Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Museu do Relógio - Concurso de Relógios antigos
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
23/02/11 - 17:53
  Quote  #1
Mensagem por Torres
Local: Lisboa
Cadastro: 05/09/06
Posts: 628
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Torres Perfil  Busca de outros posts por Torres Busca
Clique para zoom
Eugenio T.A., Jose Carlos Saldanha e Antonio T.A..
Clique para zoom
1ºLugar - Omega Calibre 39 CHRO SAV "Lawrence of Arabia"
Clique para zoom

Clique nas imagens para visualizar as ampliações
Concurso de Relógios antigos

quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

Foi no passado dia 20 (Domingo) que o Museu do Relógio organizou o seu “I Concurso de Relógios”. A iniciativa destinou-se a estimular alguns coleccionadores “Amigos do Museu” a trazerem as suas peças para um evento descontraído, informal e de convívio nas instalações deste Museu na histórica cidade de Serpa. Para a primeira edição o tema escolhido foi “Cronógrafos Mecânicos de Pulso até 1970” ... uma tipologia de relógio muito cobiçada pelos apreciadores e que foi bem representada neste evento.


Foram a concurso 15 concorrentes num total de 25 relógios com exemplares desde 1930 até aos anos 70. O evento que surpreendeu pela positiva todos os participantes e concorrentes teve inicio ás 11h30 com a recepção dos concorrentes - oriundos de todo o país - para o check-in dos relógios, análise de funcionalidade e registo de precisão por parte dos 3 Mestres Relojoeiros do Museu. Num ambiente muito descontraído os participantes foram-se dando a conhecer entre eles, degustando produtos locais, como o famoso Queijo Serpa de entorna e os enchidos de Vila Nova de S.Bento, perfumados com um vinho branco também alentejano. O almoço no restaurante “Alentejano”, bem próximo do Museu, contou com uma degustação de entradas e ainda uma prova e apresentação dos vinhos servidos por parte de um dos parceiros do evento: a Herdade das Pias - Cuba (Alentejo).


No período pós-almoço foi a vez de os Júris avaliarem e pontuarem os relógios a concurso. Foram analisados cinco critérios com notas a atribuir de 1 a 10: Aspecto Geral, Funcionalidade, Mostrador, Caixa e Registo de Precisão sendo a pontuação máxima possível de 150 pontos. Foram atribuídos prémios e diplomas aos três primeiros classificados e certificados personalizados a todos os concorrentes. O vencedor com um total de 143 pontos foi para um relógio propriedade de José Carlos Saldanha (Lisboa): um extraordinário Omega Calibre 39 CHRO SAV. em ouro, relógio reconhecido mundialmente como “Omega Lawrence d’Arábia” por o primeiro exemplar ter sido feito exclusivamente para este nobre militar inglês em 1915 e o que foi a concurso era de 1929 do qual apenas três relógios foram feitos para todo o mundo.


O relógio em causa encontrava-se em perfeitas condições e 100% original, onde era de destacar toda a documentação original e onde se “testemunhava” o preço de venda em 1929 de 500CHF (Francos Suíços). Este 1ºlugar levou o prémio de uma caixa-premium de três garrafas da Herdades das Pias. O segundo prémio foi para uma senhora, Helena Rebelo de Andrade, que a concurso apresentou um imponente Zenith El Primero de 1969 em Aço - o primeiro cronógrafo de corda automática no mundo - levando como prémio um Voucher de alojamento no Monte da Morena (Agro-Turismo em Serpa). O terceiro lugar foi para um elegante relógio de aço Zenith de corda manual de 1965 que se apresentou a concurso quase como no dia em que saiu da fábrica. O contemplado foi o coleccionador João Néu que para casa levou como prémio um cabaz de produtos locais.


Este evento só foi possível fruto das parcerias criadas com a Herdade das Pias (Vinhos), o Monte da Morena Agro-Turismo e a Liberty Seguros que patrocinou o evento e regalou brindes a todos os participantes.
Recorda-se que o Museu do Relógio é o único museu auto-sustentável em Portugal (sem qualquer financiamento público ou autárquico) e expõe um espólio de 2.050 relógios desde o 1630 até aos dias de hoje. O Museu do Relógio é único no seu género em toda a Península Ibérica (Cinco em todo o Mundo) e está instalado em dez salas num Convento do Séc. XVI. no Centro Histórico de Serpa. Possui Oficina de Restauro de Relógios Antigos que presta serviços a qualquer entidade ou pessoa.
&
 
23/02/11 - 19:52
  Quote  #2
Mensagem por Girão
Local: Lisboa
Cadastro: 01/07/10
Posts: 1230
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Girão Perfil  Busca de outros posts por Girão Busca  Visite a página de Girão www
Olá a todos

Para quem não conhece o Museu, visite... Vale mesmo a pena.

Eu recomendo vivamente.

Ps: Um grande abraço Carlos Torres e a todos os que pertençam a esta Comunidade (Fórum), como é óbvio.

Os meus melhores cumprimentos
Paulo Girão
Total de Mensagens encontradas: 2
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar