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FórumRelógios & Relógios

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Tópico: =>> T-race = Swatch de plástico
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25/12/11 - 15:52
  Quote  #1
Mensagem por sousa
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Escrevo este post depois de ter tido conhecimento que a máquina que equipa o Tissot T-race e talvez outros race, é do tipo monobloco.

Quem compra este relógio e não percebe muito do mundo da relojoaria (provavelmente a maioria dos compradores destes modelos), desconhece que a máquina monobloco é aquela que não pode ser reparada, e que não precisa de lubrificação, porque as peças são em plástico; sim em plástico. Não vos posso revelar quem me informou, para não entalar a minha fonte, mas garanto-vos que é fidedigna.

É por este motivo que escrevi no titulo deste post que o T-race é igual a um swatch de plástico, e dos mais rascas; daqueles que quando avariam não têm reparação.

O T-race tem uma máquina descartável como um swatch de 40 euros !

Resta a pergunta: Quanto tempo dura, em média, a maquina descartável do T-race?

E a outra pergunta a que provavelmente ninguém aqui do fórum consegue responder, durante quanto tempo irá a Tissot fabricar máquinas para estes Tissot?
 
26/12/11 - 01:55
  Quote  #2
Mensagem por vip.imports2010
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Existem automáticos equipados com valjoux 7750 ... mas acredito que os modelos a quartz são equipados com ETA G10 ...
 
26/12/11 - 11:51
  Quote  #3
Mensagem por JohnDoe
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Quote: Originalmente postado por vip.imports2010 em 26/12/2011 01:55:57
mas acredito que os modelos a quartz são equipados com ETA G10 ...



Sim, está certo.

Os modelos T-Race a quartz são equipados com ETA G10, os automáticos são equipados com ETA C01 e os femininos são equipados com G15.


Quote: Originalmente postado por sousa em 25/12/2011 15:52:42
É por este motivo que escrevi no titulo deste post que o T-race é igual a um swatch de plástico, e dos mais rascas; daqueles que quando avariam não têm reparação.



Caro sousa, o movimento G10 que equipa muitos modelos Tissot a quartz é um movimento muito fiável. Na minha opinião não é, de todo, "rasca".

O facto de ser um movimento barato e tão comum até constitui uma certa vantagem, na medida que em caso de avaria, a substituição do movimento na sua totalidade será, muito provavelmente, mais barata que uma hipotética reparação.

Se gosta do T-Race, não deixe o facto de ser equipado com o ETA G10 dissuadi-lo da compra.
 
28/12/11 - 00:59
  Quote  #4
Mensagem por sousa
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Eu tenho um T-race. Mas a descoberta do que lá está dentro foi há pouco tempo. Há uma grande polémica em torno da opção de grandes marcas equiparem relógios com máquinas do tipo da ETA G10.211 .

Os argumentos sintetizam-se da seguinte maneira.

Argumento 1:
Uns dizem que o que interessa é o conjunto - caixa, bracelete, funções e precisão. A precisão ser dada por uma máquina de plástico à la Swatch, não faz mal, interessa é que seja preciso, e de facto é preciso (mas não mais preciso que o meu Pulsar, com movimento Y182 e sem peças de plástico descartáveis...). A máquina é descartável, mas não faz mal porque afinal tudo na vida actual é descartável e até ter uma máquina nova por baixo preço (diz a Analógico são cerca de 120 €, ou seja, cerca de 1/3 do preço do relógio novo...), é bom, até porque assim não é necessário manutenção que em alguns casos atinge muito mais do que a cotação de uma máquina G10.211 .

Argumento 2:
Relógios precisos há muitos, até as falsificações têm precisão e até mesmo um casio digital dos básicos é preciso. Mas dai até ter um relógio de um preço significativo, com um movimento de plástico descartável, da gama baixa da Tissot de nome Fashionline, em que a marca é que define o preço e não a qualidade intrínseca, não obrigado. É como ter um Ferrari, mas com um motor de um Fiat Uno com 45 cv, e dizer-se que em termos relativos se for preciso mete-se um motor novo, deixa muito a desejar.


Na minha opinião, uma marca séria tem de se preocupar em dar ao consumidor não só a embalagem, mas também o conteúdo; um conteúdo de qualidade, que carregue o peso da marca. Para o conteúdo ser um G10.211, teria que ser muito bom tecnologicamente e com uma durabilidade espectacular, mesmo que fosse barato.

Preciso é, mas durável e até quando em média, ainda ninguém me soube informar.
 
31/12/11 - 13:53
  Quote  #5
Mensagem por Silva Mendes
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Caro Sousa,

Penso que aquilo que o preocupa já foi discutido aqui neste fórum.

Quando compra uma grande parte dos relógios suiços, o mais provável é terem uma máquina ETA, então se forem do grupo Swatch (caso da Tissot) essa será uma certeza.

Ainda existem marcas que fazem movimento em casa, com preços muito elevados.

No entanto, a relação preço qualidade que fala, penso que pode estar um pouco distante daquilo que seria a sua ideia.
 
31/12/11 - 16:09
  Quote  #6
Mensagem por JohnDoe
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Quote: Originalmente postado por sousa em 28/12/2011 00:59:09
...É como ter um Ferrari, mas com um motor de um Fiat Uno com 45 cv, e dizer-se que em termos relativos se for preciso mete-se um motor novo, deixa muito a desejar.



Péssima comparação.
É antes como ter um Alfa Romeo MiTo.

A plataforma usada para o MiTo é a mesma do Fiat Punto. Muitos dos componentes são os mesmos em ambos os carros. Algumas das motorizações (senão todas mesmo, de momento não tenho a certeza) até são Fiat originais... Como o fantástico 0.9 TwinAir.
Contudo, não encontra num Punto o mesmo aprumo de design, a mesma qualidade de montagem, o mesmo nível de atenção ao detalhe que encontra num MiTo.

Extrapolando para o assunto aqui em debate, é exactamente a mesma situação.
O facto de o Tissot estar equipado com um movimento barato, como é o caso do G10, permite que o preço pago se reflicta numa maior qualidade no resto do relógio.

Design, materiais usados, precisão nos acabamentos... Tudo isso são factores importantíssimos na construção de um relógio, e que custam dinheiro.
Um Tissot T-Race que tem o movimento G10 não pode nem de perto ser comparado com um Swatch... Tal como não dá para comparar o MiTo e o Punto.
Sim, o "motor" pode ser o mesmo em ambos os modelos, mas a qualidade de construção e o aprumo visual estão em níveis muito distintos.

Por isso, na minha opinião é perfeitamente aceitável ter o movimento G10 num Tissot dessa gama de preços. É um relógio para o dia-a-dia; se o movimento é fiável e preciso, interessa-me é que o relógio seja bonito e tenha um aspecto excelente, que me agrade ao olhar.


Mas se isso o "incomoda" tanto, pode sempre tentar encontrar outro movimento que seja compatível com o seu relógio, e substituí-lo pelo G10. Li um artigo sobre isso em tempos que referia que tal é possível.
 
01/01/12 - 10:29
  Quote  #7
Mensagem por Silva Mendes
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Caro Sousa,

Fui procurar por informações sobre o movimento do seu relógio.

É um movimento Quartz, logo é feito com uma placa electrónica, razão pela qual não é feito em metal, o movimento não é mecânico.

Se escolheu um relógio quartz, pode esperar dele uma precisão maior, aos movimentos mecânicos e se o seu dia a dia é muito movimentado, ou gosta de praticar despoto com o seu relógio, então essa será uma boa compra e não acho que deve ficar incomodado com a sua compra.
Nesta situação penso que a compraração com automóveis não será a melhor.
Imagine o computador que o usou para cá vir a este fórum, a sua Motherboard é feita com componentes electrónicos, acontece o mesmo com o seu relógio a uma escala muito inferior.
Não podemos comparar os computadores de hoje em dia, com as calculadoras antigas mecânicas.
São dois mundos completamente à parte.

Não caia no erro de imaginar um sistema mecânico com engrenagens e molas de plástico, pois não é isso que está dentro do seu relógio !

Se voltarmos a falar na motehrboard do seu computador, certamente saberá que se ela queimar, ou algumas das componentes se avariarem, todos irão dizer-lhe que terá de comprar outra, ninguém irá arranjar essa componente.
Essa é a razão pela qual lhe disseram que o seu movimento não tem manutenção e quando o movimento se estragar, terá de comprar outro. Não existe manutenção nem concertos para movimentos quartz.

Se o seu objectivo quando comprou o relógio era ter um relógio mecânico, para situações especiais, e usar de vez enquando, então na minha opinião, ou deveria ter "estudado" o relógio antes de o comprar, ou poderia ter pedido na loja aconselhamento.

Fui procurar informação e encontrei este link sobre o seu movimento, mas aqui falam na Hamilton:

Clique aqui para ver a informação sffClique aqui para ver o link que falo

Agora ao que eu queria dizer no primeiro post que escrevi.

A maior parte dos clientes de empresas de relógios, a partir de um certo preço pensa estar a comprar um relógio com movimento feito em casa, único e exclusivo daquela marca, que passa a imagem de grande qualidade e exclusividade.
Que penso ter sido a sua situação.

Mas hoje me dia assim não acontece, essas são as marcas de grande luxo, casas pouco conhecidas da maior parte das pessoas, e mesmo essas casas, recorrem a certo tipo de componente a casas de fora (como acontece com as molas, em que apenas existe uma fábrica a os fazer e que eu já coloquei aqui neste fórum a notícia que o grupo swatch comprou essa fábrica e quer limitar a venda de molas para empresas fora do grupo).

Portanto, a imagem do relógio único, com movimento único, é "vendida" pela industria, mas não será bem assim.

Os movimentos ETA ~por serem do género uma "linha branca" não significam logo à partida, maus movimentos.

Mas sim, é uma fábrica que só faz movimentos, mais nada, que também foi comprada pelo grupo swatch à uns anos atrás e que fornecia a industria relojoeira suiça (e ainda hoje o faz).

Encontra movimentos ETA em todas as marcas suiças, menos nas de super-luxo.

Portanto, como pode ver, conver ler algumas coisas antes de comprar um relógio.

Veja o movimento do relógio que quer comprar, infrome-se na net, ou junto de alguém que conheça movimentos, pois existem muitos e uns melhores que outros.
Uns mais fáceis de fazer manutenção do que outros, uns mais precisos, etc.

Em resumo,
Tem um TIssot, com uma máquina ETA Quartz, pode esperar desse relógio longos anos onde apenas terá de mudar a pilha.
Terá uma grande precisão e a manuteção do relógio será apenas nas borrachas de impermiabilização, correia, polimento de vidro, etc.
Se o relógio avariar, será perfeitamente normal ter de comprar um movimento novo (que não é o mesmo preço que um relógio novo).
 
08/01/12 - 13:57
  Quote  #8
Mensagem por sousa
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Caros amigos,

A ideia que pretendi aqui passar teve a ver com o facto de que um relógio é constituído por vários componentes e um deles, que por acaso é o que faz tudo, é o coração e o cérebro do relógio, tem também (deve) que ser considerado.

Quando se compra um relógio de um a marca de prestigio, espera-se que o seu coração e o seu cérebro sejam de qualidade e não descartáveis, como é o caso em apreço.

A comparação de exemplo que fiz com os carros, vai exatamente no sentido do que o JohnDoe aqui disse, só que usei outras palavras, e não concordo com ele pelos motivos que já expus.

A comparação com um Swatch barato, foi feita para ilustrar aquilo que eu queria relevar: a máquina do relógio. Eu próprio fiz considerações acerca do resto dos componentes do relógio, certo?

Caro Silva Mendes, um relógio de quartzo analógico como é o T-Race de que estamos a falar, tem peças em plástico, rodas dentadas, etc. É por este motivo que não necessita de lubrificação. Outros relógios analógicos do mesmo tipo, por exemplo o meu Pulsar com movimento Y182, necessita de lubrificação, e tem peças em metal; o meu caro amigo tem de rever esses conceitos sobre os componentes dos relógios de quartzo...

Em conclusão, podemos dizer que uma máquina de qualidade não descartável, a não ser que seja um Parnis ou algo deste tipo, custa muito dinheiro. A Tissot tal como outras marcas, o que estão a fazer é uma espécie daquilo que em economia se designa por descriminação de segunda espécie, como forma de chegar a um mercado de consumo mais massificado. No caso por exemplo da Seiko, temos o Pulsar e o Lorus para chegar a outros mercados, com uma qualidade mais baixa no caso do Lorus.
A Tissot não criou outras marcas, mas baixa os custos de produção a fim de ter um relógio mais acessível, usando para isso o poder da marca, mas... com uma máquina descartável.

Compreender a situação e a lógica do fabricante, compreendo, mas essa é a lógica do fabricante, não a do consumidor que ao tornar-se solidário com o fabricante (não tem que fazê-lo), não exige mais e o fabricante esfrega as mãos de contente. Como bem sabemos muitas vezes os fabricantes têm margem para fazerem mais, mas na sua lógica (normal) de maximização do lucro oferecem menos qualidade. Se as águas não se agitam, tudo vai continuar mesma.
 
08/01/12 - 16:57
  Quote  #9
Mensagem por Silva Mendes
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Caro Sousa,

Aqui poderá ver todos os modelos ETA quartz:

Catálogo ETA

Eu apenas expliquei o que se passa e pelos vistos o caro Sousa também já percebeu.

Faz-se passar uma imagem ao consumidor final que não é bem isso que depois se passa na realidade.

Já abordamos esse problema também.
Veja o post que coloquei com o título "notícia incrível do grupo swatch".
 
13/01/12 - 23:33
  Quote  #10
Mensagem por Girão
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Caros Membros

Que agradável "discussão"... No entanto devo dizer que o ETA G10, é uma excelente máquina e "tem" manutenção.

A maioria dos técnicos relojoeiros não "está para ter trabalho" e substitui o conjunto porque esta máquina é isenta de parafusos... A fábrica "substituiu" os parafusos por pinos em plástico que fazem parte das platines... Depois das várias etapas na linha de montagem da ETA, esses pinos são "prensados" a quente...
"Isto" com paciência consegue-se "descravar" (com muito cuidado) e depois da máquina reparada, montar tudo e voltar a prensar a quente... Eu já reparei uma G10.211 por "capricho" mas, confesso que é mais "económico" substituir o conjunto.

Li neste tópico que as máquinas de quartz não têm manutenção e que em caso de avaria substitui-se... Não é real... A maioria tem reparação, incluindo a placa de circuito impresso...

Desta afirmação, descarte-se as máquinas plásticas que custam €1.20


Cumprimentos
Paulo Girão
 
13/01/12 - 23:42
  Quote  #11
Mensagem por Silva Mendes
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Nada como uma opinião de quem sabe muito bem o que diz.
Obrigado Girão.
 
17/01/12 - 23:19
  Quote  #12
Mensagem por Girão
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Então? O tópico em questão estava a ser alvo de conversa e ia tão bem, o que se passou?

Não me digam que foi por eu ter respondido?

Já vi que tenho de andar "sumido"

Bem hajam
Paulo Girão
 
18/01/12 - 03:29
  Quote  #13
Mensagem por vip.imports2010
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Quote: Originalmente postado por Girão em 17/01/2012 23:19:51
Caros Membros

Então? O tópico em questão estava a ser alvo de conversa e ia tão bem, o que se passou?

Não me digam que foi por eu ter respondido?

Já vi que tenho de andar "sumido"

Bem hajam
Paulo Girão






Imagina, seu conhecimento só acrescenta, e sua participação é super bem vinda !!!

 
18/01/12 - 19:47
  Quote  #14
Mensagem por Silva Mendes
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Caro Girão, penso que após uma resposta com tamanho conhecimento, o que é que poderemos dizer !?

Nada !

É devido às suas respostas, com a quais tenho aprendido, que continuo a cá vir a este fórum.

Um abraço e aguardo anciosamente por aprender mais um pouco com as suas respostas.
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