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FórumRelógios & Relógios

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Tópico: Guia de Marcas
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06/08/08 - 10:10
  Quote  #41
Mensagem por Vareja
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Canada parabéns pelo texto.
Sempre gostei do design desta marca e depois que comprei o meu primeiro relógio fiquei fã de carteirinha pois o acabamento é muito bom e tem preço acessível para a maioria dos modelos. Obviamente que não se pode em hipótese alguma comparar com as marcas da alta relojoaria. Mas, para quem não tem muitos recursos, é uma marca que atende bem.
O texto é seu ? Se não, seria interessante e pertinente citar a fonte.

Abração.
 
06/08/08 - 14:22
  Quote  #42
Mensagem por Canada
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Vareja,

A fonte do texto é essa:
O site é http://www.mundodasmarcas.blogspot.com.

Existem outras histórias citando várias marcas de relógios.

Saudações.
Canada.
 
06/08/08 - 14:38
  Quote  #43
Mensagem por Huzzé
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Olá, como poderia me informar a respeito da Bell & Ross, uma vez que no site oficial as informações são pobres.

tfa
 
08/08/08 - 14:05
  Quote  #44
Mensagem por Canada
Local: Brasília
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Huzzé,

Infelizmente não consegui nenhuma informação sobre essa marca (Bell & Ross), porém, quem sabe nossos amigos possam te ajudar?

Canada.
 
23/08/08 - 20:30
  Quote  #45
Mensagem por ricardcarvalho2007
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PREZADO AMIGO JOSÉ MAURO BOA NOITE , COMPANHEIRO GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE A MARCA EDOX SWISS MADE , POIS TENHO UM A CORDA 17 JEWELS,CÓDIGO DA TAMPA 200.143 WATERPROOF ANTIGO DE   1950 AS/ST FUNCIONANDO PERFEITAMENTE E GOSTARIA DE SABER MAIS A RESPEITO DESTA MARCA DE RELÓGIO E SEUS MOVIMENTOS DE MODO GERAL E SUA ORIGEM .

RICARD
 
23/08/08 - 21:00
  Quote  #46
Mensagem por ricardcarvalho2007
Local: Rio de Janeiro
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PREZADO AMIGO CANADA BOA NOITE COMO VAI TUDO BEM PARCEIRO , AMIGO EU TENHO UM OMEGA GENÈVE A CORDA
COM CALENDÁRIO DIA DO MÊS COMPLETO CALIBRE 1030 E GOSTARIA DE VENDE-LO PARA COMPRAR OUTRO RELÓGIO
SÓ NÃO SEI O QUANTO ELE VALE NO MERCADO ( USADO COMO NOVO ) . MOSTRADOR BRANCO FOSCO .

FICO NO AGUARDO

RICARD
 
23/08/08 - 21:07
  Quote  #47
Mensagem por rovel
Moderador
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Quote: Originalmente postado por ricardcarvalho2007 em 23/08/2008 20:30:36
PREZADO AMIGO JOSÉ MAURO BOA NOITE , COMPANHEIRO GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE A MARCA EDOX SWISS MADE , POIS TENHO UM A CORDA 17 JEWELS,CÓDIGO DA TAMPA 200.143 WATERPROOF ANTIGO DE   1950 AS/ST FUNCIONANDO PERFEITAMENTE E GOSTARIA DE SABER MAIS A RESPEITO DESTA MARCA DE RELÓGIO E SEUS MOVIMENTOS DE MODO GERAL E SUA ORIGEM .

RICARD





Olá, Ricard,

A Edox é uma marca suíça fundada em 1884 por Christian Ruefly-Flury em Biel/Bienne. Atualmente ela está localizada em Les Genevez, e produz relógios com movimentos ETA.

Para maiores informações, experimente visitar o site da marca: http://www.edox.ch.

Abraços,
César Rovel
 
23/08/08 - 21:16
  Quote  #48
Mensagem por ricardcarvalho2007
Local: Rio de Janeiro
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PREZADO AMIGO CÉSAR ROVEL MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO VOU FAZER A PESQUISA .

UM ABRAÇO ,

RICARD
 
23/08/08 - 21:33
  Quote  #49
Mensagem por Canada
Local: Brasília
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Prezado amigo Ricardo,

Não tenho informações que venham satisfazer o seu desejo quanto ao preço do relógio Omega que você citou acima, porém, conheço uma pessoa do ramo relojoeiro especialista nessa marca, ou seja, posso informar o preço dele neste tópico na próxima terça, pode ser?...

Saudações.
Canada.
 
24/08/08 - 09:19
  Quote  #50
Mensagem por Alexandre
Local: Salvador
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Caros colegas,
Com toda certeza que este site é excelente como foi colocado por todos neste tópico, e que seria impossível colocar todas as marcas de relógios do mundo no "Guia de Marcas".
Porém, seria ideal que algumas das marcas mais conhecidas para nós brasileiros, fossem adicionadas no "Guia de Marcas", como a Citizen, Orient, Technos, Casio e Seculus.
Saudações
Canada.

Concordo com voce
 
26/08/08 - 11:16
  Quote  #51
Mensagem por Canada
Local: Brasília
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Prezado Ricardo,

Conversei com um relojoeiro de um shopping de minha cidade e, segundo ele, dependendo do ano e estado (excelente) do relógio, você poderia conseguir entre R$ 400,00 e R$ 500,00, desde que o comprador seja um apreciador da marca (Omega), porém, aqui em Brasília, porque não sabemos qual é o valor dele na sua cidade, ok...

Prezado Alexandre,

O Rovel já se manifestou sobre o assunto, ou seja, que não faz parte das pretenções de "Relógios&Relógios", abrir espaços para tantas marcas no "Guia de Marcas", no entanto, ele reconhece que a Citizen realmente merece seu espaço...Eu acho que a Victorinox também merece, por ser uma marca muito comentada nos tópicos, bem como a Citizen, vc não acha?...

Saudações a todos.
Canada.
 
28/10/10 - 20:50
  Quote  #52
Mensagem por Jansen
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Caros Colegas, resolvi postar neste tópico para poder mais uma vêz sugerir "construirmos " aqui neste tópico o nosso "guia das marcas" lembrando sempre aos colegas que é de interesse comum a divulgação da história, de modelos históricos e das fontes de pesquisa!!!

Pretendo apartir desse tópico, construir um pequeno "acervo" de dados das marcas que possuo, como um fichamento, para guardar com eles... acho interessante saber mais a respeito da marca e dos detalhes destes queridos objetos.

Grande abs a todos.
Jansen
 
28/10/10 - 21:04
  Quote  #53
Mensagem por Jansen
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Texto retirado Do SITE Mundo das Marcas: Link

SWATCH
A história
Tudo começou quando os engenheiros Elmar Mock e Jacques Muller procuraram Ernst Thomke, diretor-gerente da empresa de relógios ETA, na Suíça, para apresentar o primeiro protótipo de um relógio de plástico. Era 1º de julho de 1980. O projeto era ambicioso e inovador, pois se pretendia conceber um relógio analógico, que contrariava a invasão dos modelos digitais japoneses, mas com o mesmo nível de qualidade dos relógios de luxo e a um preço acessível. Naquela época, a indústria de relógios suíça atravessava uma séria crise por causa dos fabricantes asiáticos, que ofereciam relógios a preços baixos. Em 1º de março de 1983, o SWATCH foi lançado no mercado na cidade suíça de Zürich. Era um relógio de alta precisão e qualidade, à prova de água e choque, por um preço bastante acessível, feito de plástico e com apenas 51 componentes, uma redução acentuada dos 91 componentes utilizados por relógios convencionais.

A marca no mundo
Atualmente são vendidos mais de 32 milhões de relógios SWATCH no mundo todo, comercializados através de uma rede de 15.000 revendedores, 500 lojas próprias, 140 quiosques e shop in shop (corners em lojas de moda ou multi-marcas). Anualmente, são lançados cerca de 300 modelos diferentes de relógios, divididos em cinco linhas básicas: clássica, esporte, lazer casual, moda e arte.
Os objetivos de vendas fixados foram de 1 milhão de relógios para 1983 e 2.5 milhões para o ano seguinte. Com uma campanha de marketing agressiva e um preço muito acessível para um relógio suíço, rapidamente conquistou o seu mercado natal. O público aderiu a nova moda e o resultado foi um sucesso tremendo, que significava a reinvenção do negócio. Os relógios SWATCH desfrutaram o pico da sua popularidade nos Estados Unidos em meados da década de 80, quando foram inauguradas inúmeras lojas (Swatch Stores) com objetivo de vender somente relógios da marca. As modas deste período incluíram usar simultaneamente dois relógios SWATCH ou usar um relógio como uma faixa de rabo-de-cavalo. Alguns modelos, como o SWATCH POPULAR, permitiam prender o relógio diretamente ao vestuário. Em 1984, surgia outra inovação curiosa: os modelos passavam a ter nomes próprios, como Don’t be too late ou Black Magic. No ano seguinte foi apresentado, no Centro de Arte Contemporânea de Georges Pompidou, em Paris, o SWATCH ART Nº 1 assinado pela artista francesa Kiki Picasso. Este momento marcava o início de uma íntima e longa relação entre a a marca suíça e a arte, que hoje conta com a participação de mais de 60 artistas, incluindo nomes como Christian Lacroix e Pedro Almodovar.
Nos anos subseqüentes a empresa apresentou ao público inúmeros modelos como o IRONY (feito de metal), o SKIN Chrono (o cronômetro mais fino do mundo), o SCUBA (relógios de mergulho), o Flik-Flak (relógios para crianças); o Swatch Snowpass (um relógio utilizado como passe-ingresso em inúmeras estações de esqui), relógios com temas sazonais; o SWATCH BEAT (com o revolucionário Horário da Internet); e até mesmo o Swatch Papparazzi, um relógio que se conecta a Internet, podendo disponibilizar cotações de ações, manchetes de notícias, boletins meteorológicos e outros dados. Recentemente, em 2000, a marca lançou uma linha moderna e extravagante de bijuterias composta por anéis, brincos, colares, braceletes e pulseiras que uniam o futurismo do metal com a exuberância das cores.

O nome
A marca SWATCH é geralmente mal interpretada, pois freqüentemente julgam que o seu nome deriva de uma contração das palavras “Swiss Watch” (relógio suíço). Mas Nicolas Hayek, presidente do The Swatch Group, afirma que a contração original era “Second Watch”, slogan que o posicionava como o “segundo relógio”, em uma fusão do “S” de second (segundo) com watch (relógio).
-
Os slogans
Time is what you make of it.
Fashion that ticks.
The family that ticks together sticks together.
You have a second home, why not a second watch?
-
Você sabia?
● A SWATCH já vendeu mais de 330 milhões de relógios desde sua fundação-


Abs
 
28/10/10 - 21:17
  Quote  #54
Mensagem por Jansen
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Texto retirado do site Tissot.Ch Link

Tissot
Sobre Tissot

Com o slogan "Inovadores por Tradição", Tissot tem estado na vanguarda da arte e da inovação desde sua criação em 1853. Hoje, Tissot é integrante do Grupo Swatch, o maior fabricante e distribuidor de relógios do mundo. A empresa instalou-se ha mais de 155 anos em Le Locle, cidade suíça especializada na fabricação de relógios, nas montanhas do Jura. Tissot está hoje presente em mais de 150 países.
A liderança de Tissot em matéria de inovação baseia-se no desenvolvimento de produtos high-tech, em materiais especiais e em tecnologia avançada. Sua gama de relógios de alta qualidade a preços atraentes sendo a mais ampla e diversificada dentre todas as marcas de relógios suíços, Tissot manifesta também o seu compromisso em tornar a excelência acessível.
Cronometrista oficial e parceira da NASCAR®, FIBA, AFL, CBA, MotoGP assim como dos Campeonatos Mundiais de Ciclismo, Esgrima e Hóquei sobre gelo, a Tissot compromete-se a respeitar a tradição, ressaltando seus valores fundamentais: o desempenho, a precisão e a definição de novas normas.
História

Desde 1853, Tissot vem surpreendendo e encantando seus clientes pela inovação de seus produtos. Graças ao seu espírito definitivamente pioneiro, a empresa nascida em Le Locle, pequena cidade do Jura suíço, pode hoje orgulhar-se por estar presente em 150 países. Desde seu primeiro relógio de bolso com dois fusos horários 1853 até o T-Touch, relógio revolucionário de tecnologia tátil, Tissot detém uma série de estréias em matéria de tecnologia, materiais e design, tendo criado até relógios de pedra, madeira e madrepérola.
Desde seu inicio, Tissot tinha como objetivo divulgar suas inovações técnicas muito além da fronteira suíça. Em 1858, Charles-Emile Tissot trocou Le Locle pela Rússia, aonde foi vender relógios de bolso em forma de sabonete.
A expansão internacional tanto foi bem sucedida que Tissot é hoje o principal produtor na industria de relógios suíços tradicionais no quesito quantidade de unidades vendidas. Distribuidos em 16.000 pontos de venda nos cinco continentes, os produtos Tissot oferecem uma gama ampla de relógios atendendo às necessidades funcionais e aos gostos mais variados.
Ao longo dos anos, diversas celebridades adquiriram relógios Tissot, como por exemplo a atriz Sarah Bernhardt, a cantora Carmen Miranda, Elvis Presley, Grace Kelly ou Nelson Mandela.
Atualmente, a marca Tissot tem como dignos embaixadores:
Danica Patrick, piloto de IndyCar® e primeira mulher a vencer uma corrida nesta categoria, Deepika Padukone, atriz e modelo, Margherita Granbassi, campeã mundial 2006 de esgrima, Barbie Xu, atriz e cantora, Michael Owen, jogador de futebol internacional, Nicky Hayden, campeão mundial 2006 de MotoGP, Tom Lüthi, campeão mundial 2005 de MotoGP em 125cc, e Steven Stamkos, jogador de hóquei sobre gelo e primeiro escolhido na escalação 2008 da LNH.

1853
+ Primeira produção de relógios de bolso

1916
+ Banana Watch (reedição em 2002 no formato Classic Prince)
1919
+ Porto, estilo Art Déco com a caixa em forma de barril.



Abs
 
28/10/10 - 21:24
  Quote  #55
Mensagem por Jansen
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Texto retirado do Site: Relogiolândia Link
Festina
Criada na Suíça, no início do século XX, mais precisamente no ano 1902, a Festina destacou-se, desde a primeira hora, dos seus adversários directos, ao produzir relógios funcionais, desportivos e com muito estilo.

Um dos pilares do mercado relojoeiro europeu e um caso de sucesso único no seu país natal, a Festina ainda hoje se destaca pela sua capacidade de adaptação às exigências do consumidor moderno, aquele que procura um relógio para cada ocasião diferente ou um relógio para acompanhá-lo em todos os momentos da sua vida.

Sempre em sintonia com os seus seguidores – grandes amantes de relógios – a Festina tem estratégias de marketing próprias em cada país onde está presente, adaptando-se plenamente ao lifestyle em vigor nesse canto do mundo. Essa é a verdadeira marca Festina.

Para além de ser a marca eleita pelos homens e mulheres fashionistas de todo o mundo, a Festina criou ainda um nicho de mercado poderoso e surpreendente ao associar-se ao ciclismo, sendo hoje o relógio oficial da Tour de France. O relógio lançado pela marca com o nome da conhecida prova, trouxe para a Festina um importante reconhecimento mundial, até por parte da concorrência, ou seja, de outros produtores de timepieces, que louvaram o seu trabalho inovador.

Em termos técnicos, os relógios Festina destacam-se pelos seus movimentos de quartzo japoneses, bem como o movimento “Mecaquartz” – um movimento de quartzo mecânico que dispensa bateria – esta é a característica diferenciadora da marca. Com uma gama diversificada – digitais, analógicos e cronógrafos – em termos de popularidade, no pódio estão, sem dúvida, os cronógrafos desportivos da Festina!

Com mostradores redondos, rectangulares ou quadrados, com mais ou menos cor, pulseiras em pele, titânio e aço, a verdade é que os relógios Festina são sempre uma “lufada de ar fresco” no pulso de quem não prescinde de tão nobre acessório.

Segundo a Festina, ser relógio-dependente é bom, não no sentido em que o tempo (ou a falta dele!) domina a nossa vida, mas sim porque é um acessório que faz parte do nosso quotidiano, que nos acompanha nos momentos bons e menos bons, um legado precioso que podemos deixar a quem mais amamos para que o tempo continue. Os preços, esses são igualmente atractivos: ronda os €70 para modelos simples e elegantes, e os €300 para gamas sofisticadas e design único.

Mais informações no Site Oficial da marcaLink
Abs
 
28/10/10 - 22:31
  Quote  #56
Mensagem por jose
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Muito bom Jansen boa iniciativa.
 
29/10/10 - 19:25
  Quote  #57
Mensagem por Jansen
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Quote: Originalmente postado por jose em 28/10/2010 22:31:18
Muito bom Jansen boa iniciativa.





Obrigado!
abs
 
29/10/10 - 19:38
  Quote  #58
Mensagem por Jansen
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Texto retirado do site Mundo das Marcas Link
FOSSIL
A FOSSIL, uma das marcas mais inovadoras e desejadas pela juventude no mundo, possui uma alma criativa que mistura em seus produtos um visual retrô com design moderno e uma boa dose de senso de humor. Relógios, óculos, roupas e acessórios despojados são vistos desfilando nos ambientes mais descolados do mundo
A história
Tudo começou em 1984 quando os irmãos Tom e Kosta Kartsotis investiram aproximadamente US$ 200.000 para fundar a empresa Overseas Products International, visando a possibilidade de comercializar relógios com um visual fashion. O primeiro lote de 1.500 relógios, fabricados em Hong Kong, foi vendido para lojas de departamento da cidade de Dallas, estado americano do Texas. Pouco depois, os irmãos contrataram o amigo Lynne Stafford para cuidar do design dos relógios, surgindo assim o visual com apelo retrô com um toque criativo de nostalgia que seria a principal razão da existência e sucesso da empresa.
Os relógios com visual das décadas de 30, 40 e 50, vendidos em lojas de departamento e varejistas especializados, rapidamente atraíram adolescentes e um público entre 20 e 30 anos. A partir deste momento, a empresa começaria a dar as cartas no mundo da relojoaria, graças ao design inovador e atemporal de suas linhas de relógios, que seriam transformados em um acessório fashion para decorar os pulsos. No restante da década de 80 a empresa, que passou a se chamar FOSSIL (nome escolhido em virtude do visual retrô de seus relógios), cresceu rapidamente, investindo na diversificação de modelos, novas tecnologias, design e anunciando em revistas de moda e estilo de vida que eram formadoras de opinião
Em 1989, com vendas de US$ 20 milhões, a empresa iniciou a comercialização de seus relógios em elaboradas latas e embalagens de madeira, dando um ar ainda mais nostálgico aos seus produtos. Em 1990, a empresa introduziu no mercado uma linha de artigos em couro como carteiras, cintos e pequenas bolsas com a marca FOSSIL, iniciando assim uma diversificação em sua linha de produtos. O interesse internacional pelos produtos da FOSSIL crescia rapidamente e a empresa iniciou uma tímida expansão para mercados fora dos Estados Unidos, instalando uma subsidiária na Alemanha. Pouco depois, em 1991, a empresa inaugurou sua primeira Store-In-Store dentro da loja de departamento Macy’s em Nova York, o que significou uma alta significativa em suas vendas. Ainda no início desta década, após abertura de capital na Bolsa de Valores, em junho de 1993, a empresa começou uma forte expansão internacional com sua produção atingindo 4 milhões de relógios anualmente. Neste momento, um acordo assinado com a Seiko, permitia que a empresa japonesa distribuísse os relógios da FOSSIL no Japão, o que geraria um considerável aumento em suas vendas
A partir de 1995, ano em que a FOSSIL lançou sua primeira coleção de óculos escuros, a empresa iniciou uma diversificação em seus canais de vendas, inaugurando suas primeiras lojas no conceito de Outlet; inaugurando lojas próprias exclusivamente voltadas para a venda de acessórios em 1996; e estabelecendo seu comércio eletrônico, inicialmente para o território americano, e posteriormente para outros países como Alemanha, Reino Unido, Cingapura e Austrália. Desde 1997, devido à qualidade e design de seus relógios, a FOSSIL começou a licenciar seus produtos com marca de outras grifes renomadas, como por exemplo, as italianas Diesel e Emporio Armani. Em 2000, com a chegada do novo milênio, a FOSSIL resolveu ingressar em novos segmentos de mercado com o lançamento de uma completa linha de vestuário voltada para um público alvo jovem que incluía camisas, calças, camisetas, jeans, saias, casacos e vestidos.
Em 2006, a empresa garantiu a licença de fabricação dos relógios da marca esportiva Adidas. Nos anos seguintes a FOSSIL ingressou em novas categorias de produtos ao lançar no mercado uma completa linha de acessórios “Cold Weather” (chapéus, luvas e cachecóis) em 2007; e mais recentemente, em 2008, sua primeira linha de calçados masculinos, que inclui sapatos esportivos, casuais, clássicos e botas. Apesar de ter se transformado em uma marca de moda, a especialidade da FOSSIL continua sendo os relógios, comercializados com preços entre US$ 65 e US$ 200.
A marca no mundo
A vasta gama de produtos da FOSSIL, que inclui desde os tradicionais relógios e óculos até bolsas, artigos em couro, calçados, roupas e acessórios, são vendidos em 100 países ao redor do mundo através de lojas especializadas, lojas de departamento, 60 distribuidores independentes, navios de cruzeiros marítimos e uma rede de 354 lojas da grife. Nos Estados Unidos a marca possui uma rede de 126 lojas e 74 outlets, e seus produtos são comercializados através de conhecidas lojas de departamento como Sears, Macy’s, Neiman Marcus, Nordstrom, JC Penney, Walmart e Target. A marca ainda vende seus produtos através da Internet e catálogo (que possui distribuição anual de 7.2 milhões de cópias).
-
Você sabia?
● A FOSSIL ainda comercializa produtos, especialmente relógios, sob licença de outras grifes renomadas como Diesel, Adidas, Burberry, Emporio Armani, DKNY, entre outras. A venda de relógios licenciados é responsável por aproximadamente 31% do faturamento da empresa.
-
ABS
 
29/10/10 - 19:44
  Quote  #59
Mensagem por Jansen
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Texto Retirado do Site www.relogioserelogios.com.br Link

Seiko

Em 1881, um empresário de 21 anos, Kintaro Hattori, abriu uma pequena loja de relógios na área de Ginza em Tóquio, Japão. Nas décadas que se seguiram, aquela pequena loja se tornou a Seiko Corporation, com suas fábricas de relógios, subsidiárias de Marketing e centros de assistência técnica no mundo inteiro.

No Brasil, a marca começou a ser distribuída logo após a Segunda Guerra Mundial e, em 1981, a Seiko Corporation fundou a Seiko Industrial da Amazônia com fábrica na Zona Franca de Manaus e um escritório nacional em São Paulo.

O foco da Seiko Corporation sempre foi o de criar designs inovadores e revolucionários e de propiciar ao mercado a mais alta tecnologia da relojoaria mundial. A Seiko revolucionou a indústria em 1969 com a primeira colocação do quartzo no mercado. Em 1994, novamente marcou o início de uma nova etapa tecnológica com Seiko Kinetic, o mais avançado quartzo sem bateria do mundo. A Seiko é uma das marcas que mais investe em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e design, oferecendo qualidade uma grande diversidade modelos para cada estilo de vida ou moda. Graças à precisão, confiabilidade, tecnologia e estilo de seus relógios, a Seiko construiu o valor da sua marca e conquistou o reconhecimento dos consumidores.

Em 2000, após passar por uma reestruturação, a Seiko no Brasil passou a ser representada pela Technos da Amazônia Ltda, a única fábrica no mundo autorizada a montar os relógios Seiko fora do Japão.

Kintaro Hattori

Em 1877, Kintaro Hattori, então com 17 anos de idade, montou uma oficina de reparo de relógios chamada "Hattori Serviços de Reparo de Relógios" e obteve grande sucesso. Quatro anos mais tarde, em 1881, ele expandiu suas atividades para as vendas e abriu uma pequena loja de relógios na área de Ginza, em Tóquio, constituindo a empresa K. Hattori & Co. Esta loja foi a predecessora da Seiko Corporation de hoje, com suas fábricas de relógios, subsidiárias de marketing e centros de assistência técnica no mundo inteiro.

Do reparo à produção

Para Kintaro, reparo e vendas foram apenas meios para entrar no negócio - seu objetivo era a produção, e com a contratação de seu amigo engenheiro Tsuruhiko Yoshikawa e, no ano de 1892, abriu a fábrica de Seikosha. "Seiko" significa "excelente", "sucesso" ou miniatura", e "Sha" significa "casa". Contando com dez funcionários, os primeiros doze relógios de parede são produzidos dois meses depois. Ao final do ano, 40 pessoas eram empregadas. Enquanto a produção de relógios crescia (23.700 foram fabricados em 1893), Kintaro assumiu um novo desafio: a produção de um relógio de bolso, o que levou apenas três anos. Em 1895, o "Time Keeper" foi lançado e com ele K. Hattori & Co. foi a pioneira no Japão.

A produção de relógios de pulso

Kintaro havia percebido que, apenas se ele fabricasse todas as peças "em casa", ele poderia construir um relógio de pulso e permanecer à frente de seus concorrentes. Em 1910, a empresa produziu a primeira roda de balanço, e em 1913 a produção de mostradores teve início. O Laurel, o primeiro relógio de pulso japonês, teve sua produção iniciada no mesmo ano, utilizando apenas peças fabricadas internamente, a uma razão de 30 unidades por dia.

A Primeira Guerra Mundial, na qual o Japão foi aliado dos Estados Unidos, França e Inglaterra, foi um período de grande crescimento para Hattori, e as exportações de seus relógios, em grande parte para os aliados, atingiu 800.000 peças. A estrutura da empresa crescia e ela precisava de capital; assim ela tornou-se, em 1917, uma companhia de responsabilidade limitada com um capital de 10 milhões de ienes, a K. Hattori & Co. Ltd.. Ela também precisava de pessoal, e 300 aprendizes viviam em Seikosha - um grupo que mais tarde se constituiria no núcleo da empresa. Em 1921, Seikosha produzia acima de 1.000.000 de relógios de parede e mais de 300.000 relógios de bolso.

Terremoto e desastre

Em 1o. de Setembro, um terremoto de intensidade 8.3 na escala Richter atingiu Tóquio. 140.000 pessoas morreram, e o fogo destruiu milhares de prédios, incluindo os escritórios da K. Hattori e a fábrica Seikosha. Incrivelmente, ele decidiu reiniciar, e em poucos meses, a produção de relógios recomeçava em barracões do exército desocupados. O fogo destruiu 1.500 relógios da fábrica para reparo. Kintaro decidiu que os primeiros 1.500 relógios que ele fabricasse seriam enviados aos infelizes proprietários; sua preocupação por seus clientes tornou-se uma lenda na empresa. Em 1924, a marca Seiko foi utilizada em um relógio pela primeira vez.

Renascimento e uma segunda destruição

A empresa cresceu novamente e, em 1937, mais de 2.000.000 de relógios eram vendidos, e Kintaro viveu para vê-la desfrutar de um período de sustentada prosperidade, até sua morte em 1934, aos 75 anos de idade. Seus dois filhos, Genzo e Shoji, assumiram a empresa e fundaram em 1937 a Daini (significando "segunda") Seikosha Co. Ltd. para a produção exclusiva de relógios, predecessora da Seiko Instruments Inc. de hoje, com uma filial em Suwa. Contudo, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve que reduzir a produção de relógios em favor de cronômetros marítimos e detonadores - com isto, seu progresso foi suspenso. Em 9 de março de 1945, um bombardeio destruiu a principal fábrica da Daini.

O milagre da recuperação

Mais uma vez, a família Hattori reconstruiu seu negócio, e a produção de relógios foi retomada em 1946. Logo recuperou sua liderança na indústria japonesa com a criação do "Super", em 1948, o seu primeiro relógio de pulso com três ponteiros.
Em 1949, K. Hattori & Co. Ltd. foi listada na Bolsa de Valores de Tóquio.
A inovação prosseguia e novos produtos surgiam, particularmente quando Daini Seikosha e Suwa Seikosha começaram a competir entre si. O "Unique", de Daini, era mais fino que qualquer outro relógio japonês, e a criação da Suwa de 1956, o Marvel, estabeleceu um novo padrão de precisão, graças a uma maior automação da fábrica e aos padrões constantemente elevados dos componentes produzidos internamente.

Em 1953, a Seiko patrocinou o primeiro comercial de TV japonês. Em 1958, iniciou a comercialização de relógios a quartzo para uso na transmissão de rádio e televisão.

A fábrica de Suwa da Dani Seikosha torna-se independente com o nome de Suwa Seikosha, predecessora da Seiko Epson Corporation de hoje.

O ano de 1964 foi marcado pela escolha da Seiko como Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Cinco anos mais tarde, é lançado o primeiro relógio de pulso a quartzo do mundo, bem como um dos primeiros cronógrafos automáticos do mundo.

A Seikosha de tornou uma companhia independente, e em 1972 a Seiko foi designada Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sapporo.

Em 1982 foi criado o primeiro relógio com televisão, e em 1984 a Seiko apresentou a primeira TV de cristal líquido.

Em 1984 K. Hattori & Co., Ltd. foi renomeada Hattori Seiko Co., Ltd., que por sua vez tornou-se Seiko Corporation em 1990.

A Seiko marcou sua presença como cronometrista oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e dos Jogos Olímpicos de Inverno em Lillehammer, em 1994, feito que se repetiria em Nagano, em 1998, Salt Lake City, em 2002, e no Campeonato Mundial de Atletismo da IAAF de Paris, em 2003.

Em 1994, novamente marcou o início de uma nova etapa tecnológica com Seiko Kinetic, um avançado relógio a quartzo sem bateria.

Em 1996, foram criadas as empresas Seiko Precision Inc., Seiko Clock Inc. e Seiko Optical Products, Co. No ano seguinte, a companhia japonesa teve seu nome alterado para Seiko Kabushiki Kaisha. Também em 1997, foi criada a Seiko Jewelry Co. Ltd.

Em 2001, foi criada a Seiko Watch Corporation.

No Brasil, a marca começou a ser distribuída logo após a Segunda Guerra Mundial e, em 1981, a Seiko Corporation fundou a Seiko Industrial da Amazônia com fábrica na Zona Franca de Manaus e um escritório nacional em São Paulo. Em 2000, após passar por uma reestruturação, a Seiko no Brasil passou a ser representada pela Technos da Amazônia Ltda., a única fábrica no mundo autorizada a montar os relógios Seiko fora do Japão.
 
29/10/10 - 20:52
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Mensagem por Luís M
Local: Portugal
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Parabéns Jansen, excelente trabalho de pesquisa!!

Extremamente interessante e útil!

Abraços,
Luís M
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