Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: Novo membro e ajuda sobre última aquisição
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
 
28/08/13 - 15:19
  Quote  #21
Mensagem por PedroMOliveira
Local: Coimbra
Cadastro: 29/07/13
Posts: 38
Usuário nível:



Visualizar o perfil de PedroMOliveira Perfil  Busca de outros posts por PedroMOliveira Busca
Quote: Originalmente postado por Fernando1982 em 03/08/2013 12:44:11
Ola. viva. Sem conhecer a marca ou produto (ou ter sinceramente sequer pesquisado) ao ler os posts fiquei com a ideia que deve ser das marcas que apareceram na era da ditadura em portugal. Havia na altura varias marcas portuguesas que possuiam maquinas suiças e outros francesas. O motivo era simples. Na altura a taxa de importacao era elevadissima (maneira q salazar usava para porteger a saida de dinheiro do nosso País) e para compensar essa situacao , havia produtos montados e feitos em portugal , atraves de compra de peças e maquinas no estrangeiro. Ou seja caso o produto fosse cá montado (criando assim postos de trabalho) era mais acessivel comprar calibres e peças. Desso modo surgiram muitas marcas portuguesas que basicamente sao produtos suiços e franceses. Alguns desses produtos possuem maquinas muito famosas e caras em que basicamente o que mudava de outras marcas prestige era o emblema .   Ja varias pessoas confirmaram-me esta historia e pelo q ja tenho visto faz sentido. Como disse posso estar enganado mas do genero como o Mestre Girao disse existem muuitos nesse periodo. Eu ate acho q foi uma coisa boa na ditadura pq forçou ao aparecimento de mao de obra para montagem e em certos casos producao (reguladora) em portugal em varias áreas. Uma marca por exemplo que tinha copy/paste de alguns Heuer era a Lancia. Com mesmo calibre e tudo. Possivelmente ate vinha peças das mesmas fabricas. Desconheço era os preços praticados na altura. Mas era uma marca registada em Portugal.




Pois, voltando um pouco atrás ao meu Belex e a este post do nosso colega Fernando, já tenho mais informação que confirma basicamente o que foi dito.

Efectivamente este Belex foi montado numa fábrica em Cantanhede aqui bem perto de Coimbra. Estive hoje na relojoaria que tratou de restauro do meu Zenith e me vai restaurar um Argus de família que entretanto me ofereceram, e o tipo confirmou-me isso mesmo.

Segundo ele, há cerca de 40 anos (mais coisa menos coisa), existia a tal fábrica onde eram montados estes relógios, bem como de outras marcas. Recebiam as peças todas das máquinas e tinham lá vários relojoeiros a tratar da montagem. O tio dele chegou a trabalhar lá.

Inclusivamente o homem mostrou-me 3 relógios muito semelhantes ao Belex mas com outra marca, sendo todavia a máquina rigorosamente igual. Tinha-os lá novos em folha à venda e pedia entre 35 e 40 euros por cada (tendo em conta que o meu custou 17, não comprei mal!!).

No passado Sábado na feira de velharias cá de Coimbra já me tinham confirmado esta história da fábrica em Cantanhede, pelo que será uma informação rigorosa.

Quando lá voltar para levantar o relógio que mandei restaurar, tentarei ver se o homem me dá mais informação, nomeadamente outras marcas que lá seriam montadas pois ele disse-me que seriam várias mas acabou por não dar tempo para especificar a coisa melhor.

Resumindo e concluindo, o amigo Fernando é que tinha razão e estes Belex, eram montados por cá com máquinas francesas e/ou suíças.

Saudações:

Pedro Oliveira
 
03/09/13 - 13:58
  Quote  #22
Mensagem por silvinho87
Local: Não fornecido
Cadastro: 28/08/13
Posts: 6
Usuário nível:



Visualizar o perfil de silvinho87 Perfil  Busca de outros posts por silvinho87 Busca
Muito bonito esta marca, não conhecia.
 
12/09/13 - 13:27
  Quote  #23
Mensagem por PedroMOliveira
Local: Coimbra
Cadastro: 29/07/13
Posts: 38
Usuário nível:



Visualizar o perfil de PedroMOliveira Perfil  Busca de outros posts por PedroMOliveira Busca
Meus caros:

Lá arranjei mais um “velhinho”. Há cerca de 15 dias quando ainda estava de férias (estar de férias é mau para a carteira pois estamos quietos sem fazer nada e dá-nos para gastar dinheiro!!!!!) achei-o no OLX.






O proprietário pedia 35 euros. Como achei pouco apesar das mazelas visíveis no vidro, perguntei se estava a funcionar e se estava completo. Fui informado que estaria avariado (não sabia a avaria pois tinha sido o relógio do avô) mas estaria completo. Propus-lhe 25 euros um pouco a medo, pois não tinha hipótese de saber o que lá vinha (podia estar bom para atirar para o lixo ou a reparação poderia não justificar) e o homem aceitou.

Passados dois dias lá o recebi. A corda estava funcional e dava para acertar os ponteiros. Todavia, efectivamente a máquina não funcionava. Fiquei surpreendido pela positiva com o estado da caixa, que se apresentava em muito bom estado, praticamente sem toques. Inclusivamente a cor mantém boa aparência e está uniforme. O mostrador estava igualmente com boa aparência assim como os ponteiros.

De imediato levei-o ao relojoeiro onde costumo verificar os meus “velhinhos”. O homem abriu-o à minha frente e disse-me que teria uma peça partida (cujo nome não me recordo, sendo certo que me referiu que seria o "coração do relógio") e que necessitaria de ser limpo e revisto. Deu-me logo o orçamento médio para resolver o problema e, como me pareceu aceitável, lá o deixei para avançar com a dita reparação e meter um vidro novo.

Bem, hoje fui buscá-lo:









Paguei 33 euros (28 do arranjo + 5 para uma bracelete). Em termos de aparência ainda está melhor ao vivo pois os riscos notórios no mostrador (não sofreu intervenção no mostrador pois estava bom que chegue) junto ao ponteiro dos segundos, são potenciados pelo zoom e flash da máquina. Ao vivo mal se notam a não ser se o aproximarmos bastante à vista.

Não sei se paguei muito ou pouco (venham daí as opiniões por favor!!) mas quanto ao trabalho, acredito que esteja bem feito pois foi na mesma casa em que o meu Zenith Sporto foi revisto/restaurado há alguns anos e até hoje não me deu um único problema. Também não sei se o relógio justificaria o investimento (mais opiniões!). O relojoeiro disse-me que sim. Mas isso também é secundário.

Eu comprei o relógio pois gostei da estética do mesmo e achei curioso o que li sobre a marca aqui no forum e pela net. Apesar da idade é um relógio elegante e bonito.

Resumindo e concluindo mais um velhinho de corda para fazer companhia aos outros.

Saudações:

Pedro Oliveira
 
14/09/13 - 13:40
  Quote  #24
Mensagem por Fernando1982
Local: Não fornecido
Cadastro: 20/10/12
Posts: 396
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Fernando1982 Perfil  Busca de outros posts por Fernando1982 Busca
Ja vi que teve final feliz q é o q importa. Que o usufrute e lhe dê muito gozo a ter o relogio. Sim, bom preço na compra. Quanto a serviço é sempre impossivel falar sem saber o q foi feito e q material e condicoes foi feito. Tenha atencao a falar de valores pq nao é norma aqui falar-se dessas coisas. Basta dizer as coisas sem valores    Fica a sugestao. É uma forma de controlar abusos ja que varias pessoas que aqui veem de um modo ou outro trabalham nem se jea pontualmente no ramo e assim evita-se abusos.

Bom fim semana ja a usufruir o relogio
 
16/09/13 - 14:08
  Quote  #25
Mensagem por PedroMOliveira
Local: Coimbra
Cadastro: 29/07/13
Posts: 38
Usuário nível:



Visualizar o perfil de PedroMOliveira Perfil  Busca de outros posts por PedroMOliveira Busca
Amigo Fernando:

Eu não tenho nada a ver com o ramo. A minha vida profissional nada tem a ver com relógios, seja na modalidade de compra/venda e/ou reparação. E também não tenho qualquer relação com o local onde mandei arranjar o relógio (que nem sequer referi já para evitar qualquer dúvida sobre esta matéria). Sou um simples apenas um apreciador (leigo) de relógios de corda.

Apenas coloquei os valores no sentido de recolher algumas opiniões sobre se gastei muito ou pouco. Quando não se tem efectivo conhecimento sobre estas coisas (como é o meu caso), convém recolher informação para não entrar em aventuras convicto que se está a fazer boa compra.

Todavia, compreendo o que me diz e respeito. Na próxima vez limitar-me-ei a mostrar o trabalho e, quanto muito, a indicar o valor de compra do relógio e não tanto da reparação.


Já agora, em relação ao seu comentário no "antes e depois", não levou qualquer polimento. Estava só sujo ao nível da caixa (e pouco). Bastou uma simples limpeza e ficou com bom aspecto. Pena os riscos do mostrador (que como disse se notam muito menos ao vivo), mas não justificam o restauro/substituição.

Saudações:

Pedro Oliveira
 
05/10/13 - 11:18
  Quote  #26
Mensagem por PedroMOliveira
Local: Coimbra
Cadastro: 29/07/13
Posts: 38
Usuário nível:



Visualizar o perfil de PedroMOliveira Perfil  Busca de outros posts por PedroMOliveira Busca
Meus caros amigos:

Como vem sendo habitual, deixo uma breve descrição da “história” de mais um velhinho que comprei para mim.

Há algumas semanas atrás andava a navegar pela net a ver preços de relógios antigos de corda. Ultimamente tenho visto com alguma frequência por manifesta curiosidade e para ir tendo uma noção do que é pedido por aí por este tipo de peças. A informação nunca fez mal a ninguém, especialmente para não entrar em aventuras e depois concluir que comprei muito caro. Tenho apanhado preços extremamente díspares em coisas manifestamente semelhantes. Mas isso também é normal nestas coisas das vendas de peças usadas.
Achei um negócio com este relógio:













Um Zenith Sporto com caixa aproximadamente de 34mm. Tinha apenas uma foto que permitia ver o que era mas sem mostrar mais nada. Como se pode ver pelas minhas fotos, tinha o vidro rachado. De resto, o mostrador estava em excelente estado e a coroa aparenta ser a original (pelo menos é semelhante à do meu outro Sporto).

Perguntei se estava a funcionar e a pessoa informou-me que sim. O relógio estava parado há cerca de 13 anos mas continuava operacional. Todavia disse-me que a corda aguentaria apenas algumas horas. Lá assumi o risco (outra vez!!) e fechei o negócio.

Quando o recebi (negócio em mão) reparei que a corda não estaria a 100%. Ao dar-lhe corda até ao final, a mesma chegava a determinado ponto e parecia que saltava. Ou seja, nunca chegava ao fim por mais voltas que lhe desse, sucedendo sempre o mesmo. Todavia o relógio efectivamente funcionava, sem atrasos anormais e mantinha-se em funcionamento cerca de 15 horas. Os ponteiros denotam um certo desgaste no centro mas ainda assim mantêm boa aparência.
Levei-o à casa onde foram os outros e o tipo deu-me o orçamento para o colocar em boas condições.
No final ficou assim:













Ficou algo melhor. Só pena o vidro (acrílico) ser ligeiramente mais alto que o original. No final, com reparação ficou em 125 euros. Tendo em conta o que vejo a pedirem por relógios destes na net (tanto cá como no Ebay), mesmo depois do arranjo, penso que não terá sido mau negócio. E mesmo que não tenha sido famoso, eu fiquei bastante satisfeito com o mesmo que é o que interessa!

Saudações:

Pedro Oliveira
 
25/10/13 - 14:57
  Quote  #27
Mensagem por PedroMOliveira
Local: Coimbra
Cadastro: 29/07/13
Posts: 38
Usuário nível:



Visualizar o perfil de PedroMOliveira Perfil  Busca de outros posts por PedroMOliveira Busca
Meus caros:

Mais um velhinho recebido no final da passada semana.

Este vi-o num anúncio na net há várias semanas atrás. Tinha uma foto miserável, totalmente imperceptível, onde apenas se conseguia ver a forma do relógio e a respectiva cor da caixa. Nem a marca dizia.

Comecei por perguntar a marca, ao que o homem lá me informou que era um Cortebert. Uma marca que já tinha visto pela net e nas feiras de velharias cá por Coimbra e sobre a qual já tinha feito alguma investigação.

Fiquei então curioso para ver fotos com melhor qualidade, pelo que de imediato o solicitei . O tipo lá me respondeu que era a foto que tinha mas que garantia que estava em excelente estado. Concluí que ele não estava com grande vontade de tirar mais fotos e tirei daí a ideia pois sem pelo menos ver uma foto da peça, não ia dar 60 euros (valor que ele pedia pelo relógio).

Passado uma semana e tal, quando eu já tinha tirado dali a ideia, lá recebi um mail com umas fotos do relógio.
Nomeadamente estas:







Não são "grande espingarda", mas já davam para ver. Lá concluí o negócio com o homem.

Quando o recebi confirmei que efectivamente era um Cortebert Grand Prix e se encontra em excelente estado. A caixa (plaqueada a 20m) está impecável. Sem riscos e/ou esmurradelas de registo. O mostrador está muito bom (felizmente!!!!!). Tem um ligeiríssimo toque junto ao nº5 mas de resto está bom. Tem algumas impurezas/sujidades mas tudo coisas mínimas que, quando for aberto, podem com facilidade (por quem sabe) ser limpas sem grandes problemas. O vidro está perfeitamente intacto mas tem alguns riscos, algo perfeitamente normal para uma peça com esta idade que tenha tido uso mínimo. A coroa não deverá ser a original. Isto porque não tem qualquer relevo com o símbolo da marca e, ao contrário da caixa, tem o plaqueado a desvanecer.

Quanto à máquina, tem um calibre 677 da Cortebert (já verificado visualmente por mim), nomeadamente:

Cortebert 677

Está a funcionar bem, sendo que em cerca de 48 horas atrasa aproximadamente 1 minuto. Isto medido a "olhómetro" por mim.

Pelo que me foi dito, já não é revisto há cerca de 10 anos, pelo que um destes dias, será enviado para um profissional de confiança para levar uma merecida revisão. Nessa altura, se me lembrar, tiro fotos melhores e meto por aqui.

Resumindo e concluindo pois para (não) variar já me "estiquei", tendo em conta o estado do relógio e o facto que no final me ficou por cerca de 55 euros já com portes, parece-me que foi boa compra.
Saudações:

Pedro Oliveira
Total de Mensagens encontradas: 27
Página 2 de 2 12
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar