem algumas pessoas que tem preconceito com os movimentos eta g10. Tenho tissot com ele, tenho swiss legend tbm, tenho swatchs... enfim.. nunca tive nenhum problema com eles... realmente a maquina é blindada e não permite conserto. Mas ela pode ser trocada por outra sem gastar muito ( comprando a maquina la fora), Em geral é um ótimo movimento que não dá problema!!
 
19/04/12 - 21:45
  Quote  #3
Mensagem por Cavalheiri
Local: Bauru-SP
Cadastro: 18/11/10
Posts: 303
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Cavalheiri Perfil  Busca de outros posts por Cavalheiri Busca
Uma máquina nova no Ebay custa em torno de 150 reiais, coloca + frete e impostos e vê quanto fica. É bem mais barato que um PRC200 novo!
 
19/04/12 - 22:52
  Quote  #4
Mensagem por Dudubjd
Local: Não fornecido
Cadastro: 17/10/09
Posts: 613
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Dudubjd Perfil  Busca de outros posts por Dudubjd Busca
Cara... você paga pela grife, pela tradição horolistica, como o pessoal aqui fala...

Por exemplo, tenho um t-race com uma eta g10.211 que paguei 450 dólares e tenho um swiss legend trimix que tem o mesmo movimento e paguei 100 dólares.

Claro que o tissot é muito mais bem acabado, é totalmente suíço ao contrario do swiss legend que não é totalmente suiço, e também pelo fato da marca tissot ser muito mais conhecida e ter muito mais historia que a swiss legend.

O valor do relógio, neste caso, não está na máquina, mas sim no conjunto de fatores.

 
19/04/12 - 22:57
  Quote  #5
Mensagem por Parkinson
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 11/03/12
Posts: 287
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Parkinson Perfil  Busca de outros posts por Parkinson Busca
Eventualmente se der problema, isso não quer dizer que o movimento
é uma porcaria descartavel.
 
19/04/12 - 23:26
  Quote  #6
Mensagem por Ricls
Local: Santos
Cadastro: 07/08/10
Posts: 83
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Ricls Perfil  Busca de outros posts por Ricls Busca
Colegas, como vão?

Tentarei ser o mais sucinto possível (como alguns nobres membros me aconselharam), mas essa é uma árdua tarefa quando se tem o que falar.

Inicialmente, estudando o simples movimento, seu mecanismo é simplório e eficaz, sendo, justamente, esse o motivo do "descarte" quando de sua exaustão.

É um bloco interiço aglomerado por um processo especial, sem partes metálicas significativas, com seus pertences (em grande maioria) de plástico e outros materiais menos duráveis. Por tal, não há uma boa relação de custoXbenefício, tendo o movimento completo um valor baixo para compra.

Conquanto tal fator, o maquinário não perde robustez e, exceptos casos a parte, cumpre muito bem sua função, como bem mencionou o colega.

Não obstante, uma peça do tempo não tem como parte importante, apenas, seu coração, mas, também, seu corpo é tão primordial quanto.

Seu construto deve seguir parões de qualidade e primor capazes de suportar as exigências de público, crítica e situações e ao dispender uma quantia mais elevada por um Tissot, estará adquirindo, não só o coroação, como uma elevada qualidade de construção e montagem, assim como a tradição da marca (entenda como um dado técnico, sem defesa pessoal a marca, pois, inclusive, não tenho apreço por ela).

Agora, quanto à diferença de marcas e somas, posso estar enganado, mas não tenho (até o presente momento) conhecimento de Breitlings (pelo menos atuais) com o citado G10, ainda mais quando a marca adentrando está no sistema de manufatura com seu mecanismo B01, assim como a Hamilton, cada vez mais, tira de linha seus Quartzos e investe nos mecânicos Eta e, em um futuro não tão distante, em seu próprio in-house.

Quanto à Montblanc, infelizmente, seu passado trás uma margem condenável. Assim como utilizava o 7750, cobrando seus R$10.000,00 (preço de lojas físicas), assim como muitas ainda o fazem hoje, também possuía a vergonhosa gama de quartzo.

No entanto, devemos refletir bem antes de falar sobre a Montblanc, pois uma boutique foi iniciada, mas uma notória manufatura está em andamento, haja vista os Villeret (que infelizmente não chegam ao Brazil).

Como entusiasta dos movimentos in-house, não opinarei sobre marcas e modelos contrários, mas ter atentado o seu senso sobre os fatores práticos na aquisição de movimentos com coração Eta, Dubois Depraz, Miyota, Seagull etc.

Obrigado.
Ricardo.

 
20/04/12 - 07:29
  Quote  #7
Mensagem por C
Local: Porto
Cadastro: 29/02/12
Posts: 96
Usuário nível:



Visualizar o perfil de C Perfil  Busca de outros posts por C Busca
Boas pessoal,

Não percebo porque algumas pessoas mencionam a gama de Quartz como "vergonhosa" e em que apenas os mecânicos é que são excelentes.

Que eu saiba existe movimentos de Quartz fantásticos e de uma precisão e robustez extrema que jmais um mecânico terá.

Para pessoas que tenham uma vida muito activa como eu, que pratico muito e vários desportos, alguns dele radicais, um relógio mecânico é impensável, pois corria sérios riscos de ter muitos problemas com ele devido às imensas vibrações e impactos que o desporto provoca, como tal, os relógios de Quartz cumprem a sua função de forma fantástica.

Quero referir que nada tenho contra relógios mecânicos, aliás tenho um Seiko 5 Sports Automatic que uso quase diariamente mas apenas em situações em que não esteja a treinar e apenas referi o que está atràs porque algumas pessoas menosprezam tanto o Quartz e não entendo porquê.

Quanto à ETA G10 de facto é a "ovelha negra" do grupo Swatch Group, o movimento é lacrado e não tem conserto e ainda por cima equipam alguns modelos caríssimos o que é incompreensível, ou melhor é compreensível, pois asim a marca usa um movimento banal e barato e obtem lucros elevadíssimos.

Supostamente não costumam dar muitos problemas, mas é sempre tudo muito relativo... Até por exemplo a Casio com os seu relógios de entrada que são muito baratos, tem movimentos muito melhores que a G10 e que duram uma vida.

Como sempre digo, quem quer usar tecnologia Quartz ninguém bate os Japoneses, Seiko, Citizen, Casio, Orient, etc e tudo o mais que digam é blá, blá blá, blá.... e mentira.

Falo por experiência própria, pois tenho vários Japoneses Quartz com muitos e muitos anos e é sempre a "abrir", nunca deram qualquer problema

Abraço a todos.
 
20/04/12 - 10:25
  Quote  #8
Mensagem por Dudubjd
Local: Não fornecido
Cadastro: 17/10/09
Posts: 613
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Dudubjd Perfil  Busca de outros posts por Dudubjd Busca
Concordo com o amigo em cima, mas gostaria de resaltar que eu tenho relógios com a eta g10 há mais de 10 anos e nunca tive nenhum problema, nem precisei trocar o maquinario.

Além disso, é possível trocar o maquinário por cerca de 30 dólares, comprando la fora.

Até porque, os relogios quartz não sao iguais aos mecanicos que tem a beleza da maquina, mts vezes a mostra... Então, se o relógio cumpre bem o seu papel e não dá defeito é o que importa. Eu não deixo de comprar por causa do maquinário.
Se o relógio é do meu agrado, vou lá e compro.


Infelizmente em alguns foruns de relógio, o pessoal valoriza muitos os automáticos...
Os outros, mts vezes, ficam marginalizados...

 
20/04/12 - 11:36
  Quote  #9
Mensagem por C
Local: Porto
Cadastro: 29/02/12
Posts: 96
Usuário nível:



Visualizar o perfil de C Perfil  Busca de outros posts por C Busca
Caro Dudubjd concordo contigo também.

Atenção que eu não quiz falar mal da Eta G10, que com um tratamento e funcionamento normal e adequado dura muitos anos, salvo se vier com defeito de fábrica. Aliás ETA tem movimentos excelentes e de Top.

O que eu quiz dizer é que acho que o grupo Swatch Group não tinha necessidade de ter um movimento desses "descartável" nas suas máquinas, se os disponibilizasse para outras marcas mais baixas a cessíveis, ok, até entendia, agora nos seus próprios relógios, enfim....

Uma simples Myota "Citizen" das mais básicas, com componentes metálicos e plástico é superior a esse movimento e segundo me apercebi ele (ETA G10) tem a maioria dos seus componentes em plástico, enquanto que numa myota colocada num Citizen por exemplo isso não se passa, todos os seus componentes são metálicos e de longa longevidade, praticamente sem desgaste.

Eu gosto de todo o tipo de movimentos, é obvio que os mecânicos são muito mais bonitos e monetariamente têm outro valor, o meu Seiko 5 Sports Diver Automatic tem a máquina visível e é espectacular e lindo, agora, não entendo é menosprezar tanto a tecnologia Quartz, que tem também movimentos extraordinários, não de tanta beleza estética, mas muito mais avançados tecnológicamente, precisos, robustos e duráveis sem qualquer tipo de manutenção a não ser trocar a pilha ou em caso de serem solares nem isso precisam de fazer.

Cada coisa no seu lugar, somos todos uns "apaixonados" por relógios e fazemos parte da "família" relógios & relógios, ou seja, tudo é importante e bonito, agora depende do estio de vida de cada pessoa e qual a tecnologia que melhor se adequa a cada um.

Não nos podemos esquecer as infindáveis milhares de horas de estudo e investigação por porte das grandes marcas mundias em ambas as tecnologias (Mecânica e Quartz), portanto à que valorizar ambas e tirar o melhor proveito de cada uma delas sem menosprezar o que quer que seja.

Abraço a todos.
 
20/04/12 - 11:54
  Quote  #10
Mensagem por STR
Local: Conchinchina
Cadastro: 30/03/08
Posts: 677
Usuário nível:




Visualizar o perfil de STR Perfil  Busca de outros posts por STR Busca
Amigos.. desculpem a rapidez...

mas a conta "fecha" da seguinte forma...

Tenho um tissot Le Locle... mecânico, lindo, maravilhoso.. faz tic tac.. só que a mão de obra da revisão na autorizada é na faixa de R$450,00, uma rodinha do automatico deve ser na faixa de R$100,00 e elas adoram "grudar" com a lubrificação velha...

Na autorizada com R$ 450,00 vc manda um Tissot PRC200 e ele sai totalmente revisado (caixa e vedações) e com uma máquina nova...

ou seja.. vc terá um Tissot zero com um valor relativamente baixo..!

A mão de obra de um relojoeiro com cursos e toda técnica formada no exterior é muito cara.. por isso é mais "barato" trocar todo o movimento. não faz sentido gastar uma nota treinando profissionais para eles revisarem movimentos que custam R$ 50 doletas...

é mais ou menos por aí...

Se me permitem... talvez a gente que ganhe pouco, ou queira sempre levar as coisas da forma mais "baratinha"... não sou rico, dou duro como todos... mas tento levar meus relogios dentro dos padrões da fábrica... e isso custa dinheiro... quando a gente fala de tissot, omega.. e por aí vai...

me desculpem a ignorância.. quem buscar um quartz revisável, bem decorado e com ótima precisão... pode ir para o lado dos Breitlings... mas aí o $$$$ é outro...|!!!!

Grande abraço

Rodrigo STR
 
20/04/12 - 15:36
  Quote  #11
Mensagem por Ricls
Local: Santos
Cadastro: 07/08/10
Posts: 83
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Ricls Perfil  Busca de outros posts por Ricls Busca
Colegas, como vão?

Compartilho do desapreço por marcas cuja criação tecnológica seja, apenas, em estampar seu logo no bloco do movimento quartzo ou no rotor do mecânico, tanto que não os compro para mim.

Tenho gosto por empresas com tradição e pioneirismo, cujo intuito seja extrapolar os limites pré-concebidos e instaurar uma criação notória.

Como disse, sou admirador de movimentos mecânicos "in-house", mas, também, gosto, por sua praticidade, de mecanismos a quartz, devendo ter eles, no entanto, algum ponto diferencial, como o Eco-drive, Kinetic, Mecaquartz e as infindáveis utilidades, dentro do mesmo mecanismo, de um Casio Pathfinder.

Em minha opinião pessoal, portanto, o diferencial é a forma como a marca trata sua criação própria da tecnologia empregada em suas peças, assim como o feitio do corpo, associados a uma tradição e inovação no mundo horológico.

Não obstante, esta é uma pessoalidade, posto compreender e nada contrário ser à opção dos demais colegas que prestigiam (com suas plausíveis razões) quaisquer empresas relojoeiras, seja por preço, marca, movimento, estética etc.

Creio na imprescindibilidade do gosto peculiar, conhecimento do produto e realização de um vantajoso negócio para a aquisição de uma peça para a coleção.

Esteja contente com sua peça e não seja enganado. A existência de tais fatores já é magistral.

Obrigado.
Ricardo.
 
20/04/12 - 16:02
  Quote  #12
Mensagem por Bapocalypse
Local: BH
Cadastro: 19/06/10
Posts: 968
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Bapocalypse Perfil  Busca de outros posts por Bapocalypse Busca  Visite a página de Bapocalypse www
Só para deixar minha curta opinião. Mais leigo que eu, só eu mesmo. Hehehe....

Eu faço da seguinte forma: É BONITO? CABE NO BOLSO? Pra mim basta!

INFELIZMENTE minha incapacidade em apreciar toda a engenharia de um mecânico me deixa um comprador assíduos dos quartz. Mas não por isso, tenho duas peças mecânicas e fico apaixonado pelas engenharias das mesmas.

Ou seja. Acho que é um ciclo meio maluco. Sem o certo e sem o errado.

Tenho um PRC200. Foi meu "primeiro grande relógio". Comprado em 6x no Brasil. Custou caro mas é meu. Huhauhahua...

A exatos 4/5 anos atrás eu tinha 2 technos pro dia-a-dia e o PRC200 (minha jóia). Somente quando me deparei com um Invicta e achei este fórum fui ver que realidade ABSURDA e MAGNÍFICA é esta dos apreciadores de relógio.

Resumo, um PRC200 pode ser um "comum" sim. Mas, quando eu o comprei em 2004 era a mais linda das jóias que poderia comprar pra mim.

Hoje, tenho "tesão" por muitas outras marcas. E realmente, no Brasil não dá pra investir nos relógios. Por isso, vou me divertindo com o que cabe no bolso.

Não falei nada do Mov. ETA.G10, mas acho que deixei claro como penso. Hehehe...

Grande abraços aos amigos e "não amigos" (piadinha interna)

Falows!!!
 
22/04/12 - 18:06
  Quote  #13
Mensagem por apedrovaz
Local: Esmoriz
Cadastro: 21/07/10
Posts: 35
Usuário nível:




Visualizar o perfil de apedrovaz Perfil  Busca de outros posts por apedrovaz Busca
Boa noite pessoal, tenho uma duvida em relação à g10 da eta.
Tenho dois Tissot com este mecanismo, e sei que se algum avarias é só trocar por um novo, agora quando a Eta descontinuar este mecanismo g10 o que vai acontecer aos proprietarios de relógios com este mecanismo?
Vão deitar os relógios ao lixo?
 
22/04/12 - 23:52
  Quote  #14
Mensagem por Ricls
Local: Santos
Cadastro: 07/08/10
Posts: 83
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Ricls Perfil  Busca de outros posts por Ricls Busca
Colega, como vai?

Não vislumbro uma data muito próxima para a interrupção da produção do movimento Eta G10.

Caso ocorra, apesar do consequente encarecimento, ainda existirão muitos suprimentos para atender o mercado.

Não obstante tal meio, legalmente, as empresas produtoras ou importadoras são obrigadas a suprir a demanda por peças de seus produtos enquanto existir a produção ou importação e, caso essas sejam paradas, há a obrigação legal por parte daquelas de possuírem e atenderem o mercado consumidor de tais produtos específicos por um prazo razoável à adequação da mudança de consumo.

Então, creio que não deve se preocupar tão cedo.

Obrigado.
Ricardo.
 
29/04/12 - 20:12
  Quote  #15
Mensagem por leolinns
Local: Rancharia
Cadastro: 29/04/12
Posts: 1
Usuário nível:



Visualizar o perfil de leolinns Perfil  Busca de outros posts por leolinns Busca
Tenho um Tissot Prc200, entrei na água com ele e o mecanismo parou, não dá para consertar segundo relojoeiro da minha cidade (Rancharia- SP), pergunto, quem vende e instala um movimento eta G 10.211?? Que não seja autorizada, um relojoeiro honesto e modesto.
 
29/04/12 - 21:09
  Quote  #16
Mensagem por otacon
Local: Não fornecido
Cadastro: 03/10/10
Posts: 1418
Usuário nível:




Visualizar o perfil de otacon Perfil  Busca de outros posts por otacon Busca
preciso responder em todos!
 
29/04/12 - 23:59
  Quote  #17
Mensagem por Parkinson
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 11/03/12
Posts: 287
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Parkinson Perfil  Busca de outros posts por Parkinson Busca
Quote: Originalmente postado por Bapocalypse em 20/04/2012 16:02:21


Grande abraços aos amigos e "não amigos" (piadinha interna)

Falows!!!





Hahahaha pelo meu pouco tempo de forum, é o que reparei por aqui Bapo,
se são "nao amigos" te ignoram , pelo menos que não tornem "inimigos".
Abraços
 
30/04/12 - 09:04
  Quote  #18
Mensagem por Alexandre Falcao
Local: Fortaleza
Cadastro: 28/02/08
Posts: 375
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Alexandre Falcao Perfil  Busca de outros posts por Alexandre Falcao Busca

So para lembrar aos nobres amigos a Mido do Brasil na decada de 90 lançou no mercado uma maquina blindada que foi o maior vexame do gupo ,tendo logo depois retirado da praça ,a propia mido a época me procurou para trocar o relogio,quando soube que éra blindada ameacei levar o grupo a justiça.
 
18/01/14 - 22:37
  Quote  #19
Mensagem por ismael r roberto
Local: porto alegre
Cadastro: 18/01/14
Posts: 3
Usuário nível:



Visualizar o perfil de ismael r roberto Perfil  Busca de outros posts por ismael r roberto Busca
eu tenho um seiko 2625-0010 quartz ,ganhei com meus 9 anos e tenho ele até hoje ,hoje tenho 32 anos ,com 14 anos meu pai queria trocar a pilha dele ,e trocou mas não colocou a borrachinha da vedação ,e entrou agua! eeeeee acredite esta funcionando até hoje ,me aponte um relógio que faria isso .Seiko 2625 -0010 (SQ 150 Metros)
 
18/01/14 - 22:50
  Quote  #20
Mensagem por ismael r roberto
Local: porto alegre
Cadastro: 18/01/14
Posts: 3
Usuário nível:



Visualizar o perfil de ismael r roberto Perfil  Busca de outros posts por ismael r roberto Busca
foi   ai   que começou minha paixão por relógio ,meu seiko 2625-0010 não é tão preciso atrasa um segundo a cada dois dias ,mas em compensação meu seiko 5m23 adianta 4 segundos ao mês é a quartz . tenho um 7s36 23jewels fora do punço não adianta claro que os 44horas que dura a reserva de marcha no punço atrasa um a cada dois dia. quero ve se pego um solar
Total de Mensagens encontradas: 31
Página 1 de 2 12
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar