Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Movimento manual
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
28/06/08 - 19:55
  Quote  #1
Mensagem por leo
Local: Não fornecido
Cadastro: 31/05/08
Posts: 43
Usuário nível:




Visualizar o perfil de leo Perfil  Busca de outros posts por leo Busca
Caros, estive pesquisando alguns relógios Omega e verifiquei que na descrição do movimento alguns dizem quartz, outros manual e outros automático. Apenas para eu entender a diferença, no movimento automático o rególio é carregado - corda - (não sei se é assim que se fala) apenas por movimentá-lo enquanto que nos relógios manuais temos que dar corda manualmente através da coroa, certo? Outra pergunta: É comum termos relógios modernos manuais? Pensava que os relógios com corda manual eram mais antigos, entretanto vi um speedmaster que na descrição constava como manual.

Mais uma dúvida, qual movimento é melhor, o manual ou o automático? O desgaste nos relógios manuais não é muito maior, uma vez que temos que girar a coroa constantemente?

Muito obrigado por mais este esclarecimento.
 
29/06/08 - 10:46
  Quote  #2
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
Posts: 1727
Usuário nível:




Visualizar o perfil de rovel Perfil  Busca de outros posts por rovel Busca  Visite a página de rovel www
Sim, nos movimentos automáticos a corda é carregada pelo giro de uma massa oscilante - o rotor. Em geral, estes também aceitam corda pela coroa, o que é recomendável apenas para a "partida" do relógio.

Embora o sistema automático predomine atualmente, seu princípio é bem antigo, datando de meados do século XVIII.

O que ocorreu é que naquela época os relógios portáteis eram os de bolso, normalmente mantidos na posição vertical, dentro dos bolsos dos coletes, então não havia movimentação da massa oscilante. Esta, na época, assemelháva-se a um pêndulo - o rotor é uma invenção do século XX.

Não havendo a movimentação, o relógio automático perdia o seu sentido, e o sistema somente voltou a se popularizar com o advento do relógio de pulso, no século passado.

Os componentes dos relógios a corda manual são dimensionados para assim serem utilizados, então não há maior desgaste. Na verdade, eles tendem a ser mais robustos, pois a quantidade de peças é menor e o sistema é mais simples.

Com o interesse cada vez maior pelos relógios mecânicos, o sistema a corda manual também tem crescido em popularidade, pois ele aumenta ainda mais a interação entre o relógio e seu dono.

Basta ver o grande número de relógios com calibre ETA/Unitas 6497/6498 que vêm sendo lançados, bem como os novos movimentos lançados pelas marcas de alta relojoaria, como Patek Philippe, Piaget, F.P. Journe, etc.

Com relação ao Speedmaster, o movimento a corda manual mantém-se também por uma questão de tradição, pois o relógio que foi à Lua assim o era.

Abraços,
César Rovel
 
29/06/08 - 12:21
  Quote  #3
Mensagem por leo
Local: Não fornecido
Cadastro: 31/05/08
Posts: 43
Usuário nível:




Visualizar o perfil de leo Perfil  Busca de outros posts por leo Busca
Caro rovel, muito obrigado pela brilhante explicação.

Abraços,
Total de Mensagens encontradas: 3
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar