Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Alteração de lubruficantes.
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
02/05/17 - 14:54
  Quote  #1
Mensagem por Yang
Local: Brasília
Cadastro: 02/05/17
Posts: 3
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Yang Perfil  Busca de outros posts por Yang Busca
Boa tarde, pessoal.

Então, estou com dúvidas e acredito que encontrarei por aqui opiniões variadas sobre o tema, tendo assim condições de saná-las. Para contextualizar: sou neófito com esse lance de manutenção; faz um ano que estou sendo paulatinamente capacitado, na oficina de um grande amigo de uma autorizada de minha região. Não tenho pretensões profissionais, apenas planejo cuidar pessoalmente de alguns dos meus. Até aqui, tenho revisado os calibres mais simples, à corda, como exemplo, calibres: Omega 625, GP 26, A.S 970 dentre outros. Assim como quartz ETA 955, Omega 1432 e afins. Recentemente revisei um TissoT automático, Cal. 2481 (fork do Omega 1481). Eis minha dúvida: consultando o manual service de uma ETA 2892-2, pude observar que a lubrificação utilizada é: Moebius 9010, D5 e 941. No entanto, alguns colegas do meio recomendam substituir a aplicação predominante do D5 pelo 9010, devido a sua viscosidade (isto é, mais fino), sendo mais apropriado para condiçoes climáticas como a nossa. Segundo alguns, o D5 estaria mais propenso a ressecamentos em climas mais quentes.

O que vocês acham?

Obrigado.

 
02/05/17 - 15:15
  Quote  #2
Mensagem por RCComes
Local: Santa Maria
Cadastro: 23/09/13
Posts: 2269
Usuário nível:




Visualizar o perfil de RCComes Perfil  Busca de outros posts por RCComes Busca
Olá.

Yang, eu acho que existe um fundo de verdade ai, mas não lembro de nenhum amigo relojoeiro mencionar isso em qualquer conversa.
Quem sabe nos calibres antigos, seja até uma necessidade, mas nos mais atuais, e me refiro ao 92-2, acho que não é o caso. Por analogia, vamos lembrar que o calibre 92-2 equipa diversos relógios de mergulho, e quanto maior a pressão (profundidade) maior o calor. Partindo desse princípio, dentro de suas especificações, o lubrificante recomendado, na proporção recomendada é o mais adequado sem qualquer tipo de substituição. Mas como meu conhecimento nessa área é limitado, paro por aqui.
 
02/05/17 - 15:30
  Quote  #3
Mensagem por Yang
Local: Brasília
Cadastro: 02/05/17
Posts: 3
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Yang Perfil  Busca de outros posts por Yang Busca
Olá, RCComes.

Pois é... Estou em vias de revisar uma ETA 2892, e fiquei intrigado com essa sugestão...Também achei, em certa medida, coerente, mas fiquei precupado em contrariar o manual ou o mestre. Segundo meu entendimento, foi uma adaptação empírica devido alguns problemas enfrentados nesse sentido, talvez como você mencionou, típicos de calibres mais antigos.

Agradeço por sua colaboração.

Abraço.
Total de Mensagens encontradas: 3
Página 1 de 1 1
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar