Publicidade

FórumRelógios & Relógios

A postagem de mensagens e o acesso a determinados recursos somente são permitidos a usuários registrados.
Tópico: O gosto do homem comum
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior
21/04/07 - 21:12
  Quote  #1
Mensagem por Dinilson
Local: Recife
Cadastro: 04/01/07
Posts: 62
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Dinilson Perfil  Busca de outros posts por Dinilson Busca
Gosto, claro, se discute e é pensando nisto que lanço esta provocação para os colegas deste fantástico fórum. Gostaria, se possível ou desejável, ler as considerações dos demais colegas sobre o assunto que vou abordar.
Fiquei bastante incomodado com uma reportagem na revista pulso. Nela é comentado um relógio fino feito para caça (sic). Sim, para caça. E aqui, minha ojeriza, como a de milhões de outras pessoas mundo a fora não é uma questão de gosto e sim de racionalidade e civilidade. Não vou tratar desta prática nefasta aqui. Mas sim do péssimo gosto de se falar de um relógio para aquele tipo de gente como se estivessem falando de uma Mont Blanc em homenagem a Mozart.
Contudo, a questão é mais geral do que particular: o que há de especial em relógios voltados para o mergulho, para o vôo ou qualquer outra atividade que tem muito pouco a ver com nosso dia-a-dia? Ou melhor, que tem muito pouco a ver com nossas aspirações? Quantos de nós, que apreciamos as qualidades de um bom relógio, estariamos interessados em empreender uma viagem ao fundo do mar? Ora, muito poucos, suponho. Então, o que há de interessante em um Omega e sua horrível estética submarina? Há coisa mais feia que uma ridícula coroa dentada? O que eu tenho a ver com 007? Nada e não quero nunca ter. Isto para não falar dos outros relógios que seguem esta tendência. Que me importa se ele permite ir até 100 ou duzentos metros? E aquele tal ouro rosado? Existe algo mais...brega e de mal gosto? Para quem estes relógios são produzidos, para um exercito de Donalds Trumps? O homem comum não tem vez, não tem bom gosto? Qual seria o bom gosto e a sofisticação do homem comum, eu pergunto.
Ponteiros largos e/ou vazados, relógios grandes e aquelas malditas coroas dentadas: não consigo achar belo um só relógio das últimas capas da excelente revista Pulso. Eu pergunto: onde estão os relógios sofisticados, sóbrios, elegantes, discretos? A impressão que tenho é que a alta relojoaria suíça estagnou na década de 80 em termos estéticos. Não consegue sair. Chega de Seamaster e Skydivers; venham mais homenagens como a prestada a Santos Dumont pela Citizen. Desculpem-me se fui rude em alguma passagem, assim como o meu parco conhecimento sobre um assunto que só agora procuro me inteirar. Não tive a intensão de ofender ninguém.

 
21/04/07 - 22:29
  Quote  #2
Mensagem por quim
Local: Fim do Mundo
Cadastro: 14/05/06
Posts: 236
Usuário nível:




Visualizar o perfil de quim Perfil  Busca de outros posts por quim Busca
Ilustre Dinilson, entendo, salvo engano, que gosto é e sempre será relativo. Dai concluir-se que discutir gosto é o mesmo que enxugar gelo. A única coisa que resta-me é lamentar (e isto cá com os meus botões) o péssimo gosto de quem escolhe e/ou ostenta um relógio voltado para a caça.Porém, ainda aqui, caberia uma pergunta: o que dizer do dono de uma grande empresa voltada para a pesca predatória que vem sendo empreendida de há muito pelos sete mares quando exibe orgulhoso, numa roda de amigos, um belo e cobiçado Rolex Vintage? Numa época em que se fala tanto na exploração racional de recursos ambientais, eu diria: é uma afronta, mas esse maldito predador ou devastador é dotado de excelente e fino gosto.
Considero-me um homem comum, mas de péssimo gosto, se se considerar o seu comentário sobre o Omega.
Relógios "sofisticados, sóbrios, elegantes, discretos" ainda os há e sempre existirão. O problema é achar a solução adequada para conciliar sofisticação, sobriedade, elegância e discrição com o perfil e o bolso daquilo que o Ilustre Dinilson entende por "homem comum". Para mim, torna-se extremamente oneroso, senão perigoso, ostentar um Longines, sobretudo os modelos que combinam tão bem sobriedade, elegância e discrição. Agora, será que aquele conceituado banqueiro, que movimenta fortunas diáriamente, estaria preocupado com o gosto alheio ao ostentar um precioso e caríssimo modelo da IWC?
Só para finalizar: conquanto sendo um homem comum, de recursos limitados, de pouquíssimo cohecimento da ciência da relojoaria, o que sempre guiou-me na aquisição de uma boa máquina não foi o gosto alheio, mas a qualidade daquilo que eu estava adquirindo. Afinal, um OMEGA com a lunete ou bisel dentado, com a "maldita" coroa dentada, carregado de complicações ou sem estas sempre e eternamente será um OMEGA, pouco importa se voce é um obscuro trabalhador ou uma celebridade rutilante. Aliás, sem ter o menor propósito de ofender ao Ilustre Dinilson, lamento o seu bom gosto.
 
02/05/07 - 14:34
  Quote  #3
Mensagem por Mazzi
Local: São João da Boa Vista
Cadastro: 02/05/07
Posts: 6
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Mazzi Perfil  Busca de outros posts por Mazzi Busca
Caros Dinilson e Quim, acredito que as boas marcas possuem um portifólio muito grande de modelos que podem atender a quase todos os gostos. Falando da Omega, eu pessoalmente, apesar de não pretender mergulhar a 300m de profundidade, adimiro os modelos desta marca voltados para o mergulho. Para aqueles mais "sóbrios" existe a linha "De Ville", que parece atender ao gosto do Dinilson. Um abraço aos dois.
 
02/05/07 - 22:50
  Quote  #4
Mensagem por alex
Local: São Paulo
Cadastro: 17/06/06
Posts: 57
Usuário nível:



Visualizar o perfil de alex Perfil  Busca de outros posts por alex Busca
PUTZ!! Ñ ENTENDIR PHHH... NENHUMA QLE A DE VC´S MEU O NEGOCIO DESES DOIS E E OUTRO E Ñ RELOGIOS SERA Q Ñ ENTENDERAM Q ESTAMOS TRATANDO DE LUXO DE BELEZA DE ARTE RELOJOEIRA VC´S TEM QUE IR PROCURAR TRATAR DE MARMITA ISSO AKI E PRA QUEM GOSTA DE ARTE
TÃO PARECENDO FRUSTRADOS POR Ñ TEREN GRANA PRA COMPRA UM SUBMARINO KDA UMA VIU....:(
 
10/05/07 - 12:12
  Quote  #5
Mensagem por rovel
Moderador
Local: Curitiba
Cadastro: 01/01/06
Posts: 1728
Usuário nível:




Visualizar o perfil de rovel Perfil  Busca de outros posts por rovel Busca  Visite a página de rovel www
Prezados amigos,

A questão do "gosto" é algo muito pessoal e quando abordada costuma suscitar polêmica.

Evidentemente não pretendo coibir a manifestação de quaisquer opiniões a respeito do tema, mas solicito que todas as considerações postadas sejam devidamente respeitadas.

Assim, ajudamos a manter o excelente nível deste fórum e impedimos a tomada de medidas mais drásticas.

Espero contar com a compreensão de todos.

Abraços,
César Rovel
 
19/06/08 - 17:57
  Quote  #6
Mensagem por aviasom
Local: Belo Horizonte
Cadastro: 01/12/07
Posts: 799
Usuário nível:




Visualizar o perfil de aviasom Perfil  Busca de outros posts por aviasom Busca
Na minha humilde opinião, quem compra ou assina uma revista voltada para o segmento de relógios de luxo, freqüenta um fórum de relógios notadamente voltado para "iniciantes" na área, onde muitos são apreciadores, amantes ou proprietários de relógios de luxo, espera o que ?


 
19/06/08 - 18:10
  Quote  #7
Mensagem por Cláudio
Local: Sorocaba
Cadastro: 28/01/08
Posts: 212
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Cláudio Perfil  Busca de outros posts por Cláudio Busca  Visite a página de Cláudio www
Realmente gosto, não se discute, mas eu concordo com o Dinilson em relação aos relógios, não é preciso ser caro pra serem bonitos, assim como, os que são caros nem sempre são belos. Essa consideração de taxar a beleza de um relógio pelo seu preço ou marca (pra mim) não se aplica, que me perdoem os que não pensam assim, mas prefiro me concentrar meramente na beleza, claro não deixando a qualidade desabar por terra, mesmo assim acredito que a discussão é polêmica no que tange as grandes marcas e seus valores elevados.

Deixando bem claro que sou um homem comum de muito bom gosto o que me falta é o detalhe do dinheiro! (talvez seja por isso que goste dos mais baratos).

Agora sobre caça de animais, sou completamente contra qualquer tipo de maltrato a qualquer animal que seja, e fazer apologia a caça é outra coisa repugnante, uma prática tão saudável que é a coleção de jóias tão lindas como os relógios não deveria nunca ser associado a um ato escroto desses.

Cláudio Rodrigues
 
19/06/08 - 18:50
  Quote  #8
Mensagem por Canada
Local: Brasília
Cadastro: 09/04/08
Posts: 324
Usuário nível:




Visualizar o perfil de Canada Perfil  Busca de outros posts por Canada Busca
Prezados colegas,
Concordo com o rovel, o fórum de discussões é para cada um expor suas idéias sobre relógios. É claro que cada um tem sua opinião a respeito do assunto e deve ser respeitada e nunca ser levada para o âmbito pessoal, ou seja, gosto é gosto. Seria o mesmo que criarmos um fórum para discutirmos a beleza da Gisele Bündchen, uns diriam que ela é perfeita, outros diriam que ela é bonita mas tem uns defeitos e os demais que ela não é bonita...rs.
No meu entender, cada pessoa tem sua contribuição quando opina sobre um relógio específico e suas marcas. Eu, por exemplo, gosto muito dos relógios Japoneses das marcas Citizen e Seiko, especialmente dos modelos Campanola e Spring Driver, respectivamente. Mas, gosto muito dos relógios Suíços das marcas Victorinox, Tissot, Omega, Tag Heuer e Breitling. Na minha humilde opinião, todos relógios dessas marcas são excelentes e feitos para durarem, e com certeza todas tem modelos para todos os gostos... .
Saudações a todos.
Canada.
 
20/06/08 - 00:52
  Quote  #9
Mensagem por iupioba
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 27/05/08
Posts: 91
Usuário nível:



Visualizar o perfil de iupioba Perfil  Busca de outros posts por iupioba Busca
No meu ver, acho que gosto está ligado há uma época. Eu por exemplo, acho os relógios das décadas de 40, 50 e 60 de muito bom gosto, de qualquer marca. Um abraço para todos, Júlio.
 
20/06/08 - 10:18
  Quote  #10
Mensagem por Huzzé
Local: Paraguaçu Paulista
Cadastro: 27/05/08
Posts: 157
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Huzzé Perfil  Busca de outros posts por Huzzé Busca
Vou manifestar minha opinião.

Um relógio voltado para pessoas que gostam de caça é no mínimo interessante. Lembremos que a cultura européia em relação à caça está bem distante do nosso entendimento de "Caça". Achei muito legal a idéia.

Com relação ao meu ponto de vista sobre a estética dos relógios citados, e suas particularidades (coroa dentada, estanquicidade, ouro rosa, etc..) entendo que tudo isso que foi citado seja...RELÓGIO. Isto é Relógio! Relógio é assim! Agora...posso até achar incompatível com meu estílo de vida o emprego ou não de Coroa assim ou assada, ouro ou pedras preciosas, mecânico ou a quartz...agora classificar com "Ridículo" é outra História.

Particularmente não me imagino usando um relógio com pulseira de Borracha (olha que interessante?!), mas jamais diria que o uso do mesmo é "Ridículo", apenas não acho que me cai bem...e mais...posso estender isso para as pulseiras de couro. Acho lindo no pulso dos outros mas não no meu.

Agora....gostar de relógio é saborear as diferenças, as particularidades de cada modelo.

Lembremos:

UM RELÓGIO NO PULSO, FALA MUITO SOBRE A PESSOA QUE O USA...

Fraternalmente:

Zé Ricardo.
 
20/06/08 - 12:15
  Quote  #11
Mensagem por bruno
Local: Belo Horizonte - MG
Cadastro: 13/03/07
Posts: 698
Usuário nível:




Visualizar o perfil de bruno Perfil  Busca de outros posts por bruno Busca
Quote: Originalmente postado por Cláudio em 19/06/2008 18:10:23
Realmente gosto, não se discute, mas eu concordo com o Dinilson em relação aos relógios, não é preciso ser caro pra serem bonitos, assim como, os que são caros nem sempre são belos. Essa consideração de taxar a beleza de um relógio pelo seu preço ou marca (pra mim) não se aplica, que me perdoem os que não pensam assim, mas prefiro me concentrar meramente na beleza, claro não deixando a qualidade desabar por terra, mesmo assim acredito que a discussão é polêmica no que tange as grandes marcas e seus valores elevados.

Deixando bem claro que sou um homem comum de muito bom gosto o que me falta é o detalhe do dinheiro! (talvez seja por isso que goste dos mais baratos).

Agora sobre caça de animais, sou completamente contra qualquer tipo de maltrato a qualquer animal que seja, e fazer apologia a caça é outra coisa repugnante, uma prática tão saudável que é a coleção de jóias tão lindas como os relógios não deveria nunca ser associado a um ato escroto desses.

Cláudio Rodrigues




Tô com vc Cláudião! Falou tudo!
 
20/06/08 - 13:15
  Quote  #12
Mensagem por anton
Local: Não fornecido
Cadastro: 04/01/08
Posts: 767
Usuário nível:



Visualizar o perfil de anton Perfil  Busca de outros posts por anton Busca
Quote: Originalmente postado por iupioba em 20/06/2008 00:52:37
No meu ver, acho que gosto está ligado há uma época. Eu por exemplo, acho os relógios das décadas de 40, 50 e 60 de muito bom gosto, de qualquer marca. Um abraço para todos, Júlio.




Saudações,

Fazendo coro ao Iupioba: muitos modelos lançados na década de 70, são provavelmente os mais estranhos em termos de design. Havia na época um gosto pelo que era ou aparentava ser futurista e que deu como resultado no design de relógios peças que, visualmente para o público moderno, são repugnantes . Entretanto, conheço pessoas que até hoje admiram estes modelos. Conclusão: gosto é algo extremamente pessoal.

Um abraço.
 
20/06/08 - 16:06
  Quote  #13
Mensagem por iupioba
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 27/05/08
Posts: 91
Usuário nível:



Visualizar o perfil de iupioba Perfil  Busca de outros posts por iupioba Busca
Olá, Anton!!!

Realmente à partir dos anos 70, até para ser mais preciso, no finalzinho dos anos 60 os modêlos tiveram um design mais moderno, mais futurista só que exageraram em alguns modêlos de relógios tanto os suíços como os japoneses também. Um abraço, Júlio
 
20/06/08 - 19:55
  Quote  #14
Mensagem por Lobo
Local: Campinas
Cadastro: 26/04/06
Posts: 66
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Lobo Perfil  Busca de outros posts por Lobo Busca
Bem... as minhas considerações são menos xiitas e são apenas para provocar uma reflexão ( Bate boca e aporrinhação nunca. Ok? :
1. Homem comum? O que é isso? Em Guarabira/PB, em Londres, em Campinas S/P, em Lages S/C, em Paris, em Miami, em Salvador, no Rio Branco A/C, nos Andes, em Casablanca, em Milão e outros lugares deste mundo afora onde chegam os relógios;como é este homem comum?
2. Vc não caça? Nem eu ( aliás abomino ), mas sinto informar, só na Europa há mais de 100.000.000 de cidadãos cadastrados como caçadores e isto É UM MERCADO!
3. Prática nfasta do quê. Em português nefasto quer dizer mortal, nocivo... O que há de mortal e nocivo no segmento dos relógios esportivos e extravagantes( não que eu goste destes últimos )?
4. Porque um relógio tem que ter a ver apenas com nosso dia a dia? É feo sonhar, fantasiar...?
5. Vc acha os Sub Omegas horriveis! Eu não tenho um, mas os milhares que os compraram não acham isso e talvez não estejam interessados na sua opnião!
6. O que é uma corôa dentada? E porque seria ridícula? Vc está falando do bezel ( corôa é para dar corda e acetar horas )? Bem... Um bezel de mergulho tem de ser recartilhado ( dentado não! ) porque mergulhadores usam grossas luvas de borracha. O relêvo dá aderência.
7. Eu tbm não tenho nada a ver com o 007, mas gostaria de ter a ver numa coisa. Ter licença para matar uns políticos e outros e pegar aquelas gostosas que ele pegou!
8. Relógios sub 100 mts não vão a 100 mts, nem os de 200 mts vão a 200 mts, sem se afogar. Estes valores são aferidos estaticamente. Qdo Vc dá uma braçada n'água a força da pressão hídrica multiplíca-se, o que implica ser necessario um relógio dimensionado para o que se quer. Quer saber? É +- assim a questão da estanqueidade:
-até 20 mts, só pegar chuva, lavar as mãos ou louça ou tomar um banho de banheira...;
-de 30 a 50 mts dar umas boas braçadas numa piscina ou no mar;
-a partir de 50 a 100 mts mergulho livre ( apnéia );
-a partir de 100 a 200 mts mergulho c/ garrafa; e
-a partir de 200 a 300 mts mergulho c/ escafandro.
Isso SE o relógio estiver a 100% de sua estanqueidade, qualidade que decai progressivamente com o envelhecimento das juntas de vedação e enrijecimento do vidro ( qdo este for de acrílico )! Já ví um relógio de mergulho projetado p/ 200 metros não resistir a um simples mergulho no mar, só porque as juntas estavam velhas e gastas.
9. Ouro rosé brega? Certamente a mairia das pessoas não acha isso.
10. Relógios sobrios, elegantes e discretos para muita gente, mas muita mesmo, soa como sem graça, banais e apagados e não vejo estas pessoas metendo o pau naquilo que não os agrada .

É PRECISO TER CUIDADO PARA NÃO COLOCAR AS OPNIÕES DE MODO QUE PAREÇA QUE O MUNDO ESTÁ DIVIDO ENTRE DOIS TIPOS DE PESSOAS; AS QUE PENSAM COMO A GENTE E AS QUE ESTÃO ERRADAS!
[]s, Lobo.
 
20/06/08 - 22:42
  Quote  #15
Mensagem por iupioba
Local: Rio de Janeiro
Cadastro: 27/05/08
Posts: 91
Usuário nível:



Visualizar o perfil de iupioba Perfil  Busca de outros posts por iupioba Busca
Olá, Lobo!

Grande reflexão e principalmente didática a respeito da estanqueidade de um relógio. Um abraço, Júlio.
 
20/06/08 - 23:16
  Quote  #16
Mensagem por Marcelo Melgaço
Local: Goiânia
Cadastro: 18/06/06
Posts: 1471
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Marcelo Melgaço Perfil  Busca de outros posts por Marcelo Melgaço Busca
Parabéns pelas colocações, Lobo!

Notadamente aquela a respeito do ouro rosa. Sou muito sóbrio quanto ao chamado dress watch, mas se pudesse escolher um em ouro, seria ouro rosa. São belíssimos.

Apenas uma ressalva: o Jaeger-LeCoultre Master Compressor Diving 1000 GMT desceu, de fato, a 1000 metros de profundidade :
http://journal.hautehorlogerie.org/en/media/ad-alert/deep-water-dive-for-jaeger-lecoultre.html

Fabulosa Jaeger-LeCoultre - La Grande Maison

Abraço,
Marcelo
 
21/06/08 - 07:57
  Quote  #17
Mensagem por helio
Local: RMC
Cadastro: 01/01/07
Posts: 1993
Usuário nível:




Visualizar o perfil de helio Perfil  Busca de outros posts por helio Busca
Marcelo as medições neste nivel (100ATM) não são tão crtiticas e sucetiveis a interferencias externas como a 3ATM (aqui 1ATM representa 30%, lá 1%), dai falar que aquenta o impacto de uma braçada, etc... passa a ser firula (está tudo contido na margem de segurança que deve ser superior a 8%). Quando estudava estabilidade de estruturas no 4o ano de engenharia não conseguia fechar uma treliça na 4a. casa depois da virgula e tive a ingenuidade de perguntar ao meu professor se estava bom. Ele respondeu: "Use o bom sensso, voce está trabalhando em toneladas e preocupando-se em gramas"
[]s
 
21/06/08 - 11:33
  Quote  #18
Mensagem por mmdoo
Local: Não fornecido
Cadastro: 25/02/08
Posts: 146
Usuário nível:



Visualizar o perfil de mmdoo Perfil  Busca de outros posts por mmdoo Busca
Bom, a questão dos relógios "ferramenta" é muito simples. Quando um amante de relógios compra um diver ou um militar não necessariamente ele quer mergulhar ou ir pra guerra (lol hehe ). Cada estilo tem suas belezas e peculiaridades. Eu estou olhando pra comprar um militar mais antigo, de preferência Breitling, com pulseira de Nylon. Divers, no geral, são lindos. Por exemplo, quais os possuidores de um Submariner da Rolex de fato mergulham? E no caso do Seamaster? Superocean?
Os mergulhadores profissionais usam aqueles relógios diferentes, digitais, feitos pra mergulho MESMO. Além desses, em se tratando de suiíço, eles normalmente usam Doxas.

Ou seja, o relógio do "homem comum" pode ser um diver, um militar, um chrono, um a quartz, um mecânico... O limite é o gosto e a imaginação.

Ps.: a caça, que você criticou, é, na minha opinião, um dos esportes mais gostosos pra se fazer. Eu respeito esses ambientalistas chatos que só sabem criticar, mas eles não respeitam os caçadores...
 
21/06/08 - 15:35
  Quote  #19
Mensagem por plfh
Local: Curitiba
Cadastro: 26/01/06
Posts: 196
Usuário nível:



Visualizar o perfil de plfh Perfil  Busca de outros posts por plfh Busca
    Os modelos "professionais" 300M (digo Omega,Rolex...) foram feitos para suportar mesmo essa profundidade "dinamicamente" - se vc conseguir chegar a este ponto . Alguns anos antes, noutro forum e numa discussão sobre , enviei pergunta por email para a própria Omega quanto ao fato do Seamaster Crono 300 M poder estar no pulso e ainda utilizar seus botões do crono nesta profundidade , conforme descrito no livreto da marca . Algum tempo depois me responderam que sim . Cheguei a publicar no forum a integra da resposta deles para por fim à discussão . A tolerância nestes casos foi informada por outro participante e não me lembro de quanto era a norma .


Relógio para se usar 1.000 m de profundidade ? Se chegar lá provavelmente não precisará mais dele...

Abs

Max

   
 
21/06/08 - 17:06
  Quote  #20
Mensagem por Lobo
Local: Campinas
Cadastro: 26/04/06
Posts: 66
Usuário nível:



Visualizar o perfil de Lobo Perfil  Busca de outros posts por Lobo Busca
Quote: Originalmente postado por mmdoo em 21/06/2008 11:33:20


Ps.: a caça, que você criticou, é, na minha opinião, um dos esportes mais gostosos pra se fazer. Eu respeito esses ambientalistas chatos que só sabem criticar, mas eles não respeitam os caçadores...





Aí ferooou! Se tem uma coisa que eu não respeito é quem não respeita a natureza ( e olha que eu nem sou ambientalista ). Andar a pé na mata com uma arma, atirando nos animais silvestres indefesos é esporte desde quando? Isto é perversidade. Prazer em tirar a vida!? Isto é comprovadamente uma forma de doença psicológica. Nada, mas nada, nada mesmo, justifica tal coisa. Que vá correr, que vá fazer musculação, ciclismo, natação, artes marciais, golf ou até mesmo pura e simplesmente caminhadas e, talvez, tirar umas fotografias edificantes daquilo que encontrar na natureza e não destruí-la.
Abraços para quem é de abraços, Lobo.
Total de Mensagens encontradas: 35
Página 1 de 2 12
Clique aqui para navegar para o próximo tópico  Clique aqui para navegar para o tópico anterior

Se você deseja postar uma resposta a este tópico deve antes efetuar login
Se você não é cadastrado clique aqui para se cadastrar